terça-feira, 28 de maio de 2019

BR-354

Extensão: 853,8 Km
Trecho: Engenheiro Passos (RJ) - Cristalina (GO)

Histórico

Em novembro de 1928, é inaugurada uma linha de omnibus entre Paracatu e Patos de Minas.

Em 1938, o Governo Federal lança a construção da Rodovia Areias (SP) - Caxambu (MG), dentro do plano de construção de uma estrada tronco do Rio de Janeiro para os estados de Goiás e Mato Grosso. A rodovia que partia da Estrada Rio-São Paulo, foi solenemente inaugurada, com a presença do presidente da república, no dia 11 de abril de 1939.

Em 20 de janeiro de 1940, a empresa Auto-Metropolitana Organização Rodovia inaugura a linha regular de ônibus Rio de Janeiro - Caxambu.

No primeiro semestre de 1959, foi concluída a pavimentação do trecho da antiga BR-58 entre Caxambu e Edson Passos na Via Dutra, incluindo um ramal pavimentado para São Lourenço.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de implantação e pavimentação do trecho Lagoa Formosa - Estalagem, com 112 Km de extensão.

Em fevereiro de 1972, é aberto ao tráfego o trecho Patos de Minas - Estalagem, também conhecido como Estrada do Milho.

Em 8 de março de 1974, é aberto ao tráfego o trecho Perdões (MG) - Bambuí (MG), com 175 Km de extensão.


REFERÊNCIAS:

Tráfego urbano e inter-urbano. Brazil Ferro-Carril. 22 novembro 1928. p.631.

Inaugurada a estrada Areias - Caxambu. A Batalha. Rio de Janeiro. 12 abril 1939. p.1.

Transportes luxuosos e confortáveis para os veranistas. O Globo. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1940. p.6.

Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Julho 1959. p.47.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

Página lançada em 28 de maio de 2019.