Brasil Sul

Brasil Sul Linhas Rodoviárias S.A.
Desde 2004

Empresa do Grupo Garcia e Brasil Sul – Grupo GBS.

Institucional
Página oficial da Empresa em 25/01/2019

Situada em Londrina, no norte do Paraná, a sede administrativa e a garagem central da Brasil Sul Linhas Rodoviárias ficam em um ponto estratégico para gerenciar todas as rotas oferecidas pela companhia, que partem para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Uma empresa que já nasceu com experiência. Fundada em janeiro de 2004, a Brasil Sul é uma jovem companhia que entrou no mercado com força para competir em nível de igualdade com outras do mesmo segmento. Ela foi fundada a partir de uma dissolução parcial da empresa Expresso Nordeste e por isso os dirigentes já tinham know how e competência para oferecer o transporte interestadual com maestria.

Nota

No dia 3 de janeiro de 2004, em um imóvel alugado na Vila Nova, região central de Londrina, com uma equipe de 80 colaboradores e uma frota de 32 ônibus, a Brasil Sul Linhas Rodoviárias iniciou as suas operações. A empresa foi criada por José Boiko e Estefano Boiko Junior, que possuíam expertise no segmento de transporte rodoviário de passageiros, já que haviam deixado a sociedade em outra companhia do setor.

Desde os seus primeiros passos, a Brasil Sul teve gestão eficiente e capacidade operacional para oferecer o serviço de transporte interestadual com excelência. No nome, a nova empresa já anunciava o seu mercado alvo: os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também São Paulo.

A sede em Londrina foi uma escolha logística, já que o município é ponto de convergência entre os Estados que compõem a área de atuação da empresa. Em apenas cinco anos, fez a sua primeira aquisição: comprou a companhia Francovig, que operava 16% do transporte urbano em Londrina. Nascia assim a Londrisul, que hoje responde por 35% do serviço no município, com 123 ônibus.

A Brasil Sul já nasceu moderna. Inovou no layout dos ônibus, que se destacavam nas rodoviárias e estradas pelo design arrojado. O uniforme dos motoristas apresentava um padrão diferente do que se costumava ver à época. A empresa já mostrava que tecnologia seria um dos seus pontos fortes: foi a primeira operadora do País a oferecer wi-fi aos passageiros.

A estratégia do Grupo sempre foi crescer por meio de aquisições de outras companhias. A compra da Francovig foi o primeiro passo. Em fevereiro de 2014 a Brasil Sul adquiriu a tradicional Viação Garcia, juntamente com as outras duas empresas do grupo (Princesa do Ivaí e Viação Ouro Branco), uma referência em transporte rodoviário no País.

Nascia então o Grupo GBS – Garcia/Brasil Sul – com o cuidado da direção em manter a “personalidade” de suas duas principais empresas: a força da marca da Viação Garcia, com 80 anos de história à época da aquisição, e a modernidade e busca constante por inovação da Brasil Sul. Hoje, o Grupo possui quatro empresas e é o maior do setor de transporte rodoviário de passageiros do Sul do País, com destinos para sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Dos 80 colaboradores que iniciaram a jornada da Brasil Sul, em 2004, hoje mais de dois mil funcionários integram o quadro de pessoal do Grupo. A frota de 32 ônibus aumentou e se modernizou ano a ano: atualmente, são cerca de 800 veículos que rodam quase 6 milhões de quilômetros ao mês, transportando a média de 21 milhões de passageiros por ano. Parte das linhas rodoviárias é operada com os ônibus mais modernos do País, a geração 8 da Marcopolo, com chassi Mercedes-Benz.

Aos clientes hoje é oferecido o check-in digital, além da possibilidade de efetuar compras em moedas digitais, funcionalidades pioneiras no mercado rodoviário. Como categoria premium, a Brasil Sul oferece o que há de melhor para viagens de ônibus: o serviço Leito Cama, com poltronas reclináveis em 180º e comodidades como Kit Conforto, composto por mantas e travesseiros no padrão da rede de hotéis Bourbon, Kit Lanche, tomadas, TVs LCD individuais com fone de ouvido, cortinas de separação entre poltronas e plataforma de entretenimento on demand.

Realidade que corresponde aos pilares que sempre sustentaram a marca: a excelência no atendimento, incorporação das mais novas tecnologias do segmento e prioridade para a segurança nas estradas.

Histórico

Em 2009, a Brasil Sul adquiriu a companhia Francovig que operava 16% do transporte coletivo de Londrina. Foi criada assim a Londrisul que em 2023 atendia 35% do serviço municipal com frota de 134 ônibus.

Em fevereiro de 2014, a Brasil Sul adquiriu a Viação Garcia, junto com outras duas empresas do grupo: Princesa do Ivaí e Viação Ouro Branco, formando assim o Grupo GBS - Garcia/Brasil Sul.

