sábado, 26 de dezembro de 2020

Andorinha

Empresa Andorinha de Silva, Pissini & Cia
Empresa de Transportes Andorinha S.A.

Desde 1948

Institucional
Página oficial em 26/12/2020

Nossa História
 
Há décadas, percorrer as grandes distâncias no Oeste Paulista era uma tarefa árdua para muitos trabalhadores, que frequentemente faziam o caminho a pé. Foi para mudar essa realidade que, no dia 5 de junho de 1948, nasceu a Andorinha. No início, a demanda era atendida com uma jardineira, comprada por José Lemes Soares, fundador da empresa. Mas, com o passar do tempo, as tradicionais jardineiras foram substituídas de forma gradual por ônibus cada vez mais modernos, que ampliaram a área de atuação e o conforto oferecido aos passageiros.
 
Atualmente, a Andorinha emprega mais de 1200 funcionários, contando com 320 agências distribuídas nas cidades atendidas pelas rotas. Para dar suporte a tudo isso, 18 garagens estrategicamente localizadas, que contam com estrutura moderna e profissionais especializados, para garantir a manutenção da frota que hoje conta com centenas de ônibus. Somado a tudo isso, são mais de 3,7 milhões de quilômetros percorridos, com uma média de 220 mil passageiros transportados todos os meses em rotas nacionais e internacionais. Tudo para garantir a cada passageiro a melhor companhia para uma boa viagem.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 5 de junho de 1948, na cidade de Presidente Prudente (SP) com a razão social Empresa Andorinha de Silva, Pissini & Cia, pelos sócios José Lemes Soares e Sérgio Lopes da Silva que se uniram a Antonio Pissinim que já operava as linhas Presidente Prudente - Porecatu e Presidente Prudente - Presidente Venceslau com jardineiras Ford.

A Andorinha inicia suas operações na linha Presidente Prudente - Presidente Venceslau, com cerca de 58 Km de extensão em estrada de terra.

Pouco tempo depois, após Mario Eugenio adquirir as ações de Antonio Pissinin e a entrada de Walter Montanha Peixoto da Silva, a sociedade se transforma na Empresa de Transportes Andorinha.

Em 1949, a empresa inicia seu plano de expansão adquirindo empresas concorrentes passando a atender as cidades de Centenário, Guaraci, Itaguajé, Colorado e Paranacity no norte do Paraná.

Em 1950, já com frota de 30 veículos, implanta uma linha para Lupionópolis no Paraná, que cruzava o rio Paranapanema através do serviço de balsa em Porto Aniz Abud. 

Na mesma época a Andorinha adquire a Empresa Ceará de propriedade da família de Mario Eugênio que passa a dirigir a empresa junto com José Lemes Soares e Sérgio Lopes da Silva.

Dando prosseguimento ao seu plano de expansão no norte do Paraná, a Andorinha, com apoio do industrial Fausto Leitão proprietário do serviço de balsa do Porto de Taquaruçu, passa a servir as cidades de Cruzeiro, Uniflor, São João, Santo Antonio, Mandaguaçu, entre outras.

Em 1953, a empresa foi transformada em sociedade anônima. 

Na década de 1950, inaugura suas primeiras linhas no estado do Mato Grosso ao comprar as empresas que operavam as linhas Porto XV - Dourados e Porto XV - Campo Grande, passando a atender as cidades de Bataguaçu, Rio Brilhante, Nova Andradina, Fátima do Sul e Ponta Porã.

Na primeira metade da década de 1960, a Andorinha ganha a concessão da linha Presidente Prudente - São Paulo, cujo único trecho asfaltado ligava Sorocaba à capital. Em 1965, inaugura a linha Presidente Prudente - Bauru, via Assis e Marília.  

Ainda em 1965, a linha Presidente Prudente - Mato Grosso passa a ser operada em conjunto com a Viação Motta. A Andorinha operava o trecho Presidente Prudente - Presidente Epitácio, onde os passageiros embarcavam nos ônibus da Motta para Mato Grosso.

