sábado, 19 de agosto de 2017

Primeiros quilômetros da duplicação da BR-381 serão liberados neste sábado

18/08/2017 - Estado de Minas

Marcelo da Fonseca

Divulgação/Movimento Nova 381
Divulgação/Movimento Nova 381
Os primeiros três quilômetros liberados ficam em Nova União (foto: Divulgação/Movimento Nova 381)

Os primeiros 3 km da nova pista da BR 381 serão liberados neste sábado (19). A previsão de é de que outros trechos sejam abertos nas próximas semanas. O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e o Palácio do Planalto ainda avaliam se vai haver uma visita ao local.

Conforme mostrou o Estado de Minas, a BR-381 terá trechos liberados para os motoristas sete anos depois de a obra ser anunciada pelo governo federal e mais de três anos após o início das obras. A liberação, mesmo que a conta-gotas, é vista como avanço por empresários e lideranças da região, que assistiram nos últimos três anos a vários cortes de verbas e a adiamentos na obra. 

Até o final do ano serão entregues cerca de sete quilômetros entre o município de Barão de Cocais e o trevo de Itabira – pouco mais de 2% do total de 303 quilômetros previstos para serem duplicados entre Belo Horizonte e Governador Valadares. 

A Empresa Construtora Brasil (ECB), responsável pelos únicos dois lotes com obras em andamento na Rodovia da Morte – outros seis lotes estão totalmente paralisados –, prevê a liberação de trechos não contínuos da nova pista com o novo piso de concreto enquanto trabalha na restauração da pista atual. 

Os operários trabalham nesta semana em ações de drenagem para finalizar os trechos que serão entregues. A rodovia continuará como mão dupla até a conclusão na reforma da pista existente.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/08/18/interna_politica,893101/primeiros-quilometros-da-duplicacao-da-br-381-serao-liberados-sabado.shtml