domingo, 7 de outubro de 2018

Expresso Nordeste

Nordeste Transportes Ltda.
Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda.

Desde 1952

Institucional
Página oficial da Empresa

Em meados dos anos 50, um jovem carroceiro enfrentava as dificuldades da vida, comercializando frutas, verduras e cereais para sustentar sua família. Mas, ele tinha dentro de si um grande sonho: ter uma empresa que transportasse pessoas, reduzindo as distâncias entre as cidades, facilitando a vida de quem precisava percorrer as estradas do Paraná.

Esse jovem de espírito empreendedor era Vassílio Boiko, nascido em setembro de 1913, em Prudentópolis, no interior do Paraná. Ele que trabalhava desde muito pequeno na lavoura com o pai, o qual lhe presenteou com uma carroça e uma parelha de animais para o transporte de lenha. Ao longo do tempo e da sua experiência adquiriu uma carroça maior para transportar frutas, principalmente laranjas.

A partir de 1945, ele começou a viajar pelos sertões vendendo medicamentos, roupas e sal; além de prestar outros serviços. Assim, ele foi economizando dinheiro, conseguindo adquirir um caminhão Ford 1946, com o qual continuou no ramo de mascate, até 1951, quando instalou um armazém na localidade de Macacos, em Roncador – PR, onde trabalhava com sua esposa, Verônica Boiko.

Como os negócios prosperavam cada vez mais, em 1952 ele resolve, em sociedade com o irmão Nicolau Boiko adquirir o Expresso Oeste, empresa constituída por dois carros Ford, com capacidade para 12 passageiros, que fazia apenas a linha Campo Mourão – Pitanga.

Em 1958, adquiriu a parte da sociedade do irmão Nicolau e no ano seguinte se mudou para Campo Mourão, onde instalou um hotel, que era ao mesmo tempo: sede da Empresa, ponto de ônibus, alojamento dos colaboradores, bem como, de sua família. Nessa época adquiriu 3 ônibus e também a linha Pitanga – Guarapuava. Dois anos depois, ao adquirir a linha Goioerê – Cascavel, precisou adquirir outros 3 ônibus, que foram pagos à prestação, com muito trabalho e dificuldade.

Acreditando no potencial de crescimento da região, Vassílio sempre buscou potencializar seus serviços de transporte de passageiros para toda esta rica região do Paraná, que na época começava a se desenvolver com a colonização de muitas cidades impulsionadas pela cafeicultura, hortelã e outras culturas.

Em pouco tempo já eram 15 ônibus rodando pelas estradas do Paraná, além de possuir uma matriz administrativa e garagem própria, sediadas em Campo Mourão, e já contavam com agências em outras cidades que estavam em seu roteiro.

As cidades fundadas na região possuíam estrutura precária, além de muito mato e pinheiro e a mão-de-obra também era escassa. Por isso, Vassílio foi buscar nos conterrâneos das famílias amigas de Prudentópolis, trabalhadores de confiança, que pudessem colaborar para o crescimento da Empresa e consequentemente de toda região. Esses vinham de mala e cuia trabalhar na Empresa, chegando inclusive a morar nas instalações.

É o que conta José Macohin, o Macuco, com 71 anos, um dos primeiros funcionários da empresa. “Vim chamado pelo Vassílio que era conhecido do meu pai em Prudentópolis. Comecei como cobrador. Passei muitas noites nas estradas com os carros encalhados no barro, ou à beira dos rios da região à espera de balsas. Morava na Empresa que fornecia tudo o que precisávamos. Depois fui pelo interior ajudando nas garagens que estavam começando e precisavam de peças para os carros, também trabalhava prestando socorro aos carros à noite, quando era necessário. Já fui controlador do estoque de peças, almoxarife, entregador e recebedor de peças. Considero a Empresa como se fosse minha casa, e minha família também considera assim”, afirma.

Muitos desafios foram enfrentados nas estradas até a Empresa se consolidar. Sem asfalto ou mesmo pontes sobre os rios, uma viagem tornava-se uma aventura. As chuvas traziam barro e faziam os carros ficarem dias na estrada. Seguir viagem, só quando se colocava correntes nos pneus. Também havia a poeira vermelha nas épocas secas, e muitas balsas sobre os rios. Se faltavam estradas e veículos, o jeito muitas vezes era transportar o máximo possível de passageiros, muitos destes migrantes, famílias inteiras com as mudanças em busca de uma vida nova e prosperidade no interior do Paraná. Pessoas com seus sonhos, sendo transportados pelos carros da Nordeste.

“O grande problema era quando chovia. O Rio Piquiri subia, a balsa parava e nós ficávamos presos. Havia necessidade de esperar o rio baixar. E quando não era chuva, era poeira. Chegávamos em Maringá empoeirados, a terra era vermelha e mesmo com banho não saía toda a sujeira”. Germano Boiko.