Em 2019, no dia 24 de janeiro, a Brasil Sul recebeu autorização da ANTT para explorar a primeira linha interestadual, a Ponta Grossa (PR) - Osório (RS) via Curitiba, Joinville e Florianópolis.

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Guarapuava (PR) - Balneário Camboriú (SC) 
Campo Mourão (PR) - Balneário Camboriú (SC)
Campo Mourão (PR) - São Paulo (SP)
Cianorte (PR) - Florianópolis (SC)
Pitanga (PR) - Balneário Camboriú (SC)
Pitanga (PR) - Blumenau (SC)
Ponta Grossa (PR) - Florianópolis (SC)
Ponta Grossa (PR) - Blumenau (SC)
Ponta Grossa (PR) - Osório (RS)
Jandaia do Sul (PR) - São Paulo (SP)
Apucarana (PR) - São Paulo (SP)
Maringá (PR) - Porto Alegre (RS)
Maringá (PR) - São Paulo (SP)
Maringá (PR) - Florianópolis (SC)
Nova Aurora (PR) - São Paulo (SP)
Londrina (PR) - Porto Alegre (RS)
Londrina (PR) - Presidente Prudente (SP)
Londrina (PR) - Florianópolis (SC)
Londrina (PR) - Balneário Camboriú (SC)
Toledo (PR) - São Paulo (SP)
Umuarama (PR) - Florianópolis (SC)

Em 4 de dezembro de 2020, a Brasil Sul recebeu autorização para explorar as linhas Curitiba (PR) - Florianópolis (SC), com seções em Joinville (SC), Itajaí (SC), Balneário Camboriú (SC) e Itapema (SC), e Curitiba - Porto Alegre, via litoral, com seções em Joinville (SC), Itajaí (SC), Balneário Camboriú (SC), Itapema (SC), Florianópolis (SC), Tubarão (SC) e Içara (SC).

No dia 8 de fevereiro de 2021, através da Decisão nº 93, a ANTT defere o pedido da empresa para implantação da linha Foz do Iguaçu (PR) - São Paulo (SP) via Londrina (PR) e Ourinhos (SP). No entanto, após pedido da empresa, a ANTT em 26 de fevereiro de 2021 aprova a supressão da linha.

No dia 12 de fevereiro de 2021, a ANTT autoriza a supressão da linha Ponta Grossa (PR) - Osório (RS).

Em 7 de julho de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Portaria nº 355, autoriza a implantação da linha Maringá (PR) - Porto Alegre (RS), prefixo 09-0513-00, com seções em Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Içara, Tubarão, Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

Em 9 de dezembro de 2021, começa a receber os primeiros modelos Marcopolo Paradiso 1800 DD G8 sobre chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD Bluetec 5.

Em 17 de maio de 2022, através da Decisão Supas nº 383, foi autorizada pela ANTT a implantar a linha convencional Arapongas (PR) - Florianópolis (SC), prefixo 09-0540-00, com seções em Ponta Grossa, Rolândia, Londrina, Garuva, Joinville, Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú.

Em novembro de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Nova Aurora (PR) - São Paulo (SP) prefixo 09-0201-00, a partir do dia 23 de janeiro de 2023.

Em 2023, foram adquiridos 148 novos ônibus, com investimento de 200 milhões de reais. Também em 2023, o Grupo GBS adquiriu a empresa catarinense Santo Anjo da Guarda. 

Em janeiro de 2024, a Brasil Sul iniciou os testes de seu primeiro ônibus elétrico e anunciou a compra dos primeiros ônibus Marcopolo Paradiso Geração 8.

Empresas do Grupo GBS em 2024: Viação Garcia, Brasil Sul, Santo Anjo da Guarda, Princesa do Ivaí e Londrisul.


Linha Curitiba (PR) - Porto Alegre (RS) em 24/01/2021


Sede: São Paulo, SP

CNPJ: 05.233.521/0001-02

Página oficial


REFERÊNCIAS:

ANTT atende pedidos de empresas de ônibus para implantação de mais linhas interestaduais. Diário do Transporte. 24 janeiro 2019.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza novas linhas e mercados para Brasil Sul, Viação Ouro e Prata e Guerino Seiscento. 4 dezembro 2020.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Brasil Sul e Expresso São José a implantar linha e mercados. 8 fevereiro 2021.

Portaria nº 109 de 4 de fevereiro de 2021.Diário Oficial da União. 12 fevereiro 2021. Edição 30, seção 1, p.72.

Gontijo é autorizada pela ANTT a implantar linha Bom Jesus da Lapa - São Paulo. Ônibus e Transporte. 19 maio 2022.

Página lançada em 25 de janeiro de 2019.