sábado, 29 de dezembro de 2018

Itapemirim

Viação Itapemirim Ltda.
Desde 1952

Histórico

Em 1 de outubro de 1948, Camilo Cola, com o sócio Vitório Perim, compra seu primeiro ônibus, uma "jardineira" marca Ford, ano 1948, de 25 lugares, fundando a Empresa de Transportes Autos Ltda (ETA), explorando a linha Cachoeiro de Itapemirim - Castelo, com 42 Km de extensão, em estrada de terra batida.

Em 1949, a ETA adquire dois ônibus, um Ford 1939 e um 1941, inaugurando a linha Cachoeiro de Itapemirim - Alegre (ES), com 65 Km de extensão. Em 1951, a ETA adquire 8 novos ônibus General Motors. 

Em setembro de 1952, a ETA se associa às empresas São José, São Jorge e Ramos, formando a Viação Itapemirim, com frota de 18 ônibus e 10 linhas. A Viação Ramos detinha a concessão da linha Cachoeiro de Itapemirim-Vitória, a Viação São José, de propriedade de José Felix Chiem, explorava as linhas Cachoeiro de Itapemirim-Campos dos Goytacazes (RJ) e Vitória-Campos dos Goytacazes (RJ). Ainda em 1952, inaugura novas linhas para o interior do estado do Espirito Santo.

Inicialmente, a Viação Itapemirim era composta por 5 sócios: Camilo Cola, Vitório Perim, José Felix Chiem, Hilário Mucelini e Chyro Gazela.

No dia 24 de julho de 1952, a Empresa recebe o novo "ônibus de luxo" marca Aclo, fabricado na Inglaterra, com carroceria Grassi e capacidade para 36 passageiros, para operação na Linha Cachoeiro do Itapemirim - Vitória. A cabine do motorista ficava separada por uma parede de vidro.

No dia 31 de janeiro de 1953, a Viação Itapemirim explorava as seguintes linhas:

Vitória - Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Vitória - Campos dos Goytacazes (RJ)
Vitória - Guarapary (ES)
Vitória - Afonso Cláudio (ES)
Cachoeiro de Itapemirim - Carangola (MG), via Alegre (ES) e Guaçuí (ES)
Cachoeiro de Itapemirim - Castelo (ES)
Cachoeiro de Itapemirim - Afonso Cláudio (ES) via Muniz Freire e Piaçu
Cachoeiro de Itapemirim - Guarapary (ES)
Cachoeiro de Itapemirim - Duas Barras (ES), via Iconha

Em 1953, Camilo Cola passa a ser o único proprietário da Empresa.

Em julho de 1953, a Itapemirim recebe dois novos ônibus modelo Ford F-8 ano 1953 super luxo, com poltronas pullman, Carroceira Grassi modelo Bandeirante, configurado para 33 poltronas, para operação nas linhas Vitória - Cachoeiro de Itapemirim e Vitória - Campos dos Goytacazes.


Carro Grassi / Mercedes-Benz em 1954
Imagem colorizada


Em julho de 1955, inaugura a linha Rio de Janeiro - Vitória, via Campos e Cachoeiro, com uma saída diária por sentido, concorrendo com os trens da Leopoldina. Em 1957, a linha já contava com 4 frequências diárias. A linha não era direta, pois havia necessidade de baldeação em Cachoeiro de Itapemirim. A troca de veículo só foi extinta em outubro de 1957, com a aquisição de novos ônibus.

No dia 5 de julho de 1956, a Viação Itapemirim inaugura sua nova garagem, localizada a 2 Km de Cachoeiro de Itapemirim, dispondo de oficina completa para reparos, posto de recauchutagem, restaurante para passageiros e funcionários, dormitórios para empregados e postos de lubrificação e lavagem de veículos. A empresa contava com frota de 26 ônibus. A inauguração contou com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo, Lacerda Aguiar.


Folha Capixaba, 27/06/1957


Em outubro de 1957, a empresa recebe mais 6 novos ônibus, de uma encomenda de 10, com plataforma Alfa Rome e carroceria Grassi, configurado para 41 lugares.

Em janeiro de 1959, a empresa recebe 16 novos ônibus para operação na linha Vitória - Rio de Janeiro.


No dia 20 de março de 1959, é inaugurada a Rodoviária de Campos dos Goytacazes (RJ), localizada na rua Barão do Amazonas, construída por Camilo Cola, com investimento de 3 milhões de cruzeiros.

No dia 22 de dezembro de 1958, a empresa coloca em operação 20 novos ônibus monobloco Mercedes-Benz O-321 nas linhas Rio-Vitória e Niterói-Vitória, sendo que os ônibus só circulavam até Campos, onde terminava a estrada asfaltada. Com os novos veículos, o tempo de viagem entre o Rio de Janeiro e capital capixaba foi reduzido para cerca de 9 horas, mesmo com a baldeação em Campos.

