sábado, 29 de dezembro de 2018

Águia Branca

Viação Águia Branca S.A.
Desde 1946

História da Águia Branca
Site Oficial

Fundada em 1946, a Viação Águia Branca é a primeira empresa a surgir entre as empresas que compõem o Grupo Águia Branca, e se tornou referência em transporte rodoviário.

O primeiro ônibus da empresa foi adquirido em 1946, com o objetivo de ser utilizado no transporte de pessoas entre Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Seis meses depois, com o bom resultado do trabalho, mais um ônibus foi comprado. Formou-se, então, o primeiro negócio batizado de Auto Viação 13.


Década de 1950

Auto Viação 13


No início dos anos 50, Carlos Chieppe e o irmão João Chieppe formaram a empresa João Chieppe & Sobrinho (1950-1955) – numa referência a Vallecio, primogênito de Carlos – e deram um novo direcionamento ao negócio de transporte de passageiros, passando a operar duas novas linhas: Colatina-Vila Pancas e Colatina-Alto Rio Novo.

Quando Wander e Aylmer passaram a trabalhar no negócio, Carlos Chieppe e seus filhos compraram a parte de João e criaram a Vallecio Chieppe & Irmãos (1955-1956), que contava com uma frota de três ônibus. Nascia ali uma empresa que por meio de trabalho, dedicação e superação de desafios cresceria e se fortaleceria ao longo do tempo.

Em 1956, Vallecio começou  nova trajetória, recebeu de sr. Carlos um ônibus e dois lotes em São Silvano, localizado em Colatina. Wander e Aylmer, por sua vez, continuaram juntos na empresa Irmãos Chieppe (1956-1958), que contava com dois ônibus.

Sabendo que Vallecio Chieppe buscava um novo negócio, o empresário Ceny Judice Achiamé ofereceu a ele a Empresa de Ônibus Águia Branca, fundada em 1949 na cidade de Colatina. Em 1958, Vallecio convidou Wander e Aylmer para participar da compra de outra empresa, Viação Brasil, de Barra de São Francisco (ES -1958-1961). E no período de dois anos, a nova empresa ampliou a frota de 4 para 12 veículos.  Em 17 de fevereiro de 1961, a Viação Brasil e a Empresa de Ônibus Águia Branca se fundiram dando origem à Viação Águia Branca, comandada pelos três irmãos Chieppe.

Foi somente no final dos anos 60 que Vallecio, Wander, Aylmer e Cláudio vislumbraram oportunidades de aquisições de novas linhas e de outras empresas de passageiros. O início desse crescimento se deu em maio 1970, com a compra da Empresa Mariano Pires Pontes, conhecida como Sayonara. No mesmo ano, foram compradas frota e linhas da Viação Itapemirim que atendiam à Região Norte do Espírito Santo.

A operação no norte do Espírito Santo direcionou a expansão da empresa para a Bahia. Em 1973, foi adquirida a Expresso São Jorge, com sede na cidade de Itabuna. O diferencial nos serviços prestados permitiu que a Águia Branca conquistasse rapidamente os clientes locais. A empresa aumentou e fortaleceu sua atuação no estado e comprou a Viação Santa Efigênia (1974) e a Nossa Senhora de Fátima (1978). Também em 1978 foi criada a Rota Transportes Rodoviários, uma parceria da Águia Branca com as empresas regionais Camurujipe e Viazul na compra de partes das linhas da Sulba (Companhia de Viação Sulbaiano), empresa estatal que atuava na região.

Com o rápido crescimento dos negócios, os sócios decidiram mudar a sede da empresa de Colatina para a Grande Vitória. Tal mudança concretizou-se em 1975, dois anos após a inauguração da garagem de Campo Grande (Cariacica).


Carra Marcopolo III na década de 1970


Dando continuidade ao crescimento da década anterior, no início dos anos 80 a Águia Branca comprou a Viação Amparo, Cristo Rei e parte da Viação Santana-São Paulo – todas voltadas para a expansão dos negócios na Bahia. Já no Espírito Santo, eles adquiram a Viação Capixaba (1982), visando incrementar o serviço de fretamento, iniciado em 1977 pela própria Águia Branca.

Em 1982, foi criada uma identificação única para as empresas de transporte de passageiros, todas receberam o nome Águia Branca. E a marca e programação visual da frota foram desenvolvidas pelo famoso designer Hans Donner.

Em 2005, ocorreu a aquisição da Viação Salutaris, empresa do mercado São Paulo/Nordeste. Mais uma vez, Hans Donner foi convidado para criação de uma nova identidade visual para os ônibus da empresa, que passou a operar como Viação Salutaris exclusivamente no mercado São Paulo/Noroeste e como Viação Águia Branca nas demais regiões.

