sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Pluma

Pluma Confôrto e Turismo S.A.
Desde 1966

Institucional
Página oficial da Empresa em 25/01/2019

Fundada em 1º de julho de 1954, a Transportadora Galiotto contava com uma frota inicial de 9 caminhões marca GMC Marítimos e Aclo-matador. No auge da empresa chegou a ter 52 caminhões. Apesar de todas as dificuldades surgidas com o início do regime militar no Brasil (1964), a Transportadora Galiotto não parava e, no ano seguinte, já enfrentava com criatividade os desafios do caminho, com um fato muito curioso que aconteceu na sua rota: ruiu a ponte de Passo do Socorro, no Rio Pelotas, isolando, praticamente, o Rio Grande do Sul do resto do país. Para não interromper as suas atividades, a empresa idealizou uma solução inteligente para contornar o problema e passar as suas cargas para o outro lado do rio. Instalou sobre o rio uma mangueira de borracha, com 600m de comprimento, utilizada para bombear o vinho transportado por seus caminhões da margem gaúcha para a catarinense, e assim seguir para o mercado paulista e carioca; no sentido contrário, bombeava o álcool trazido pelos caminhões tanques de São Paulo para o Sul. A operação levava cerca de três horas e meia para cada caminhão. Esta iniciativa foi manchete no Jornal Pioneiro, que circulava naquela região, com o título de “O primeiro Vinhoduto do mundo” (1965).

Em novembro/65, a Transportadora Galiotto, em sociedade com a Transportadora Aurora, também de Caxias do Sul, adquiriu a Empresa Bocatur, de Curitiba-PR, resultante da fusão das empresas Expresso do Sul e Estrela D’Alva. Poucos meses depois, em 10 de fevereiro de 1966, a Boscatur mudou seu nome para Pluma Conforto e Turismo S.A. Inicialmente a empresa estava situada à Rua Carlos Dietzch 541, no Bairro do Portão, e logo depois transferiu sua sede para a Rodovia BR 116, km 108 – Pinheirinho, onde se encontra até hoje.

Os primeiros vôos da Pluma

A Pluma começou suas atividades com 170 funcionários, e possuía 34 ônibus em sua frota, que operavam em três linhas: Curitiba / Porto Alegre, Curitiba / São Paulo, e Curitiba / Passo Fundo / Santa Maria (RS).

Com a incorporação da empresa Expresso Porto Alegre Brasília Ltda em 1971, a Pluma deu início à interligação do Brasil à Argentina, surgindo dessa fusão sua primeira linha internacional: Porto Alegre/Buenos Aires. Dois anos depois, conseguiu o prolongamento dessa linha para o Rio de Janeiro e São Paulo. Mas a ampliação de suas rotas não parou por aí. Em 1974, começou a operar mais três linhas: Foz do Iguaçu/São Paulo; São Paulo/Assunção e Foz do Iguaçú/Assunção.

Essas linhas, no decorrer do tempo, também foram sendo ampliadas. Outra conquista importante da Pluma ocorreu em 1978, com o início da linha Rio de Janeiro/Santiago do Chile, uma das maiores linhas rodoviárias da América Latina, com 4.116 km.

Incêndio de 1986

Apesar de sua constante expansão e crescimento, a Pluma também passou por momentos muito difíceis, até chegar no ponto em que se encontra atualmente. O mais grave foi em 1986, quando um incêndio destruiu toda a sua sede administrativa e parte do setor de manutenção. Como uma fênix ressurgida das cinzas, depois do incêndio a empresa iniciou uma verdadeira batalha para a construção da nova sede, que foi inaugurada em fevereiro de 1990. A “Águia da Pluma” voltou a bater suas asas com toda a sua força e autonomia de vôo e, subindo cada vez mais alto, nunca mais parou de ampliar os horizontes de seu território no setor de transporte rodoviário de passageiros e de cargas e encomendas.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em novembro de 1965, na cidade de Curitiba (PR).

Em novembro de 1965, a Transportadora Galiotto, em sociedade com a Transportadora Aurora, ambas com sede em Caxias do Sul (RS),  assumem o controle acionário da empresa Expresso Boscatur.S.A - Turismo e Passagens, com sede em Curitiba.