No dia 9 de setembro de 1959, a empresa coloca em operação 20 novos ônibus monoblocos Mercedes-Benz O-321 Super B, configurados para 36 passageiros, nas linhas Rio-Vitória e Niterói-Vitória. A empresa passa a contar com frota de 60 ônibus.

Novos monoblocos Mercedes-Benz O-321
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Em dezembro de 1959, a Viação Itapemirim adquire a Viação Conquista, de propriedade dos irmãos Farich, por 42 milhões de cruzeiros.


Diário Carioca, 07/02/1960
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No dia 29 de junho de 1960, nos festejos de comemoração do dia de Cachoeiro de Itapemirim, a empresa desfila 10 novos ônibus Mercedes Benz nas ruas da cidade.

Em janeiro de 1961, a Viação Itapemirim adquire novos ônibus monobloco Mercedes Benz O-321 Super HL. 

Em fevereiro de 1961, inaugura a linha direta Rio-Guarapari, com frota de monoblocos Mercedes Benz O-321 Super HL.

Em dezembro de 1961, são inauguradas as linhas para Barra de São Francisco (ES), Nova Venécia (ES) e Mantena (MG).

Carroceria Grassio sobre plataforma Mercedes-Benz do Brasil LP 321 ano 1961


Em janeiro de 1963, a empresa é transformada em sociedade anônima, ocupando Camilo Cola a função de diretor-presidente. Em julho de 1963, a Empresa contava com frota de mais de 200 ônibus, com garagens e oficinas de consertos em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Rio de Janeiro e Colatina, com linhas entre os estados do Espírito Santos, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

No dia 27 de junho de 1963, inaugura a Rodoviária Barão de Monjardim, em Vitória, na Praça Misael Pena, de uso exclusivo da Empresa. No mesmo mês inaugura a linha Vitória - São Paulo. Planejava-se a implantação de uma linha para São Salvador, na Bahia.


Diário Carioca, 09/01/1964

Transporte Moderno out/1964


No dia 18 de janeiro de 1965, inaugura a linha Vitória - São Salvador (BA), com tarifa de Cr$ 13.500 e 17 horas de viagem.

No dia 26 de janeiro de 1967, inaugura nova garagem no Rio de Janeiro, localizada em Bonsucesso, na avenida Nova Iorque, 803.

Em março de 1967, a Viação Itapemirim inicia a operação dos 20 primeiros  monoblocos Mercedes Benz OM-0326, de uma encomenda de 50 unidades. Em pouco tempo a empresa passa a contar com frota de 300 ônibus, todos Mercedes Benz. Os primeiros carros foram lançados na linha Rio – Vitória

O Globo, 26/01/1967


No dia 29 de agosto de 1967, é inaugurada a linha Rio-São Salvador, com frota de 26 ônibus, inclusive leito. No dia 21 de março de 1968, inaugura a linha São Paulo - São Salvador, via Rio de Janeiro, com frota de 31 ônibus monoblocos, sendo 11 com poltronas "leito".

Em 1968, a Viação Itapemirim inicia suas operações na  linha Rio – Brasília. No ano seguinte inaugura a linha Belo Horizonte-Brasília.

Em 1969, substitui a tradicional pintura azul e prata da frota pelo amarelo, marrom e branco. Em janeiro de 1969, a Empresa contava com frota de 242 ônibus e 34 linhas.

Algumas linhas da Empresa em maio de 1969

Rio de Janeiro - Brasília
Rio de Janeiro - São Salvador
Rio de Janeiro - Vitória
Rio de Janeiro - Colatina
Rio de Janeiro - Cachoeiro de Itapemirim
Rio de Janeiro - Guarapari
Vitória - São Paulo
Vitória - Belo Horizonte
Vitória - São Salvador
Vitória - Cachoeiro de Itapemirim
Vitória - Guaçuí
Vitória - Guarapari
Vitória - Nanuque
Vitória - Colatina
Vitória - Conceição da Barra
Vitória - São Mateus
Vitória - Niterói
Cachoeiro de Itapemirim - São Paulo

No dia 20 de junho de 1970, a Itapemirim inaugura o parque rodoviário de Belo Horizonte, com capacidade para 200 ônibus.

Em junho de 1970, suas linhas percorriam 7 estados: Espírito Santos, Minas Gerais, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ainda em 1970, inaugura a linha São Paulo - Campina Grande (PB), via Recife e João Pessoa.

O Cruzeiro, 21/07/2023, p.98

Em 17 de dezembro de 1970, inauguração do primeiro posto de serviços da Rede Flecha, em Campos dos Goytacazes – RJ, considerado o primeiro posto de apoio rodoviário do país.

Em março de 1971, a Itapemirim lança o serviço de ônibus leito Rodonave, inicialmente na linha Rio – Salvador, com duas saídas diárias por sentido.



O Jornal, Rio de Janeiro, 01/09/1972

O Globo, 07/5/1971


Em junho de 1971, inaugura novas linhas o Nordeste, para Recife, João Pessoa, Campina Grande, Guarabira (PB) e Itabaiana (PB).

