quarta-feira, 29 de maio de 2019

BR-470

Extensão: 472,3 Km
Trecho: Navegantes (SC) - Camaquã (RS)

Histórico

Em dezembro de 1949, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem abre concorrência pública para a construção da ponte sobre o rio das Antas, com 236 metros de extensão, na Rodovia Bento Gonçalves - Veranópolis.


Ponte Ernesto Dorneles sobre o Rio das Antas
Município de Bento Gonçalves
Coleção IBGE


A Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como Ponte do Rio das Antas, está localizada no Vale do Rio das Antas, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. A construção da ponte foi iniciada em 1942, a obra foi inaugurada dez anos depois, em 31 de agosto de 1952, pelo então governador do Estado, Ernesto Dornelles. Na época a ponte foi considerada a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. A obra teve tamanha importância que se tornou o símbolo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão-livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros. Foi considerada a maior ponte construída na época, em toda a América. Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de implantação e pavimentação do trecho BR-116 - Campos Novos, com 96 Km de extensão.

Em março de 1972, é aberto ao tráfego o trecho Rio do Sul (SC) - Rodovia BR-116.

Em 2 de agosto de 2016, após 4 anos de obras, é inaugurado o novo acesso à Ilhota, com 2,4 Km de extensão, interligando a rodovia BR-470 à rodovia SC-412, com uma ponte sobre o rio Itajaí-açu de 480 metros de extensão, que substituiu o serviço de balsas local.

Em junho de 2019, é entregue ao tráfego a duplicação do trecho Gaspar - Ilhota, com 8 Km de extensão.

No dia 28 de janeiro de 2021, é entregue ao tráfego o viaduto de acesso aos municípios de Indaial e Timbó.

Em 15 de dezembro de 2021, a DNIT liberou ao tráfego o viaduto de acesso a Ilhota, na altura do Km 22 da BR-470.

Em 22 de junho de 2022, foram iniciadas as obras de construção da nova ponte sobre o rio das Pombas no perímetro urbano de Pouso Redondo. Posteriormente a ponte antiga será demolida.

Em março de 2023, o DNIT anuncia o início dos estudos para duplicação do trecho entre os municípios de Indaial e Pouso Redondo na região do Alto Vale do Itajaí. Enquanto prosseguiam as obras de duplicação do trecho entre Navegantes e Indaial.

Em abril de 2023, o DNIT iniciou as obras de pavimentação da duplicação do primeiro lote da Rodovia BR-470 com 4 quilômetros de extensão, localizado na altura do Km 9.

Em 12 de abril de 2023, foram entregues ao tráfego 3 viadutos das obras de duplicação da BR-470, localizados nos quilômetros 22 (Ilhota), 42 (Gaspar) e 67 (Indaial). Na mesma ocasião foi entregue a duplicação de um trecho de  6,2 quilômetros de extensão, sendo 3,7 Km em Navegantes e 2,5 Km em Indaial.

Em junho de 2023, foi entregue ao tráfego o viaduto próximo ao Restaurante La Terra, na altura do Km 38. O trecho estava em obras há 5 anos.

Em 4 de agosto de 2023, após pressão da população e empresários, o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysso Rodrigo de Andrade, anunciou que o projeto de duplicação da BR-470 seria ampliado até Curitibanos. O projeto em andamento contemplava a duplicação do trecho Navegantes - Indaial

Em 28 de dezembro de 2023, o DNIT publicou no Diário Oficial da União o edital de licitação para a contratação dos projetos de engenharia para a execução das obras de duplicação do trecho de  228 km de extensão da BR-470 entre Indaial (Km 73) e Campos Novos (BR-282).

Em 27 de março de 2024, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos de elaboração dos projetos básicos e executivos da ponte sobre o rio Jacuí e dos contornos rodoviários das cidades de Triunfo e São Jerônimo. Obra aguardada há 60 anos pela população local que até hoje realiza a travessia por balsas.

Em 18 de abril de 2024, foi entregue ao tráfego o novo viaduto da BR-470 sobre a BR-101.

 
Novo Viaduto da BR-470 sobre a BR-101
Foto DNIT


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Janeiro 1950. p.9.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

Primeiros oito quilômetros da duplicação da BR-470 serão entregues semana que vem. O Município. 28 maio 2019.

ASSIS, Evandro. Duplicação da BR-470: viaduto de Indaial será liberado ao tráfego. NSC Total. 27 janeiro 2021.

Dnit entrega viaduto de acesso a Ilhota. Jornal Razão. 16 dezembro 2021.

DNIT inicia serviços para construção de nova ponte na BR-470/SC. DNIT. 22 junho 2022.

BREHMER, Isadora. DNIT estuda ampliar a duplicação da BR-470 até o Alto Vale. Jornal de Pomerode. 20 março 2023.

SILVA Régis. DNIT inicia pavimentação da BR-470. Mobilidade Floripa. 10 abril 2023.

IGOR, Renato. Duplicação da BR-470 até Curitibanos é confirmada pelo DNIT. NSC Total. 04 agosto 2023.

Deputada Ana Paula Lima anuncia licitação do projeto de duplicação da BR-470 de Indaial a Campos Novos. Informe Blumenau. 01 janeiro 2024.

Dada largada para início da elaboração dos projetos do Contorno Rodoviário e ponte sobre o Rio Jacuí, na BR-470/RS. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 27 março 2024.

Página lançada em 29 de maio de 2019.