Em dezembro de 2015, a empresa adquiriu os primeiros ônibus Double Deck, momento em que mais uma vez Hans Donner colaborou com a renovação da identidade visual de todos os veículos. Em 2016 as marcas Salutaris e Águia Branca foram unificadas, passando toda a empresa a ser representada apenas pela marca Águia Branca.

Histórico

Em 1989, a Águia Branca vence a licitação para compra da Companhia Sul Baiana de Transportes (Sulba), passando a explorar linhas entre o sul da Bahia e São Salvador.

No final de 1998, inicia nova fase de conquista de mercado, após vencer a licitação da linha interestadual Belo Horizonte - Conceição da Barra (ES). 

Em 1989, adquire a Sulba, com linhas intermunicipais no sul da Bahia.

Em fevereiro de 1999 amplia sua atuação no Estado da Bahia, ao assumir linhas entre São Salvador, Bom Despacho, Valença e Camamu, até então exploradas pela Viação Camurujipe.

Em março de 1999, começa a explorar 13 novas linhas antes exploradas exclusivamente pela Viação Itapemirim, passando a atender os mercados do Rio de Janeiro e São Paulo:

São Salvador - Vitória, via BR-101
São Salvador - Rio de Janeiro, via Macaé
Rio de Janeiro - Colatina
São Paulo - Colatina
São Paulo - Vitória
Rio de Janeiro - Vitória
Vitória - Niterói
Vitória - Campos dos Goytacazes (RJ)
Rio de Janeiro - Aracruz (ES)
Rio de Janeiro - Nova Venécia (ES)
Vitória - Vitória da Conquista (BA)
Vitória - Teófilo Otoni (MG)

Em maio de 1999, 5 novas linhas passam a ser operadas no Estado da Bahia, transferidas da Viação Expresso de Luxo Bahia.

Com os novos mercados, a frota entre os anos de 1998 e 1999 passa de 650 para 1.070 ônibus.

Em fevereiro de 2015, a empresa adota nova identidade visual na cor azul, na nova frota de 34 ônibus modelos Marcopolo Paradiso, sendo oito unidades do modelo Marcopolo Paradiso 1800 G7 Double Decker, duas do Marcopolo Paradiso 1350 G7, recentemente lançado no mercado brasileiro, e 24 unidades do Marcopolo Paradiso 1200.


Linha Vitória da Conquista (BA) - Vitória (ES) em 01/11/2018


Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Rio de Janeiro (RJ) - São Paulo (SP) - Expresso Brasileiro
Vitória da Conquista (BA) - Vitória (ES)
Teixeira de Freitas (BA) - Vitória (ES)
Teixeira de Freitas (BA) - São Mateus (ES)
Teixeira de Freitas (BA) - Linhares (ES)
Salvador (BA) - Vitória (BA)
Salvador (BA) - Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA) - Macaé (RJ)
Salvador (BA) - Aracaju (SE)
Prado (BA) - Vitória (ES)
Porto Seguro (BA) - Vitória (ES)
Porto Seguro (BA) - Guarapari (ES)
Nova Viçosa (BA) - São Mateus (ES)
Medeiros Neto (BA) - Vitória (ES)
Itamaraju (BA) - Vitória (ES)
Itamaraju (BA) - São Mateus (ES)
Itabuna (BA) - Vitória (ES)
Ilhéus (BA) - Vitória (ES)
Ilhéus (BA) - Viçosa (MG)
Ilhéus (BA) - Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Feira de Santana (BA) - Aracaju (SE)
Ilhéus (BA) - Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Mucuri (BA) - Governador Valadares (MG)
Nova Viçosa (BA) - Vitória (ES)
Ibatiba (ES) - Lajinha (MG)
Vitória (ES) - Viçosa (MG)
Vitória (ES) - Teófilo Otoni (MG)
Vitória (ES) - São Paulo (SP)
Vitória (ES) - Rio de Janeiro (RJ)
Vitória (ES) - Niterói (RJ)
Vitória (ES) - Nanuque (MG)
Vitória (ES) - Mantena (MG)
Vitória (ES) - Manhumirim (MG)
Vitória (ES) - Manhuaçu (MG)
Vitória (ES) - Lajinha (MG)
Vitória (ES) - Governador Valadares (MG)
Vitória (ES) - Carangola (MG)
Vitória (ES) - Campos dos Goytacazes (RJ)
Vitória (ES) - Aimorés (MG)
São Mateus (ES) - Nanuque (MG)
Pedro Canário (ES) - Nanuque (MG)
Nova Venécia (ES) - Rio de Janeiro (RJ)
Nova Venécia (ES) - Nanuque
Iúna (ES) - Manhumirim (MG)
Guarapari (ES) - Governador Valadares (MG)
Conceição da Barra (ES) - Belo Horizonte (MG)
Colatina (ES) - São Paulo (SP)
Colatina (ES) - Mantena (MG)
Colatina (ES) - Governador Valadares (MG)
Aracruz (ES) - Rio de Janeiro (RJ)
Barra de São Francisco (ES) - Nanuque (MG)
Ecoporanga (ES) - Nanuque (MG)
Penedo (AL) - Salvador (BA)
Maceió (AL) - Salvador (BA)
Aracaju (SE) - Irecê (BA)

No dia 24 de agosto de 2020, recebe autorização da ANTT para operar a linha Nova Iguaçu (RJ) - Vitória (ES), via Duque de Caxias (RJ).