Inauguração da linha Rio de Janeiro - São Luís
O Globo, 23/10/1971


No dia 13 de maio de 1972, a Itapemirim inaugura a linha Belo Horizonte - Guarapari, via Vitória. Em 1972, já era considerada a maior empresa de ônibus do país, um orgulho para os capixabas.

Inauguração da Linha Belo Horizonte - Guarapari, via Vitória
Foto Augusto Antonio dos Santos

Carro Ciferal Líder Mercedes-Benz O-355 com ar-condicionado
Foto Augusto Antonio dos Santos


No dia 11 de dezembro de 1972, inaugura o Parque Rodoviário Willy Borghoff, localizado na Avenida Brasil, 12.417, no Rio de Janeiro, com capacidade para 300 ônibus.

O Globo, 12/12/1972


Em 1973, a Itapemirim adquire a Viação Nossa Senhora da Penha, com sede em Curitiba. No mesmo ano inaugura a linha São Paulo - Fortaleza, via Rio de Janeiro.


Rodoviária Novo Rio em 1973
Novela João da Silva da TVE


Em 1974, inaugura a linha Vitória - Salvador, via BR-101. No ano seguinte, a linha São Paulo - Teresina.

Em 1974, o tempo de viagem entre o Rio e Vitória e reduzido para 6 horas, após a pavimentação de um trecho da Rodovia BR-1010 entre Campos e Vitória.


O Globo, 22/02/1974


Em setembro de 1975, junto com a Transbrasiliana, inaugura a linha Belém do Pará - Rio de Janeiro, com tempo de viagem de 54 horas.

Em 12 de fevereiro de 1976, inaugura a linha João Pessoa - São Paulo, com tarifa de Cr$ 348,06.

Em junho de 1976, a Itapemirim inaugura o Parque Rodoviário de Brasília, para manutenção preventiva, apoio e administração. Na ocasião foi apresentado o protótipo do ônibus  do serviço Executivo, lançado na linha Brasília - Rio de Janeiro em 4 de julho de 1976. 


O Globo, 20/06/1976

Carro Ciferal Dinossauro configurado para 32 passageiros
do serviço Executivo lançado em julho de 1976

Jornal do Brasil, 07/07/1976


Em 19 de outubro de 1976, inaugura a linha Rio de Janeiro - Montes Claros, junto com a empresa Expresso Imperial.

Em 1976 a  Viação Itapemirim inaugurou 5 novos ônibus com terceiro eixo na linha São Paulo - São Luís (MA).

As 5 maiores empresas de ônibus do país, por faturamento, em 1979:

Viação Itapemirim, Cr$ 1 bilhão 592 milhões
Viação Cometa, Cr$ 1 bilhão 404 milhões
Viação Garcia, Cr$ 739 milhões
São Geraldo, Cr$ 600 milhões
Viação 1001, Cr$ 505 milhões


Linha intermunicipal Nova Iguaçu-Campos no Rio de Janeiro
O Globo, 16/06/1979


Em novembro de 1980, a Rede Flecha de Motéis S.A, que tinha Camilo Cola como presidente, inaugura em Alagoas, no Km 75 da rodovia BR-101, um motel com 36 luxuosos apartamentos, dotados de ar-condicionado, frigobar e telefone e televisão, além de restaurante e lanchonete. A Rede Flecha, em sociedade com a Shell do Brasil, contava com 10 empreendimentos entre Campos dos Goytacazes e Maceió.

Em novembro de 1980, a Itapemirim adquire, por 700 milhões de cruzeiro, a concessão da linha Rio-São Paulo, junto com a frota de 50 ônibus, da Única Auto Ônibus S.A. Nesse mesmo ano a Itapemirim já tinha adquirido outras três empresas. Na época as empresa Pensatur e Nossa Senhora da Penha já faziam parte do Grupo Itapemirim.

Em 1980, a empresa contava com frota de 1.500 ônibus e 120 linhas interestaduais e 7.200 funcionários.

No dia 28 de outubro de 1982, em Guarulhos (SP), a 20 Km da capital, com a presença do presidente da república, João Figueiredo, é inaugurado o Centro Operacional Engenheiro Edmundo Régis Bitencourt.

Em 10 de maio de 1982, a Itapemirim lança o modelo Tribus na Linha Rio-São Paulo, com terceiro eixo e 13,5 metros de comprimento, com frota de 48 carros. O modelo já operava desde novembro de 1981 nas linhas Curitiba – São Paulo e Blumenau – São Paulo, totalizando 60 carros. A Itapemirim iniciou suas operações na linha Rio – São  Paulo em 1980, substituindo a empresa Única. Até então a Itapemirim operava na linha Rio-São Paulo com a antiga frota da Única, que foi aproveitada em outras linhas da empresa, como a Rio-Brasília.