Mesmo entre tantas dificuldades, os colaboradores e proprietários não deixavam de transportar as pessoas e suas histórias. “No percurso da viagem de Campo Mourão a Guarapuava levava-se uma semana. Era meio dia de sol e chovia de novo. A estrada não secava em meio dia. Por isso, conhecíamos todos os moradores nas estradas. Andávamos de 5 a 10 quilômetros para encontrar alguém e pedir comida ou pouso. Muitas vezes todo mundo dormia dentro do ônibus, porque não passava ninguém”, lembrou Germano Boiko.

O Sr. Vassilio Boiko, juntamente com sua esposa Verônica, satisfeitos com o sucesso da Empresa, registram a Empresa no dia 27 de junho de 1963, com o nome de “EXPRESSO NORDESTE LTDA”.

Exultantes com a Empresa, em 1970 o pioneiro Vassílio instalou a Sede Administrativa da Empresa na cidade de Campo Mourão. Com uma área de 51.200 metros quadrados, sendo 2.000m2 de área construída para a Administração, 5.000m2 para a manutenção e mais 326 m2 incluindo alojamento e serviços gerais e associação esportiva. A Sede Administrativa dá apoio às demais garagens, pessoal e frota.

Com o falecimento de seu fundador em fevereiro de 1980, a Empresa passou a ser administrada por seus filhos, dando continuidade no mercado, a qual atualmente tem destaque nos seus segmentos de atuação por oferecer sempre um ótimo atendimento, modernidade em sua frota e profissionais capacitados e treinados para que sua viagem seja especial.


Pela expansão no ramo instalou a Matriz em São Paulo/SP e atua nos Estados do Paraná e São Paulo, nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, cargas e fretamento, tendo uma frota com mais de 300 veículos, empregando direta e indiretamente mais de 1000 funcionários, transportando em torno de 250.000 de passageiros e rodando em média 1.350.000 km por mês, possui mais de 130 pontos de vendas de passagens e 14 garagens utilizadas para limpeza e manutenção de veículos.

A Nordeste administrada por Teófilo Boiko e Germano Boiko, juntamente com seus filhos, já conquistou 54 anos de sucesso, viajando pelo Brasil, levando gente, levando histórias e beneficiando direta e indiretamente milhares de brasileiros.

“Cada época tem suas peculiaridades. Hoje nossa atividade mudou, porque os meios de transportes mudaram, e o poder aquisitivo aumentou bastante. Então temos que procurar inovar sempre, frotas novas, condições de pagamento. Temos que proporcionar satisfação a partir do momento da compra da passagem. Garantir tanto na origem quanto no destino, pontualidade, segurança, conforto e bom atendimento” Teófilo Boiko.

Essa é a história de Vassílio Boiko, história de sua família, história da Nordeste… enfim são 54 anos somando esforços, multiplicando conquistas e aproximando pessoas!

Nosso lema é “Viver é viajar…”


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Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1952, na cidade de Campo Mourão (PR).

Distinta da empresas Viação Nordeste, com sede em Natal (RN) e  Rainha Nordeste com sede em Barreiras (BA). 

Em 1975, no dia 11 de novembro, após concorrência pública do DNER, criando 50 novas linhas de ônibus interestaduais, a Expresso Nordeste inaugura a linha Porto Alegre (RS) - Londrina (PR), com 1.157 quilômetros de extensão e tempo de viagem de  23 horas.


Carro Nielson Diplomata na década de 1980


Em 2017, são adquiridos 10 ônibus modelo Marcopolo Paradiso 1350 G7, configurado para 46 passageiros, construídos sobre chassis Scania K360 4x2 e Volvo B380 4x2, com diferencial e maior espaço no bagageiro, com altura de 1.350 mm.

Em 21 de fevereiro de 2019, através da Deliberação Nº 239, a Nordeste Transportes Ltda. recebe autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para implantar a linha interestadual  Campo Mourão (PR) - São Carlos (SP), via Maringá, Assis, Marília, Jaú e Bauru.


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Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Foz do Iguaçu (PR) - Rio de Janeiro (RJ)
Foz do Iguaçu (PR) - Florianópolis (SC)
Marechal Cândido Rondon (PR) - São Paulo (SP)
Campina da Lagoa (PR) - São Paulo (SP)
Ponta Grossa (PR) - Santos (SP)
Curitiba (PR) - Florianópolis (SC)
Cascavel (PR) - Florianópolis (SC)
Paranavaí (PR) - Florianópolis (SC)
Umuarama (PR) - Florianópolis (SC)
Jesuítas (PR) - Florianópolis (SC)
Jesuítas (PR) - Atibaia (SP)
Toledo (PR) - Campinas (SP)
Toledo (PR) - Rio Claro (SP)
Campo Mourão (PR) - Campinas (SP)
Campo Mourão (PR) - Atibaia (SP)
Campo Mourão (PR) - São Carlos (SP)

Linhas internacionais em janeiro de 2020

Florianópolis (SC) - Asunción (Paraguay)

No dia 13 de dezembro de 2020, inaugura a linha Campinas (SP) - Belo Horizonte (MG) via Lavras (MG), com frota de ônibus de dois pisos. No dia 10 de março de 2021, a ANTT suspende a operação da linha, atendendo ao pedido da Viação Gontijo, sua concorrente.