No dia 12 de fevereiro de 2021, inaugura a linha Campo Grande (RJ) - São Paulo (SP), concorrendo com a mesma linha da  Viação 1001.

Em 25 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a incluir a seção Vitória (ES) - Campos dos Goytacazes (RJ) na linha Macaé (RJ) - São Mateus (RJ).

Em julho de 2021, a Águia Branca foi a primeira empresa do país a adquirir os novos modelos da Geração 8 da Marcopolo, lançados oficialmente em 20 de julho de 2021. Foram encomendados 6 Marcopolo Paradiso G8 1800 DD com o chassi Mercedes-Benz O-500RSDD 8x2, com previsão de entrega para setembro de 2021, para operação nas linhas Rio de Janeiro - Vitória e Rio de Janeiro - São Paulo.

Em 4 de abril de 2022, através da Decisão Supas nº 219, foi autorizada a implantar a linha de ônibus semileito Aracruz (S) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 17-0079-30, com seções em Serra,  Vitória e  Campos dos Goytacazes.

Em 19 de abril de 2022, através da Decisão Supas nº 256, foi autorizada a substituir a linha de ônibus executivo Vitória (ES) - Viçosa (MG), prefixo 17-0036-60 pela linha convencional Vitória (ES) - Viçosa (MG), prefixo 17-0036-00, com seções em Martins Soares, Ibatiba, Iúna, Venda Nova do Imigrante, Manhuaçu, Muniz Freire e Marechal Floriano.

Em 17 de maio de 2022, através da Decisão Supas nº 384, foi autorizada a suprimir a linha convencional Colatina (ES) - Porto Velho (RO) prefixo 17-0076-00.

Em 27 de maio de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Vitória (ES) - Uberlândia (MG), prefixo nº 17-0115-00.

Em 22 de junho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Barra de São Francisco (ES) - Nanuque (MG), prefixo 17-0109-00.

Em 23 de junho de 2022, foi autorizada a suprimir as linhas convencionais:

Vitória da Conquista (BA) - Vitória (ES), prefixo 05-0179-00
Colatina (ES) - Mantena (MG), prefixo 17-0077-00

Em 29 de junho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Ecoporanga (ES) - Nanuque (MG), prefixo 17-0110-00.

Em 13 de julho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Feira de Santana (BA) - Aracaju (SE), prefixo 05-0058-00. 

Marcopolo Paradiso G8 1800 DD em 05/08/2021

Divulgação em 07/02/2021


Sede: Cariacica, ES

CNPJ: 27.486.182/0001-09






REFERÊNCIAS:

A Águia Branca é escolhida Empresa do ano no ES. Revista Abrati. 1999, dezembro. Página 38.

As novas linhas da Águia Branca. Revista Abrati. 2001, junho. Página 10.

A Águia Branca aos 60 anos. Revista Abrati. 2006, setembro. Página 26.

Página oficial da Empresa consultada em 29 de dezembro de 2018.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Águia Branca a incluir seção na linha São Mateus (ES) – Macaé (RJ). Diário do Transporte. 25 junho 2021.

BAZANI, Adamo. Grupo Itapemirim terá supressão e paralisação de 61 linhas após solicitação à ANTT. Diário do Transporte. 30 dezembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza mercados para Águia Branca e Real Expresso, e implantação de linha para a Santa Cruz. Diário do Transporte. 06 janeiro 2022. 

PELEGI, Alexandre. Garcia, Gadotti e Águia Branca recebem autorização da ANTT para implantação de linhas e mercados. Diário do Transporte. 04 abril 2022.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Planalto e Águia Branca a implantarem linha e mercados. Diário do Transporte. 08 abril 2022.

PELEGI, Alexandre. Águia Branca, Real Expresso, Consórcio Guanabara e Estrela são autorizadas pela ANTT a implantar linhas e mercados. Diário do Transporte. 19 abril 2022.

Gontijo é autorizada pela ANTT a implantar linha Bom Jesus da Lapa - São Paulo. Ônibus e Transporte. 19 maio 2022.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a pedidos de implantação e supressão de linhas e paralisação de mercados para Gontijo, Salutaris, Santa Cruz, Nobre, Progresso, Águia Branca e Itamarati. Diário do Transporte. 27 maio 2022.

Página lançada em 29 de dezembro de 2018.