Tribus em julho de1982
Foto Donald Hudson

Rodoviária Novo Rio em julho de 182
Foto Donald Hudson


Em dezembro de 1982, a Itapemirim incorpora a Centauro. Na mesma ocasião a Penha absorve a Pensatur.

Em 1983, a Viação Itapemirim com frota de 1.683 ônibus transporta 9,5 milhões de passageiros.

O Grupo Itapemirim, ao qual se integrava a Viação Itapemirim, controlava 22 organizações, englobando transporte de carga e passageiros, turismo, agricultura, hotelaria, extração mineral e comércio. 

Em agosto de 1983, Camilo Cola anuncia o interesse de adquirir o controle acionário da Vasp tão logo ela entre no programa de privatização do Governo do Estado de São Paulo. Em setembro de 1987, apresenta nova proposta, ao Governador Orestes Quércia, sem retorno.

Em 1984, é inaugurada a fábrica de ônibus da Viação Itapemirim em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Em 1984, inicia a operação do novo modelo Mercedes Benz O-370.

Em 17 de dezembro de 1985, início da operação da "Ponte Rodoviária" Rio-São Paulo com a seguinte divisão dos horários: Viação Cometa 37,5%; Expresso Brasileiro 32,5%; e Itapemirim 30%.


Motorista do setor de Vitória em Campo Grande, ES, em 1986
Foto José Carlos Mognol


No dia 21 de novembro de 1990, Camilo Cola inaugura as operações da Itapemirim Transportes Aéreos, com dois Boeing 727-100 para o transporte de carga entre Manaus e São Paulo. Entre 1991 e 2000 a companhia operou com seis aviões cargueiro Boeing 727, a maior frota de aviões de carga da América do Sul.

Em 1998, inaugura o serviço Golden Service, inicialmente na linha Vitória - São Paulo, com veículos modelo Busscar Vistabuss sobre plataforma Mercedes Benz RSD O 400.

Em março de 1999, Camilo Cola controlava um grupo de empresas com mais de 16 mil funcionários, ligadas não apenas aos setores de transporte de passageiros e carga, mas às áreas de turismo, mineração, revende de veículos, entre outras.

No dia primeiro de dezembro de 2000, lança os primeiros ônibus com telefone a bordo, via satélite, nos serviços Golden Service e Classis. Os telefones funcionavam com cartão telefônico. 

Em setembro de 2000, inicia a substituição da frota das linhas com origem em Brasília por 30 novos ônibus Mercedes Benz O-400 com motor eletrônico e carroceria Busscar com ar-condicionado.

Em 2007, a Viação Itapemirim inaugura a linha  Rio das Ostras (RJ) – São Paulo, via Cabo Frio.

Em junho de 2015, a Viação Kaissara assume a operação de cerca de 40% da frota e mais da metade do número de linhas da Itapemirim. No total foram repassadas 68 das 118 linhas da empresa.

No dia 7 de março de 2016,  a Empresa protocola  pedido de recuperação judicial, na 13ª Vara Cível Especializada Empresarial de Vitória (ES), cuja dívida era de R$ 336,5 milhões.

Em 28 de outubro de 2016, Sidinei Piva assume o controle da Viação Itapemirim.

Em dezembro de 2016, a Justiça inclui a  Kaissara no processo de recuperação judicial. Na mesma decisão judicial, parte do controle acionário da Kaissara é transferido aos novos acionistas da Itapemirim: Sidnei Piva de Jesus e Camila de Souza Valdivia. No dia 24 de maio de 2021, o Grupo Itapemirim entra com pedido na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Cidade de São Paulo para que seja encerrado o processo de recuperação judicial.

No dia 21 de fevereiro de 2017, Camilo Cola vende a Itapemirim para os empresários paulistas Sidnei Piva de Jesus, Milton Rodrigues Junior e Camila de Souza Valdivia. 

Com a venda da empresa, a família de Camilo Cola continuou no controle da Kaissara, que ficou com 68 linhas da Itapemirim após o pedido de recuperação judicial. A Itapemirim passa a operar as linhas curtas e a Kaissara as longas.

No dia 3 de julho de 2017, a Itapemirim firma a intenção de compra da Passaredo Linhas Aéreas. No entanto o contrato é desfeito em 11 de setembro pela Passaredo, alegando que a Itapemirim não havia cumprido o acordo.