Inicia suas atividades com frota de 24 ônibus, 3 linhas e 170 funcionários.

Em fevereiro de 1966, a razão social da Expresso Boscatur foi alterado para Pluma Confôrto e Turismo S/A.

Em 1965, novos carros leito-cama da Empresa Boscatur, antiga razão social da Empresa


Linha Curitiba - São Paulo em 1966

Linhas Curitiba - São Paulo em 1966


Diário do Paraná, 19/06/1966

Churrascaria Gaúcha do bairro do Pinheirinho de Curitiba

Diplomata Nielson /  Scania B110


Em 1972, adquire o controle acionário da Expresso Porto Alegre - Brasília Ltda, empresa pioneira no transporte de passageiros entre o Brasil e a Argentina.

Em 1973, no dia 2 de dezembro, a Expresso Porto Alegre - Brasília  inaugura a linha internacional Rio de Janeiro - Buenos Aires, via São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana, Rosário, Paraná e Santa Fé, com 3.239 Km de extensão. A Empresa contava com frota de 106 ônibus, transportando cerca de 50 mil passageiros/mês.


Jornal do Brasil, 03/12/1973. Inauguração da Linha Rio de Janeiro - Buenos Aires

Carro Diplomata Nielson sobre chassi Scania B110 ano 1971

Carro Diplomata Nielson sobre chassi Scania B110 ano 1971

Revista Manchete, 10/04/1976

Carro Nielson Diplomata 250 sobre chassi Volvo B58 ano 1981


Em julho de 1975, adquire 35 chassis Scania-Super turbinados e com suspensão a ar.

Em 1975, no dia 26 de dezembro, a linha internacional São Paulo - Asunción é prolongada até o Rio de Janeiro, passando a contar com 1.880 Km de extensão.

Em abril de 1977, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) habilita a empresa a explorar a linha internacional Rio de Janeiro - Santiago do Chile, via São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana, e Santa Fé (Argentina), com 4.066 Km de extensão e 72 horas de tempo de viagem. Após longos estudos e entendimentos com os órgãos responsáveis a  linha foi inaugurada em 22 de maio de 1978.



Rodoviária Novo Rio em julho de 1982
Foto Donald Hudson


Em janeiro de 1988, numa época em que era moda fazer compras no Paraguay, inaugura o serviço Niterói (RJ) - Asunción, via Cascavel e Foz do Iguaçu.

Em março de 1998, as 10 maiores empresas de ônibus, Itapemirim, São Geraldo, Nossa Senhora da Penha, Gontijo, Transbrasiliana, Reunidas Paulista, Pluma, Nacional Expresso, Real Expresso, e Garcia, detinha 40,6% das 2.229 linhas existentes no país.

As 10 maiores empresas em número de linhas:

206    Itapemirim
110    São Geraldo
107    Nossa Senhora da Penha
095    Gontijo
077    Transbrasiliana
073    Reunidas Paulista
069    Pluma
065    Nacional Expresso
052    Real Expresso
051    Garcia

Em 2015, no dia 22 de agosto, em dificuldades financeiras, a Empresa apresenta um pedido de recuperação, aceito no dia 2 de setembro de 2015. A Empresa apresenta então o plano de recuperação judicial no dia 26 de outubro de 2015. A recuperação foi homologada no dia 21 de junho de 2017.

