sábado, 29 de dezembro de 2018

Única

Empresa de Ônibus de Luxo
Única Auto Ônibus Ltda.
Transportes Única Petrópolis Ltda.

Desde 1937

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1937 na cidade de Petrópolis (RJ), com a razão social Empresa de Ônibus de Luxo Única

Inicia suas operações em 21 de dezembro de 1937 na linha Rio de Janeiro – Petrópolis, com frota de 5 ônibus marca International KB-11.

Em janeiro de 1943, inaugura a operação de 11 novos ônibus Chevrolet White e Ford na linha Rio de Janeiro - Petrópolis.

Nova frota em 1943


Em maio de 1945, a linha Rio de Janeiro - Petrópolis era operada com 9 horários diários por sentido.

Em 1947, inicia suas operações na linha Rio de Janeiro (RJ) - São Paulo (SP).

Em 1948, no dia 14 de junho, a Única Auto Ônibus Ltda, uma das concessionárias da linha Rio de Janeiro – Petrópolis, inicia a operação experimental  dos primeiros ônibus Flexible, importados dos Estados Unidos e dotados de ar-condicionado. 

Em maio de 1952, complementando a frota, são adquiridos mais carros Flexible, com motores Cummins, considerados um dos mais confortáveis do mundo, na linha Rio de Janeiro – Petrópolis, no serviço Expresso de Luxo.


1962


Em fevereiro de 1964, a linha Rio de Janeiro - Petrópolis já era operada com 36 horários diários por sentido, sendo 4 horários via Bingen.

Ciferal

O Globo, 24/06/1965, p.13


Em novembro de 1968, lança na linha Rio de Janeiro – Petrópolis, 9 novos ônibus Ciferal sobre chassi Magirus Deutz com motor refrigerado a ar de 150 HP.

Ciferal Magirus Deutz em 1968

Caio Gaivota
O Globo, 25/02/1971


Em março de 1971, a Única lança o novo serviço Turbo-Jet, na linha Rio-Sao Paulo, com chassi Scania  Super, motor turbinado, com suspensão a ar e carroceria Caio Gaivota modelo 1971. Na época a empresa contava com frota padronizada com chassi Scania Vabis e carroceria Caio Gaivota.

Rodoviária de Petrópolis na década de 1970


Entre 1974 e 1975, após a inauguração da ponte Rio-Niterói, a Única assume a concessão da linha Petrópoilis - Niterói, substituindo a empresa Coletivo Magé Ltda. (Cogel).

Em 1976, lança o serviço de ônibus especiais com ar-condicionado na linha Rio de Janeiro - Petrópolis, apelidados de frescão.

Em 30 de maio de 1976, junto com a Fácil, inaugura a linha Castelo - Petrópolis com ônibus especiais com ar-condicionado, com ponto final na Avenida Nilo Peçanha, nas proximidades do Terminal Menezes Cortes.


Carro com ar-condicionado, por volta de 1976


O Globo, 23/05/1976


No dia 11 de março de 1977, lança na linha Rio de Janeiro - São Paulo o serviço executivo com ônibus Caio Corcovado, com ar-condicionado, no serviço executivo, recém-criado pelo DNER, através da Norma Complementar nº 10.


Carro Caio Corcovado na linha Rio de Janeiro - São Paulo, década de 1980


Linhas em setembro de 1977

Rio de Janeiro - São Paulo 
Rio de Janeiro - Petrópolis
Rio de Janeiro - Petrópolis, com ar-condicionado
Castelo - Petrópolis
Niterói - Petrópolis, via Ponte Rio-Niterói
Cabo Frio - Petrópolis
Nova Iguaçu - Petrópolis




Em junho de 1978, as empresas Única e Fácil, reforçando o atendimento na linha Rio - Petrópolis, colocam em operação 21 novos ônibus, sendo 19 monoblocos e 2 especiais com ar-condicionado. A linha Rio-Petrópolis, com frota de 48 carros,  era operada com intervalos de até 10 minutos. O objetivo era retirar de circulação todos os carros entregues entre 1971 e 1972.

Linhas intermunicipais em outubro de 1981

Niterói - Petrópolis, via Ponte Rio-Niterói
Niterói - Petrópolis, via Bingen
Rio de Janeiro - Petrópolis
Rio de Janeiro - Petrópolis, com ar-condicionado
Madureira - Petrópolis
Cabo Frio - Petrópolis

Em 1982, as empresas Única e Fácil iniciam suas operações na linha Petrópolis - Nova Iguaçu, via Duque de Caxias, após receberem da Trans Turismo Petrópolis Ltda. as concessões das linhas Petrópolis - Nova Iguaçu e Petrópolis - Duque de Caxias.

Em 1982, é suspensa a operação dos ônibus especiais com ar-condicionado na linha Rio de Janeiro - Petrópolis, em função da perda do poder aquisitivo da população.