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Juazeiro do Norte (CE) - São Paulo (SP)
Fortaleza (CE) - São Paulo (SP), via BR-116
Fortaleza (CE) - Belém (PA)
Fortaleza (CE) - Salvador (BA)
Fortaleza (CE) - Salvador (BA), via Iguatu
Timbaúba (PE) - São Paulo (SP)
Timbaúba (PE) - Rio de Janeiro (RJ)
Arcoverde (PE) - São Paulo (SP), via Tacaimbó / BR-116
Serra Talhada (PE) - São Paulo (SP), via Floresta 
Caruaru (PE) - Brasília (DF)
Recife (PE) - Curitiba (PR), via BR-101
Recife (PE) - Foz do Iguaçu (PR)
Recife (PE) - Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE) - São Paulo (SP), via BR-101/116
Recife (PE) - Barra do Garças (MT)
Recife (PE) - Goiânia (GO), via BR-101
Feira de Santana (BA) - Fortaleza (CE)
Feira de Santana (BA) - São Luís (MA)
Salvador (BA) - Sobral (CE)
Salvador (BA) - Belém (PA), via Picos(PI)
Belo Horizonte (MG) - Recife (PE)
Belo Horizonte (MG) - Natal (RN)
Rio de Janeiro (RJ) - Aracaju (SE)
Rio de Janeiro (RJ) - Fortaleza (CE), via BR-116/101
Rio de Janeiro (RJ) - São Luís (MA)
Rio de Janeiro (RJ) - Teresina (PI)
Rio de Janeiro (RJ) - Parnaíba (PI)
Rio de Janeiro (RJ) - Ipu (CE)
Rio de Janeiro (RJ) - Belém (PA)
Rio de Janeiro (RJ) - Caicó (RN)
Rio de Janeiro (RJ) - Alagoa Grande (PB)
São Paulo (SP) - Floriano (PI), via Canto do Buriti
São Paulo (SP) - Floriano (PI), via Goiânia
São Paulo (SP) - São Luís (MA)
São Paulo (SP) - Belém (PA)
São Paulo (SP) - João Pessoa (PB), via BR 116
São Paulo (SP) - Picos (PI)
São Paulo (SP) - Canindé (CE)
São Paulo (SP) - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
São Paulo (SP) - Parnaíba (PI)
São Paulo (SP) - Timbaúba (PE), via Gravatá
São Paulo (SP) - Pesqueira (PE)
São Paulo (SP) - Teresina (PI)
Brasília (DF) - Maceió (AL)
Caldas Novas (GO) - Maceió (AL)
João Pessoa (PB) - Rio de Janeiro (RJ), via BR-101/116
Patos (PB) - Rio de Janeiro (RJ)
Campina Grande (PB) - Rio de Janeiro (RJ)
Campina Grande (PB) - São Paulo (SP)
Guarabira (PB) - São Paulo (SP), via João Pessoa
Guarabira (PB) - Rio de Janeiro (RJ)
Areia (PB) - Recife (PE)
Vitória (ES) - São Paulo (SP)
Cachoeiro de Itapemirim - Campos dos Goytacazes (RJ)
Teresina (PI) - Belém (PA)
Aracaju (SE) - Belém (PA), via Picos

No dia 13 de fevereiro de 2020, o presidente do Grupo Itapemirim, 
Sidnei Piva, anuncia o investimento de 2 bilhões de reais para a criação de uma empresa área, tendo já encomendado 35 aeronaves Bombardier. 

No dia 29 de agosto de 2020, são apresentados os 3 primeiros novos ônibus Double Decker, modelo Marcopolo Paradiso New G7 1800 DD sobre chassi Volvo B450R 8x2, com a nova pintura preta, apelidados de Black. A primeira viagem foi realizada no dia 3 de setembro de 2020, com o carro de número 20011, na linha São Paulo (SP) - Campos dos Goytacazes (RJ).


Novo carro Black na linha Santos (SP) - Ipatinga (MG) em 07/02/2021


No dia 11 de janeiro de 2020, são entregues as duas primeiras unidades do modelo rodoviário top de linha da Comil, o Campione Invictus DD com chassi Volvo B420R 6 x 2, com a tradicional pintura amarela da Itapemirim.

Em janeiro de 2021, são introduzidos os primeiros ônibus de dois pisos na linha São Paulo (SP) - Guarabira (PB), substituindo os antigos ônibus Marcopolo G6 e  Busscar Vissta Buss HI.


Linha Rio de Janeiro (RJ) - Parnaíba (PI) em 09/01/2021


No dia 10 de fevereiro de 2021, em cerimônia realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a presença do Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, é relançado o serviço Dreambus, desta vez com ônibus de dois pisos configurados para 28 poltronas, todas leito-cama, sendo 6 no primeiro piso. 

Os primeiros carros entram em operação na linha Belo Horizonte (MG) - Brasília (DF), em 18 de fevereiro de 2021.


Divulgação


O serviço Dreambus foi lançado na década de 1990, se destacando por trazer para o mercado de linhas interestaduais os serviços Leito e Executivo no mesmo veículo.

No dia 20 de abril de 2021, é lançado o serviço Dreambus na linha São Paulo - Curitiba.

Em 30 de maio de 2021, falece Camilo Cola, fundador e antigo proprietário da Itapemirim.


Linha São Paulo (SP) - Fortaleza (CE) em 08/02/2021


Em 7 de junho de 2021, a Viação Itapemirim e a concessionária do Aeroporto de Salvador firmam parceria para o transporte de passageiros em áreas remotas. Inicialmente foram disponibilizados três ônibus modelo Paradiso 1200 G7 Mercedes-Benz O-500 RSD, semi-leito, com capacidade para 42 passageiros, com a tradicional identidade visual da empresa na cor amarela.

