sábado, 25 de maio de 2019

BR-156

Extensão: 812 Km
Trecho: Laranjal do Jari (AP) - Oiapoque (AP) / Fronteira Guiana Francesa

Histórico

Em 1929, no então Território do Amapá, o General Cândido Mariano Rondon lança o plano de construção da estrada Macapá - Clevelândia.

Em outubro de 1939,  o Ministério da Viação dirige um aviso à Comissão Elaboradora da Proposta Orçamentária para 1940, solicitando a inclusão de verba para o início das obras da Rodovia Macapá - Clevelândia. Em 1944, a rodovia contava com 22 Km abertos ao tráfego.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Macapá - Clevelândia - Oiapoque foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia longitudinal, com a designação BR-15.


Revista Brasil Constrói, dezembro/1949


Em abril de 1950, prosseguia a construção da Rodovia Amapá - Clevelândia, denominada rodovia nacional AP-BR-15, já contando com 339 Km abertos ao tráfego.

Em julho de 1950, é lançada a construção do trecho Oiapoque - Vila de Clevelândia, onde estava sediada a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Fronteiras, às margens do rio Oiapoque. 

No dia 17 de setembro de 1952, é inaugurado mais um trecho da Rodovia Macapá-Clevelândia, com 26 Km de extensão, concluindo a ligação com a localidade de Ambé, distante 78 Km de Macapá.

Em 1956, a rodovia Macapá-Clevelândia, também era conhecida como a BR-15.

Em janeiro de 1957, com a presença do presidente da república, Juscelino Kubitschek, na antiga Rodovia BR-15, é inaugurada a ponte sobre o rio Tartarugal Grande, com 203 metros de extensão, construída pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Em 1960, prosseguia a construção da Rodovia BR-15, ligando Macapá, Clevelândia e Oiapoque.

Em dezembro de 1970, é concluída a pavimentação de um trecho de 300 Km de extensão entre Macapá e a fronteira com a Guiana Francesa. Um trecho de 162 Km já estava pronto para pavimentação. Ainda faltava completar um trecho 210 Km, sendo 160 Km entre São Lourenço e Gurupi, e outro de 50 Km, entre Vila Gurupi e o município de Oiapoque.

Em junho de 1972, a rodovia Macapá - Clevelândia estava implantada até Calçoene, faltando ainda um trecho de 150 Km para ser completada até a fronteira com a Guiana Francesa.

No dia 23 de janeiro de 1986, é inaugurada a ponte Tancredo Neves, sobre o Rio Araguari, substituindo a travessia de balsa.

Em 2009, a rodovia BR-156 no Amapá, segundo o Mapa Multimodal do DNIT do Amapá, só contava com dois trechos pavimentados, o primeiro, entre Macapá e a localidade de Amapá, e o segundo trecho, entre Oiapoque e a reserva indígena Vaçá, com 63 Km de extensão.

No mesmo ano, em função de irregularidades, é paralisada a construção da ponte sobre o rio Jari, entre as localidades de Laranjal do Jari (AP) e Monte Dourado (PA), que deveria ser a primeira ligação rodoviária do Amapá com o resto do país.

Em julho de 2021, a rodovia BR-156 com 812 Km de extensão, só contava com 284 Km pavimentados.

Trecho Sul

Em 31 de maio de 2021, as primeiras máquinas do 8º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército de Santarém chegam a Laranjal do Jari para as obras de pavimentação do trecho sul da Rodovia BR-156. Iniciam as atividades com obras de manutenção da rodovia. O projeto executivo da obra de pavimentação só foi publicado em julho de 2022.

Trecho Norte

Em julho de 2021, são iniciadas as obras de pavimentação e construção de 3 pontes de concreto num trecho de 10 Km de extensão entre Oiapoque e Calçoene, entre os Km 660 e  670.

Trecho Norte da BR-156 em 11/03/2021


Em 25 de agosto de 2023, o governo federal libera R$ 620 milhões para a pavimentação de dois lotes da BR-156, um no trecho norte Macapá-Oiapoque e outro no trecho sul Laranjal do Jari - Macapá.


REFERÊNCIAS:

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 outubro 1939. p.129.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Agosto-Setembro 1950. p.12.

Amapá, Inaugurado mais um trecho rodoviário. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 setembro 1952. 

Viajou para o norte do país o presidente da república. A Noite. 3 janeiro 1957. p.3.

Amazônia uma conquista de nosso tempo. O Observador. Rio de Janeiro. Janeiro de 1960. p.49.

Amapá ganha 300 km asfaltados. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1970. Primeiro caderno, p.20.

Brasil se liga por 20 rodovias a seus vizinhos até fins de 1973. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 junho 1972. Primeiro caderno, p.7.

Sarney no Amapá. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 janeiro 1986. Primeiro caderno, p.3.

FIGUEIREDO, Fabiana. Dnit prevê asfaltar mais 10 quilômetros da BR-156 e construir 3 pontes até o fim do ano no AP. G1 AP. Macapá. 7 julho 2021.

Exército Brasileiro mobiliza tropa do 8º BEC para iniciar pavimentação da BR-156. Diário do Amapá. 04 julho 2022.

Recursos são liberados para pavimentação de mais dois lotes da BR-156. Diário. 25 agosto 2023.

Página lançada em 25 de maio de 2019.