No dia 23 de agosto de 1982, é suspensa a operação dos ônibus com ar-condicionado, com capacidade para 44 passageiros, conhecidos como frescões, na linha Petrópolis - Castelo, sendo substituídos por ônibus convencionais, sem ar-condicionado, com capacidade para 48 passageiros, com menor espaçamento entre as poltronas.


Linhas intermunicipais metropolitanas da Única em setembro de 1984
Fonte DTC

Novo serviço semi-urbano na linha Duque de Caxias-Petrópolis inaugurado na década de 1990, com tarifa mais baixa, popularizando os deslocamentos entre a Baixada e a Serra


Em 1999, inicia a operação de seus primeiros ônibus de dois andares, modelo Busscar, com motor Scania de 420 hp, configurados para o serviço Super Globetrotter Executive.


Serviço Super Globetrotter Executive na  linha Petrópolis - Juiz de Fora, em 31/10/2009


Em 30 de junho de 2007, inaugura o prolongamento da linha Petrópolis - Madureira até a Barra da Tijuca, funcionando com 6 horários diários por sentido.


O Globo, 30/06/2007


Em dezembro de 2014, as empresas Única e Fácil adquirem 5 ônibus Marcopolo  Paradiso 1200 G7, com 13,1 metros de comprimento e capacidade para 46 passageiros, contando com cinto de segurança retrátil de 3 pontos e tomadas 110V com entradas USB para todos os passageiros. 

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Juiz de Fora (MG) - Petrópolis (RJ)
Juiz de Fora (MG) - Petrópolis (RJ) via Areal
Juiz de Fora (MG) - Cabo Frio (RJ)

No dia 26 de janeiro de 2021, inaugura a linha interestadual Juiz de Fora (MG) - Nova Friburgo (RJ) via Itaipava e  Teresópolis, substituindo a empresa Frotanobre, com sede em Juiz de Fora, que explorava a mesma linha, via Além Paraíba (MG). A linha foi logo extinta.

Linhas intermunicipais em abril de 2021

Petrópolis - Rio de Janeiro
Petrópolis - Barra da Tijuca, via Cidade Universitária
Petrópolis - Cabo Frio, via Araruama
Petrópolis - Campo Grande
Petrópolis - Castelo
Petrópolis - Cidade Universitária
Petrópolis - Duque de Caxias
Petrópolis - Duque de Caxias, semi-urbano
Petrópolis - Madureira
Petrópolis - Niterói, via Ponte Rio-Niterói
Petrópolis - Nova Iguaçu
151N - Petrópolis - Nova Iguaçu, semi-urbano
Petrópolis - Santa Cruz da Serra, via Xerém
Itaipava - Castelo, via Bingen
Itaipava - Barra da Tijuca

Em janeiro de 2023, a Única/Fácil incorpora à frota dois ônibus de dois andares novos configurados para 62 passageiros.

Em 19 de agosto de 2023, a Única inaugura a linha sem número Xerém-Petrópolis, com micro-ônibus executivo.

Linhas intermunicipais em março de 2024

Petrópolis - Rio de Janeiro 
Castelo - Itaipava, via Bingen
Castelo - Petrópolis
Castelo - Petrópolis, via Novo Rio
Petrópolis - Niterói
Petrópolis - Campo Grande
Petrópolis - Madureira
Petrópolis - Cidade Universitária
Petrópolis - Barra da Tijuca
Petrópolis - Barra da Tijuca, via Cidade Universitária
Petrópolis - Duque de Caxias
Petrópolis - Xerém
Petrópolis - Santa Cruz da Serra, semi-urbano
Petrópolis - Nova Iguaçu
Juiz de Fora - Cabo Frio
Juiz de Fora - Petrópolis


Divulgação em 2019


Sede: Petrópolis, RJ

CNPJ: 31.134.885/0001-45

REFERÊNCIAS:

Petrópolis. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 dezembro 1937. p.12

Inaugurada a linha de omnibus da empresa Unica entre Petrópolis e Rio. O Jornal. Rio de Janeiro. 22 dezembro 1937. p.6.

O Executivo da Caio. Transporte Moderno. março 1977. p.40.

Em vigor os novos tempos mínimos nas viagens. O Globo. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1977.

Ônibus executivo inaugura hoje linha regular entre e Rio e São Paulo a Cr$ 118. Jornal do Brasil. 11 março 1977. p.12.

Ônibus intermunicipais têm aumento de 15%. O Fluminense. Niterói. 17 outubro 1981. p.10.

MURTA, Roberto de Oliveira. Petrópolis - Castelo. Jornal do Brasil. 26 outubro 1982. Caderno B, p.2. 

Uma descoberta para os passageiros. Revista Abrati. março 1999. p.2.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.