Em 17 de agosto de 2021, anuncia a retomada da operação da linha São Paulo (SP) - Porto Alegre (RS)

Em 2 de dezembro de 2021, um grupo de credores solicita à justiça a falência do Grupo Itapemirim, em recuperação judicial desde março de 2016.

Em 30 de setembro de 2021, após pedido, a Itapemirim foi autorizada a suprimir 16 linhas convencionais:

Areia (PB) - Recife (PE), prefixo13-0023-00
Belo Horizonte (MG) - Recife (PE), prefixo 06-0334-00
Brasília (DF) - Maceió (AL), prefixo 12-0166-00
Cachoeiro de Itapemirim (ES) - Campos dos Goytacazes (RJ), prefixo 17-0105-00
Caldas Novas (GO) - Maceió (AL), prefixo 12-0167-00
Feira de Santana (BA) - Fortaleza (CE), prefixo 05-0143-00
Recife (PE) - Barra do Garças (MT), prefixo 04-0030-00
Recife (PE) - Curitiba (PR), prefixo 04-0036-00
Recife (PE) - Foz do Iguaçu (PR), prefixo 04-0037-00
Recife (PE) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 04-0033-00
Recife (PE) - São Paulo (SP), prefixo 04-0034-00
Rio de Janeiro (RJ) - Teresina (PI), prefixo 07-0109-00
São salvador (BA) - Sobral(CE), prefixo 05-0145-00
São Paulo (SP) - João Pessoa (PB), prefixo 08-0087-00
São Paulo (SP) - Santa Cruz do Capibaribe (PE), prefixo 08-0094-00
Teresina (PI) - Belém (PA), prefixo 18-0005-00

Em 3 de janeiro de 2022, motoristas das bases de Feira de Santana, Campina Grande e Fortaleza paralisam suas atividades, em protesto contra o atraso de salários e benefícios.

Em 4 de janeiro de 2022, o Ministério Público de São Paulo solicitou o bloqueio de bens e a decretação da falência da Viação Itapemirim e da Ita Transportes Aéreos alegando queque o grupo não honrou compromissos com clientes, e que o empresário Sidnei Piva retirou recursos da empresa de ônibus, que estava em recuperação judicial, para criar uma companhia aérea. 

Em 7 de fevereiro de 2022, a Justiça determina a apreensão de 61 ônibus da empresa, a pedido do Banco Moneo, instituição financeira ligada à empresa Marcopolo, que produz carrocerias de ônibus.

Em 10 de fevereiro de 2022, os funcionários da empresa paralisam as atividades por 72 horas em protesto contra o atraso nos pagamentos dos salários. 

Em 21 de março de 2022, em função da falta de ônibus e motoristas, a Itapemirim suspende a operação das seguintes linhas:

Rio de Janeiro - São Paulo
Rio de Janeiro - Curitiba
Rio de Janeiro - Vitória

Muitos motoristas estavam sendo desligados em função da falta de pagamento dos salários.

Em primeiro de abril de 2022, a ANTT suspende a operação de parte das linhas da empresa, em função de frota incompatível, restando em operação as seguintes linhas:

Juazeiro do Norte (CE) - São Paulo (SP), prefixo 03-0065-00
Fortaleza (CE) - São Paulo (SP), prefixo 03-0066-00
Timbaúba (PE) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 04-0028-00
Fortaleza (CE)- Salvador (BA), prefixo 03-0069-00
Timbaúba (PE) - São Paulo (SP), prefixo 04-0027-00
São Paulo (SP) - Teresina (PI), prefixo 08-0090-00
Serra Talhada (PE) - São Paulo (SP), prefixo 04-0032-00
Caruaru (PE) - Brasília (DF), prefixo 04-0035-00
São Paulo (SP) - Pesqueira (PE), prefixo 08-0091-00
Rio de Janeiro (RJ) - Aracaju (SE), prefixo 07-0106-00
Rio de Janeiro (RJ) - Fortaleza (CE), prefixo 07-0107-00
Rio de Janeiro (RJ) - São Luís (MA), prefixo 07-0108-00
Rio de Janeiro (RJ) - Parnaíba (PI), prefixo 07-0110-00
Rio de Janeiro (RJ) - Ipu (CE), prefixo 07-0111-00
Rio de Janeiro (RJ) - Belém (PA), prefixo 07-0112-00
Rio de Janeiro (RJ) - Alagoa Grande (PB), prefixo 07-0114-00
São Paulo (RJ) - Floriano (PI), prefixo 08-0084-00
São Paulo (RJ) - São Luís (MA), prefixo 08-0085-00
São Paulo (RJ) - Belém (PA), prefixo 08-0086-00
São Paulo (RJ) - Canindé (CE), prefixo 08-0089-00
São Paulo (RJ) - Parnaíba (PI), prefixo 08-0093-00
São Paulo (RJ) - Campina Grande (MS), prefixo 08-0095-00
Patos (PB) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 13-0018-00
Guarabira (PB) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 13-0020-00
Guarabira (PB)- São Paulo (SP), prefixo 13-0022-00
Campina Grande (PB) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 13-0021-00

Em 20 de abril de 2022, em função da falta de material rodante, a ANTT suspende em definitivo, a partir de 20 de maio de 2022, a operação de todas as 95 linhas da empresa.