Linhas interestaduais em março de 2019

06-0115-00 - Belo Horizonte - Foz do Iguaçu - Convencional  
06-0115-61 - Belo Horizonte - Foz do Iguaçu - Executivo  
07-0027-00 - Niterói - Asunción - Convencional  
07-0028-00 - Rio de Janeiro - Asunción - Convencional  
08-0009-00 - Jundiái - Asunción - Convencional  
08-0010-00 - São Paulo - Asunción - Convencional  
08-0011-00 - São Paulo - Ciudad del Este - Convencional  
09-0078-00 - Foz do Iguaçu - Asunción - Convencional  
09-0079-00 - Foz do Iguaçu - Guarulhos - Convencional  
09-0080-00 - Foz do Iguaçu - Juiz de Fora - Convencional  
09-0081-00 - Foz do Iguaçu - Juiz de Fora - Convencional  
09-0082-60 - Foz do Iguaçu - Rio de Janeiro - Executivo  
09-0083-00 - Foz do Iguaçu - Santos - Convencional  
09-0083-41 - Foz do Iguaçu - Santos - Leito com ar  
09-0083-61 - Foz do Iguaçu - Santos - Executivo  
09-0084-00 - Foz do Iguaçu - São José dos Campos - Convencional  
09-0085-00 - Foz do Iguaçu - São Paulo - Convencional  
09-0086-00 - Foz do Iguaçu - São Paulo - Convencional 
09-0086-61 - Foz do Iguaçu - São Paulo - Executivo  
09-0087-00 - Foz do Iguaçu - São Paulo - Convencional
09-0088-00 - Foz do Iguaçu - Sorocaba (SP) - Convencional  
09-0089-00 - Cascavel - São Paulo (SP) - Convencional   
10-0037-00 - Ijui (RS) - São Paulo (SP) - Convencional
10-0038-00 - Santa Maria - São Paulo - Convencional
10-0038-61 - Santa Maria - São Paulo - Executivo
10-0039-00 - Uruguaiana - Rio de Janeiro - Convencional 
10-0039-61 - Uruguaiana - Rio de Janeiro - Executivo

Em 2019, no dia 28 de março, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Paraná decreta a falência da Empresa. No dia 3 de abril, acatando recursos da Empresa, é suspensa a decretação de falência.

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Foz do Iguaçu (PR) - Belo Horizonte (MG)
Foz do Iguaçu (PR) - Guarulhos (SP)
Foz do Iguaçu (PR) - Juiz de Fora (MG) via BR-393
Foz do Iguaçu (PR) - Juiz de Fora (MG) via Rio de Janeiro (RJ)
Foz do Iguaçu (PR) - Rio de Janeiro (RJ)
Foz do Iguaçu (PR) - Santos (SP)
Foz do Iguaçu (PR) - São Paulo (SP)
Foz do Iguaçu (PR) - São Paulo (SP) via Maringá
Rio de Janeiro (RJ) - Uruguaiana (RS) via BR-153
São Paulo (SP) - Santa Maria (RS)

Linhas internacionais em janeiro de 2020

Jundiaí (SP) - Asunción (Paraguay)
São Paulo (SP) - Asunción (Paraguay)
São Paulo (SP) - Ciudad del Este (Paraguay)
Niterói (RJ) - Asunción (Paraguay)
Rio de Janeiro (RJ) - Asunción (Paraguay)
Foz do Iguaçu (PR) - Asunción (Paraguay)


Rio de Janeiro em 08/12/2018


Sede: Curitiba, PR

CNPJ: 76.530.278/0001-32



REFERÊNCIAS:

Em poucas linhas. Diário do Paraná. Curitiba. 30 novembro 1965.

Expresso Boscatur S/A. Turismo e Passagens. Diário do Paraná. Curitiba. 16 março 1966.

Brasil / Argentina. Manchete. 1972, setembro, 23. Página 115.

Passaporte. Jornal do Brasil. 1973, setembro, 20. Turismo. Página 3.

Pluma. Diário da Tarde. 1975, julho, 28. Página 6.

Rio - Assunção. Diário do Paraná. 1975, dezembro, 25. Primeiro Caderno, página 8.

Rio a Santiago por Rodovia em apenas 70 horas. Diário do Paraná. 1977, abril, 16. Primeiro Caderno, página 6.

Pluma: percurso Rio a Santiago, via Curitiba. Diário do Paraná. 1978, maio, 19. Automóveis e Turismo.

Ônibus para o Paraguai. O Fluminense. 1988, janeiro, 13. Página 11.

Transportadora escolhida. Jornal do Commercio. 1997, maio, 17.  Página 4.

Hoje, nova etapa no transporte rodoviário. Jornal do Comércio. 1998, março, 20. Economia, página 3.

Página oficial da Empresa consultada em 25 de janeiro de 2019

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

Página lançada em 25 de janeiro de 2019.