sábado, 28 de agosto de 2010

Petrobras inaugura novo gasoduto


Estatal ampliou transporte do produto no Brasil

Às 14 horas desta sexta-feira, 27, a Petrobras – com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva – iniciará a pré-operação da unidade de fios de poliéster da PetroquímicaSuape e a inauguração do Gasoduto Pilar-Ipojuca.

O Gasoduto Pilar-Ipojuca se estende de Pilar (AL) a Ipojuca (PE), ampliando a capacidade de entrega de gás natural a partir de Pilar para os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, dos atuais 3,5 milhões para 7,5 milhões de metros cúbicos por dia.

Já o Gasoduto Pilar-Ipojuca se estende de Pilar (AL) a Ipojuca (PE), ampliando a capacidade de entrega de gás natural a partir de Pilar para os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, dos atuais 3,5 milhões para 7,5 milhões de metros cúbicos por dia.

Com 189 quilômetros de extensão e 24 polegadas de diâmetro, o gasoduto abastecerá o mercado nordestino com gás proveniente da região Sudeste (bacias de Campos e Espírito Santo, além da Bolívia e do GNL importado através do Terminal de Regaseificação da Baía de Guanabara), transportado pelo Gasene (Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste), e da região Nordeste (bacias dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia).

O aumento da capacidade de transporte de gás natural na região beneficiará também as usinas termelétricas Termopernambuco (532 MW), em Pernambuco, com consumo máximo de 2,4 milhões de m³/dia, e Jesus Soares Pereira (368 MW), no Rio Grande do Norte, com consumo máximo de 2,2 milhões metros cúbicos por dia.

A construção do Gasoduto Pilar-Ipojuca começou em fevereiro de 2009, gerando 8,4 mil empregos diretos e indiretos, com 72% de utilização de mão-de-obra local dos municípios atravessados pelo gasoduto. O índice de nacionalização da obra é de aproximadamente 70%.