Nova Itapemirim

Em 21 de setembro de 2022, o Grupo Itapemirim teve a falência decretada pela justiça. Na decisão de falência foi autorizada à Suzantur o arrendamento das linhas e estruturas operacionais da Itapemirim. A Suzantur operava no ramo de fretamento desde 2020 no estado de São Paulo, além de explorar linhas de ônibus urbanas nas cidades de Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

Em abril de 2023, a Itapemirim reativa sua primeira linha, a Vitória - São Paulo, prefixo 17-9002-00

A autorização foi contestada por algumas das partes envolvidas, incluindo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). O órgão federal afirmava que as linhas não poderiam ter sido arrendadas, pois são concessões públicas e não pertencem a nenhuma empresa, e que em caso de falência, elas devem ser extintas. 

Em 20 de abril de 2023, a Itapemirim restabelece a linha Rio de Janeiro - Aracaju e a Kaissara Rio de Janeiro - São Salvador da Bahia, as primeiras linhas do grupo reativadas para o Nordeste.


Divulgação em 02 maio 2023


Linhas reativadas

03/05/2023            São Paulo - Campina Grande
13/05/2023            São Salvador - Recife, via Aracaju
13/05/2023            Serra (ES) - Belo Horizonte, via Vitória

Em 30 de maio de 2023, foi reaberta a sala de espera da Itapemirim no Terminal Rodoviário do Tietê em São Paulo.

Em 8 de agosto de 2023, foi iniciada a venda para os trechos São Paulo - Cachoeiro do Itapemirim e São Paulo - Afonso Cláudio (ES).


Esquema das linhas em agosto de 2023


Em 14 de setembro de 2023, foi restabelecida a linha convencional Campos dos Goytacazes - Belo Horizonte, prefixo 07-0005-00, com seções em Muriaé, Cataguases, Rio Pomba, Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itaperuna.

Em 3 de outubro de 2023, foi inaugurada a linha Guarabira (PB) - Rio de Janeiro (RJ), com uma frequência semanal.

Linhas liberadas pela ANTT em janeiro de 2024

Campinas - Porto Alegre, via São Paulo e Curitiba
Campinas - Campos dos Goytacazes, via São Paulo
Jundiaí - Curitiba, via São Paulo
São Paulo - Campos dos Goytacazes, via BR-101
São Paulo - Porto Alegre, via Balneário Camboriú
Cachoeiro de Itapemirim - Niterói, via Macaé
Rio de Janeiro - São Paulo, via ABC
Rio de Janeiro - Curitiba, via São Paulo e São José dos Campos
Rio de Janeiro - Florianópolis, via São Paulo e Itajaí
Brasília - Porto Alegre, via Goiânia e Curitiba



Linhas inauguradas em abril de 2024

18/04    Recife - Feira de Santana, via BR-101 e Salvador
19/04    São José dos Campos - Teófilo Otoni, via Ipatinga
21/04    São Paulo - Iúna (ES), via Guaçuí (ES)

Frota

1952            8
1953          10
1956          20
1957          30
1959          60
1963        110
1967        300
1970        450
1971        600
1972        800
1976        687
1977        888
1978        777
1979        929
1981      1.500
1987      2.800

Passageiros Transportados

1967 -   3.157.662 
1975 - 50.000.000


Linha São Paulo (SP) - Guarabira (PB) em João Pessoa em fevereiro de 2021


Antiga Sede: Cachoeiro de Itapemirim, ES

CNPJ: 27.175.975/0001-07





REFERÊNCIAS:

Ônibus luxuosos e rápidos na linha Vitoria - Cachoeiro do Itapemirim. Folha do Povo. Vitória. 25 julho 1952. p.5.

Viação Itapemirim Ltda. Folha do Povo. Vitória. 31 janeiro 1953. p.40.

Para a empresa Itapemirim Ltda. Folha do Povo. Vitória. 5 agosto 1953. p.1.

Viação Itapemirim inaugura melhoramentos. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 6 julho 1956. p.10.

Novos ônibus para o povo. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 31 outubro 1957. p.5.

9 horas Rio-Vitória na nova frota de ônibus. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 21 dezembro 1958. Segunda secção, p.5.

Cachoeiro do Itapemirim terá sua fábrica de leite em pó. O Jornal. Rio de Janeiro. 4 janeiro 1959. Primeira secção, p.12.

Viação Itapemirim colabora com o progresso. Folha Capixaba. Vitória. 28 março 1959. p.8.


