sexta-feira, 28 de maio de 2010

Motorista livre de pedágio em junho



28/5/2010
Diário Catarinense

A partir de 7 de junho, motoristas cadastrados pela prefeitura de Palhoça estarão livres do pagamento de pedágio na praça de cobrança da Guarda do Cubatão, na BR-101. A isenção valerá só para moradores da cidade que vivem entre o Rio da Guarda do Cubatão e o Rio da Madre.

Quem ainda não se inscreveu para passar de graça pelo local deve procurar a prefeitura até a próxima quinta-feira. Senão, perde o direito. O prazo foi aberto no dia 5 de maio.

Os moradores cadastrados no ano passado devem atualizar os seus dados. Também até quinta-feira.

A lista será encaminhada à Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho da BR-101 na cidade. A empresa confirmou, ontem, que entrou em acordo para a isenção, mas informou que ainda não sabe como vai fazer a liberação dos veículos cadastrados.

A decisão deve ser anunciada só depois de a prefeitura enviar a lista com os dados dos moradores.

A isenção da taxa foi determinada por uma lei municipal, votada pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pelo prefeito Ronério Heiderscheidt neste mês.

Pelo texto, a prefeitura abrirá mão de receber da empresa o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS). De acordo com a administração municipal, a arrecadação vai cair cerca de R$ 13 mil por mês.

No ano passado, houve uma tentativa de isentar todos os motoristas que moram em Palhoça porque a praça de cobrança divide a cidade – muitas pessoas têm de pagar o pedágio para ir e voltar do trabalho ou da escola, não em viagens, como a maior parte dos usuários. Alguns protestos foram feitos, mas a concessionária não cedeu. Até um caminho alternativo passou a ser usado.