Em 1967, um grupo de empresários mineiros passam a fazer parte da empresa, liderados por Dimas José da Silva. 

Em 1970, a Andorinha associa-se com a Rápido Mato Grosso formando a Viação Mato Grosso, que incorpora as empresas Baleia e Viação Atlas, concessionária da linha Campo Grande - Rio de Janeiro.

No mesmo ano a Andorinha adquire a Viação Marasul dos Irmãos Silva Braga, com linhas para o Paraná, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, a partir de Santo Anastácio.


Ciferal Líder ano 1972


Após a Andorinha incorporar em definitivo a Viação Mato Grosso, a empresa inicia sua expansão para o norte inaugurando a linha Cuiabá - Porto Velho.


Alto Madeira, 06/01/1976
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Rodovia BR-364 em Rondônia


Em 1979, a empresa cede 3 linhas ao Rápido Flamingo, visando se dedicar às linhas mais longas.

Em 1980, a Andorinha adquire a empresa Solitur, com sede em Manaus e frota de 51 ônibus, concessionária de linhas intermunicipais e interestaduais, inaugurando a linha internacional linha Manaus - Santa Elena (Venezuela) via Boa Vista.


Linha Rio de Janeiro - Campo Grande na Rodoviária Novo Rio em julho de 1982


No dia 2 de outubro de 1982, inaugura a linha Presidente Prudente (SP) - Santos (SP).

Em maio de 1983, após a conclusão da pavimentação do trecho Cuiabá - Porto Velho da Rodovia BR-364, as empresas Andorinha e Eucatur inauguram a linha Cascavel (PR) - Porto Velho (RO), com 3.070 Km de extensão.

Na mesma época a Andorinha inaugura a linha Londrina (PR) - Cuiabá (MT).

Segundo levantamento da revista As Maiores dos Transportes, publicada em setembro de 1988, a Andorinha era a oitava empresa do setor de transportes rodoviário de passageiros em patrimônio líquido e a décima em faturamento, com 380 ônibus e 18 garagens, transportando anualmente cerca de 10 milhões de passageiros. Suas linhas cobriam os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima e até Santa Helena na Venezuela e Puerto Soares na Bolívia.

Em 5 de setembro de 2018, é autorizada pela ANTT a operar a linha internacional São Paulo – Santa Cruz de  la Sierra (Bolívia), já explorada pela Empresa de Transporte La Preferida S.A. Na época a Andorinha já explorava a linha internacional São Paulo - Puerto Suarez (Bolívia).

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Presidente Prudente (SP) - Maringá (PR)
Presidente Prudente (SP) - Loanda (PR)
Londrina (PR) - Florínea (SP)
Maringá (PR) - Tangará da Serra (MT)
Maringá (PR) - Cuiabá (MT)
São Paulo (SP) - Cuiabá (SP)
São Paulo (SP) - Tangará da Serra (MT)
São Paulo (SP) - Campo Grande (MS)
São Paulo (SP) - Corumbá (MS)
Brasília (DF) - Porto Velho (RO)
Campinas (SP) - Campo Grande (MS)
Rio de Janeiro (RJ) - Campo Grande (MS)
Campo Grande (MS) - Cuiabá (MS)

Linhas internacionais em janeiro de 2020

Rio de Janeiro (RJ) - Puerto Suarez (Bolívia)
São Paulo (SP) - Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

Em maio de 2020, a Empresa inova ao renovar parte de sua frota com 9 ônibus de dois pisos modelo Marcopolo Paradiso 1800 DD, junto de nova identidade visual  de cor azul marinho com detalhes em laranja.


