Trecho: Engenheiro Passos (RJ) - Cristalina (GO)
Extensão: 853,8 Km
Histórico
Em novembro de 1928, foi inaugurada uma linha de omnibus entre Paracatu e Patos de Minas.
Em 1938, o governo federal iniciou a construção da rodovia Areias (SP) - Caxambu (MG) primeira etapa da estrada tronco Rio de Janeiro - Goiás - Mato Grosso. A rodovia começava na estrada Rio-São Paulo e foi solenemente inaugurada, com a presença do presidente da república, em 11 de abril de 1939.
Em 20 de janeiro de 1940, a empresa Auto-Metropolitana Organização Rodovia inaugurou a linha regular de ônibus Rio de Janeiro - Caxambu.
No primeiro semestre de 1959, foi concluída a pavimentação do trecho da antiga BR-58 entre Caxambu e Edson Passos na Via Dutra, incluindo um ramal pavimentado para São Lourenço.
Em janeiro de 1970, foi lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de implantação e pavimentação do trecho Lagoa Formosa - Estalagem, com 112 Km de extensão.
Em fevereiro de 1972, foi aberto ao tráfego o trecho Patos de Minas - Estalagem, também conhecido como Estrada do Milho.
Em 8 de março de 1974, foi aberto ao tráfego o trecho Perdões (MG) - Bambuí (MG), com 175 Km de extensão.
REFERÊNCIAS:
Tráfego urbano e inter-urbano. Brazil Ferro-Carril. 22 novembro 1928. p.631.
Inaugurada a estrada Areias - Caxambu. A Batalha. Rio de Janeiro. 12 abril 1939. p.1.
Transportes luxuosos e confortáveis para os veranistas. O Globo. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1940. p.6.
Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Julho 1959. p.47.
Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.
Página lançada em 28 de maio de 2019.
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