No dia 20 de dezembro de 2020, inaugura a linha Campo Mourão (PR) - São Paulo (SP), via Maringá e Londrina, com ônibus de dois pisos.

No dia 18 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Decisão nº 30, defere o pedido para implantação da linha Joinville (SC) - Porto Alegre (RS).

No dia 24 de janeiro de 2021, inaugura a linha interestadual  São Paulo (SP) - Brasília (DF), via Campinas e Uberlândia.

Em 25 de fevereiro de 2021, a ANTT autoriza a supressão da linha Campina da Lagoa (PR) - São Paulo (SP). No dia seguinte é autorizada a suprimir as seguintes linhas:

Londrina (PR) - Florianópolis (PR) 
Maringá (PR) - Campinas (SP)
Maringá (PR) - Campo Mourão (PR)
Campo Mourão (PR) - São Paulo (SP)
Campo Mourão (PR) - Atibaia (SP)
Campinas (SP) - Guarapuava (SP)
Cascavel (PR) - Florianópolis (SC)

No dia 4 de março de 2021, é autorizada pela ANTT a suprimir a linha Toledo (PR) - Campinas (SP), prefixo 09-0057-30. No dia 12 de abril de 2021 é autorizada a suprimir a linha Toledo (PR) – Rio Claro (SP), prefixo 09- 0416-30.

Em 15 de junho de 2021, anuncia a inauguração da linha Porto Alegre (RS) - Campinas (SP), com seções em Osório, Castro, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Itu e Indaiatuba.

Em 21 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a implantar a linha Florianópolis (SC) - Campinas (SP), com seções em Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Itararé, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Itu, Salto e Indaiatuba.

Em 24 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a explorar a linha São Paulo (SP) - Florianópolis (SC), via Blumenau, com as seguintes seções: Curitiba, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul e Joinville.

Em 5 de agosto de 2021, é reativada a linha São Paulo (SP) - Brasília (DF), via Goiânia, suspensa em fevereiro do mesmo ano, em função da baixa demanda provocada pela pandemia.

Em 3 de novembro de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 600, a implantar a linha Guaíra (PR) - Rio Claro (SP), prefixo 09-523-30, serviço semileito, com seções em Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Cianorte, Campinas, Americana, Limeira, Maringá, Londrina, Itu, Salto e Indaiatuba.

Em 28 de junho de 2022, foi autorizada a implantar a linha convencional Maringá (PR) - Florianópolis (SC), prefixo 09-0543-00, com seções em Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Apucarana, Londrina, Jaguará do Sul e Blumenau.

Em 11 de julho de 2022, foi autorizada a implantar a linha de ônibus semileito Joinville (SC) - Porto Alegre (RS), prefixo 16-0205-30, com seções em Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, Osório, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Em 19 de julho de 2022, a empresa Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias, que opera linhas intermunicipais no Paraná, foi proibida pela ANTT de vender passagens.

Em 2 de abril de 2023, foi autorizada a implantar a linha convencional Toledo (PR) - São Paulo (SP), prefixo 09-0558-00, com seções em Assis Chateaubriand, Maringá, Campo Mourão, Formosa do Oeste, Goierê, Jesuítas, Londrina, Americana, Assis, Bauru, Campinas, Jaú, Marília, Rio Claro, São Carlos, Limeira e Atibaia.


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Sedes: Campo Mourão, PR

CNPJ:

76.299.270/0001-07 - Nordeste Transportes Ltda. Sede em Campo Mourão (PR). Opera Linhas interestaduais.

76.533.777/0001-83 - Expresso Nordeste Linhas Rodoviárias Ltda. Sede em São Paulo. Opera linhas intermunicipais.



REFERÊNCIAS:

Ônibus interestadual. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 11 novembro 1975. p.9.

Página oficial da Empresa, consultada em 7 de outubro de 2018.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. Nordeste Transportes é autorizada pela ANTT a implantar a linha Joinville – Porto Alegre. Do Carmo Bus. 20 janeiro de 2021.

ANTT atende a Gontijo e cancela linhas entre cidades nordestinas e o Rio de Janeiro. Ônibus Paraibanos. 25 fevereiro 2021.

PELEGI, Alexandre. Águia Branca, Princesa do Norte e Nordeste são autorizadas a implantar mercados pela ANTT. Diário do Transporte. 21 junho 2021.

PELEGI, Alexndre. ANTT autoriza implantação de linhas semi-leito para Cometa, Nordeste; leito para a Viação Motta e convencional para Xavante, Itamarati e Ouro e Prata. Diário do Transporte. 3 novembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Nordeste a implantar linha Maringá/PR-Florianópolis/SC. Diário do Transporte. 28 junho 2022.

PELEGI, Alexandre. ANTT suspende venda de passagens da Expresso Nordeste mas linhas interestaduais não serão afetadas. Diário do Transporte. 19 julho 2022. 

Página lançada em 7 de outubro de 2018.