Novos ônibus de dois pisos em 2020


No dia 13 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes (ANTT) defere o pedido da empresa para implantação da linha Umuarama (PR) - São Paulo (SP) via Londrina (PR). A linha é inaugurada no dia primeiro de fevereiro de 2021,

No dia 15 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza a empresa a implantar a linha São Paulo (SP) - Curitiba (PR), concorrendo com as empresas Catarinense, Itapemirim, Cometa, Expresso Transportes, Ouro e Prata, Eucatur e Nossa Senhora da Penha. A linha é inaugurada no dia 15 de fevereiro de 2021, com serviço non-stop, sem paradas intermediárias, diminuindo em 30 minutos o tempo de viagem.

No dia primeiro de março de 2021, inaugura a linha Presidente Epitácio (SP) - Curitiba (PR), via Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR).

Em 31 de maio de 2021, recebe autorização da ANTT para operar a linha Maringá (PR) - Franca (SP), com seções em Arapongas (PR), Jandaia do Sul (PR), Londrina (PR), Mandaguari (PR), Marialva (PR), Rolândia (PR), Ribeirão Preto (SP), Araraquara (SP), Bauru (SP), Jaú (SP) e Ourinhos (SP).

Em 2 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a operar a linha Umuarama (PR) - Campinas (SP), com seções em Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Maringá, Londrina, Ourinhos, Rio Claro, Limeira, Piracicaba e Americana.

Em 7 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a operar duas novas linhas: Maringá (PR) - São Paulo (SP), via Londrina (PR) e Maringá (PR) - Rio de Janeiro (RJ), com seções em Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Cambará, Ourinhos, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida e Resende.

Em primeiro de dezembro de 2021, através da Decisão nº 628, é autorizada pela ANTT a implantar a linha convencional Maringá (PR) - São Paulo (SP), prefixo 08-0335-00,

Em 3 de dezembro de 2021, através da Decisão nº 634, é autorizada pela ANTT a implantar a linha convencional Curitiba (PR) - Presidente Prudente (SP)prefixo 08-0335-00, com seções em Londrina e Ponta Grossa.

Em 25 de maio de 2022, foi autorizada pela ANTT a suprimir a linha convencional Presidente Prudente (SP) - Curitiba (PR) prefixo 08-0335-00.

Em 14 de junho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Cuiabá (MT) - Maringá (PR) prefixo 11-0085-00.

Frota

1950          30
1976        164
1977        144
1978        247
1979        276
1988        380


Inauguração da linha Umuarama (PR) - São Paulo em 01/02/2021


Sede: Presidente Prudente, SP

CNPJ: 55.334.262/0001-84




REFERÊNCIAS:

Viação Andorinha inaugura ligação Santos-Prudente. A Tribuna. Santos. 4 outubro 1982.

Novas linhas de ônibus ligando Paraná a Rondônia e Mato Grosso. Alto Madeira. Porto Velho. 13 maio 1983. p.6.

REIS, Francisco Célio. Andorinha: renovando para fazer verão. Transporte Moderno. Caderno Regional. Janeiro 1989. p.10. 

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

Viação Andorinha renova com novos ônibus DD e traz nova identidade visual. Revista do Ônibus. 20 maio 2020.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza mercados para as empresas Garcia, Progresso, Andorinha, Expresso Itamarati, Princesa do Norte, Gadotti, Expresso Adamantina, THS Transportes e Darlan. Diário do Transporte. 31 maio 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Primar a implantar linha Angra-São Paulo, e Andorinha a operar mercados no interior do Paraná e São Paulo. Diário do Transporte. 2 junho 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza Andorinha a operar vários mercados de Maringá e Londrina para Rio de Janeiro e São Paulo. Diário do Transporte. 7 junho

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza linhas e mercados para Viação Santa Cruz, Andorinha, Gontijo e Venâncio. Diário do Transporte. 01 dezembro 2021.

SILVA. Luciano Lourenço. ANTT atende solicitações das empresas Progresso, Consórcio Guanabara, Andorinha, Santa Cruz e Catarinense. Ônibus e Transporte. 03 dezembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a pedidos da Gontijo, Real Expresso, Andorinha, Guanabara, Planalto, 1001, Consórcio Guanabara e Trans Acreana. Diário do Transporte. 25 maio 2022.