20 novos ônibus da Viação Itapemirim ligam Niterói e Rio a Campos e Vitória. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 setembro 1959. p.2.

Deixou o cargo o diretor de Administração da Prefeitura. O Jornal. Rio de Janeiro. 6 dezembro 1959. p.14.

Itapemirim. O Jornal. Rio de Janeiro. 11 novembro 1961. p.4.

Camilo Cola será cidadão Vitoriense. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 26 junho 1963. p.9.

Viação Itapemirim inaugura estação rodoviária. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 28 junho 1963. p.5.

A Viação Itapemirim S.A. O Jornal. Rio de Janeiro. 1 janeiro 1965. Segundo Caderno, p.4.

Ônibus-leito faz ligação Rio-Salvador. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 10 setembro 1967. Terceiro Caderno, p.4.

Salvador-São Paulo. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 20 março 1968. p.2.

Viação Itapemirim a Vitória do Homem. Automóveis e Acessórios. Rio de Janeiro. Janeiro 1969. p.28

Viação Itapemirim S.A. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 março 1969. 4ª Secção, p.4.

A Viação Itapemirim. O Jornal. Rio de Janeiro. 14 maio 1972. p.2.

Para seu governo. O Jornal. Rio de Janeiro. 7 dezembro 1972. Primeiro Caderno, p.5.

Pensatur liga Fortaleza a Salvador. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 11 fevereiro 1976. p.7.

Melhorias nos transportes  destacada pelo ministro. Jornal dos Transportes. Brasília. 1976, junho. Página 23.

Inaugurado o mais novo motel do grupo Flecha. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 novembro 1980. Caderno B, p.1.

Itapemirim fica com linha da Única entre Rio e São Paulo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 novembro 1980. Primeiro Caderno, p.23.

Itapemirim chega aos 27 anos com 1 mil e 500 ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 novembro 1980. Primeiro Caderno, p.37.

Itapemirim e Penha fazem concorrência. Transporte Moderno. São Paulo. Dezembro 1982. 

Itapemirim tem interesse na Vasp. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 agosto 1983. Primeiro Caderno, p.20.

Figueiredo inaugura na Itapemirim. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 outubro 1983. Primeiro Caderno, p.4.

Veículos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 junho 1984. Veículos. p.6.

Todas as rotas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 7 setembro 1987. Caderno B, p.3.

Itapemirim amplia Golden Service. Revista da Abrati. 1999, março. Página 24.

Novos carros na Itapemirim. Revista Abrati. 2000, setembro. Página 9.

Itapemirim lança ônibus com telefone a bordo via satélite. Revista Abrati. 2000, dezembro. Página 20.

OLIVEIRA, João José. Itapemirim pede recuperação judicial. Valor Econômico. 2016, março, 7.

Viação Itapemirim é vendida para empresários de São Paulo. Ônibus paraibanos. 21 fevereiro 2017. 

Página oficial da Empresa, consultada em 29 de dezembro de 2018.

Grupo Itapemirim divulga nova frota Double Decker Black. Jornal Fato. 1 setembro 2020. 

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

Novos Invictus DD para a Itapemirim. Ônibus Paraibanos. 11 janeiro 2021.

BAZANI, Adamo. Entrevista: Itapemirim vai colocar primeiros novos Dream Bus na linha BH-Brasília e terá mais 30 ônibus do modelo neste ano. Diário dos Transportes. 8 fevereiro 2021.

FERREIRA, Carlos. Dono da ITA entra com petição para sair da recuperação judicial. Aeroin. 26 maio 2021. 

MENEZES, Pedro. Itapemirim retoma ligação rodoviária entre São Paulo e Porto Alegre. Mercado Eventos. 17 agosto 2021.

Credores pedem na justiça falência do Grupo Itapemirim e empresa considera ‘sem fundamento’ o pedido. Aeroflap. 03 dezembro 2021.

BAZANI, Adamo. Grupo Itapemirim terá supressão e paralisação de 61 linhas após solicitação à ANTT. Diário do Transporte. 30 dezembro 2021.

BAZANI, Adamo. Paraíba e Bahia também registraram paralisação da Itapemirim, além de Fortaleza (CE) nesta segunda (03). Diário do Transporte. 03 janeiro 2022. 

MP pede à Justiça a decretação de falência da Viação Itapemirim e da Ita Transportes Aéreos. Jornal Nacional. 04 janeiro 2022.

Justiça determina busca e apreensão de 61 ônibus da Viação Itapemirim. Jovem Pan. 07 fevereiro 2022.

Funcionários da Itapemirim paralisam atividades e passageiros são abandonados no meio do trajeto: ‘Ninguém deu satisfação’. Ônibus e Transporte. 11 fevereiro 2022.

BAZANI, Adamo. ANTT suspende linhas da Viação Itapemirim e multa empresa por causa de frota incompatível. Diário do Transporte. 01 abril 2022.