segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Novo Horizonte

Viação Novo Horizonte Ltda.
Desde 1958

Institucional
Página oficial da empresa em 2020

A Estrada para um Novo Horizonte

Apesar de ter nascido e sido criado em Paramirim, na Bahia, a cidade de Novo Horizonte foi onde seu Edgar Abreu Magalhães escolheu morar, por volta de 1955, pra iniciar uma vida de muito trabalho, aos 20 anos. E foi onde tudo deu certo em sua intensa trajetória. “Foi lá que comecei uma vida bem começada, no garimpo, viajando pro Rio de Janeiro pra vender cristais, depois trabalhando como dentista prático, extraindo dentes e fazendo dentaduras”, conta Seu Edgar, muito lúcido no alto dos seus 88 anos.

Foi lá também que começou sua aproximação com o universo dos transportes, primeiro com carro de boi, transportando mercadorias sobre duas rodas, depois com transporte de materiais de construção e outros produtos estocados em caminhões, até passar ao pau de arara, um típico transporte de passageiros improvisado sobre a carroceria de caminhões, com tábuas que servem de assento, uma lona como cobertura e que, na época, era utilizado para transportar pessoas da região Nordeste para o Sudeste, especialmente com destino a São Paulo. Seu Edgar fazia um trajeto que, normalmente, saia de Novo Horizonte até Monte Azul, em Minas Gerais, e, de lá, até a capital paulista, em viagens que duravam até oito dias. “Foi a necessidade do caminho”, explica. "Naquela época, se você queria ir pra Brumado ou se você queria ir pra outro estado, era em cima de um caminhão e em estradas sem nenhum asfalto”.

Só depois de muito realizar o trajeto no interior das cidades com caminhões (ele chegou a possuir uma frota de seis pesados veículos, uma raridade na época), seu Edgar adentrou no mercado dos ônibus, uma continuação quase que natural do transporte de passageiros. “Foi um acontecimento levando a outro, sempre progredindo”, relembra ele. Não à toa, o nome escolhido para sua empresa faz homenagem à cidade que o acolheu e também representava, ali, a perspectiva de uma vida nova, um novo futuro, já que, em suas recordações, ele diz que o melhor ramo de atividade que ele vislumbrou para ter uma renda foi o de transporte de pessoas. Nesta época, no final dos anos 50,seu Edgar foi, por exemplo, um dos pioneiros a transportar pessoas e mercadorias pela ainda rudimentar rodovia Rio-Bahia. 

Em Monte Azul ele descobriu pessoas que construíam, sobre a carroceria dos caminhões, os primeiros formatos de ônibus, na época conhecidos como jardineiras. O capô destes transporte será similar ao do caminhão, mas ao fundo eram instalados assentos um pouco mais confortáveis e coberturas mais estruturadas. Hoje é um veículo quase extinto, no entanto, à época, bastante utilizado para realizar trajetos de média e longa distância das localidades do interior às grandes cidades, já que era um veículo resistente às estradas de terra.

A cada época, suas transformações

Seu Edgar, entretanto, deu um salto no avanço dos transportes. Ele preferiu apostar em autocarros ainda mais próximos da ideia dos ônibus como conhecemos. Vendeu parte da frota de caminhões, transformou outra parte em ônibus, mas também investiu em novos modelos em que cabiam até 60 pessoas, vislumbrando, inclusive, as transformações que aconteciam na infraestrutura das estradas brasileiras. "Eu sempre fui melhorando os transportes de acordo às mudanças da época”, confirma. 

Em todo esse período, seu Edgar já havia passado por diversas mudanças de sedes com sua empresa que começava ase instalar como transporte intermunicipal: Novo Horizonte, Ibiajara, Santa Maria do Ouro, Caetité, Brumado, Vitória da Conquista e São Paulo, acompanhando um trajeto muito próprio dos nordestinos no fluxo dos idos anos 60. Sua frota de ônibus, que inicialmente contava em dois veículos, passou para quatro, depois para seis, dez, vinte, até ultrapassar a marca de cem ônibus. Paralelo a estas aquisições, a Novo Horizonte também adquiriu cerca de dez empresas já instaladas em algumas regiões, para aproveitar a estrutura estabelecida e ampliá-la. Já entre as empresas concorrentes, muitas delas surgidas num mercado desbravado pela Novo Horizonte neste período, poucas permanecem ou têm história tão pujante quanto à viação criada por seu Edgar.

A capilaridade da empresa, traço desse olhar visionário do longevo empresário, fez com que ela ampliasse o foco no transporte intermunicipal para alcançar o caráter das viagens interestaduais. Antes disso, porém, uma conquista curiosa: a empresa, que já estava estabelecida em viagens do interior da Bahia para São Paulo no início da trajetória, nunca havia firmado uma linha direta para Salvador. Com toda a estrutura organizacional montada, com equipes de gestão, motoristas, agências, vendedores, pontos de venda, local fixo, e em franca expansão nos anos 70, a Novo Horizonte alcançou a capital baiana. “Meu sonho era ir pra Salvador. Então, pelo Detran, na época, consegui, finalmente, uma linha do sertão para o litoral”, lembrou.

Além do Horizonte

Paralelo aos avanços regionais, a Novo Horizonte passou a investir no conforto e bem-estar dos passageiros, adquirindo ou trocando sua frota para ônibus mais confortáveis, espaçosos, arejados, com janelas mais amplas, bagageiros mais seguros e reservados, estofados mais bem acolchoados, poltronas reclináveis, carrocerias feitas com tecnologias mais avançadas, no que, nos anos 80, os passageiros podiam escolher entre viajar numa opção Executiva ou no novíssimo ônibus Leito.

No final dos anos 80, seu Edgar ganhou um apoio inestimável aos novos tempos: o filho Isac Azevedo Magalhães, que voltava de sua formação universitária em Brasília, passou a fazer parte do chamado Grupo Abreu Magalhães, assumindo funções administrativas. “Eu disse a ele: eu te criei durante parte da vida, agora você é quem tem que me criar”, conta, sorrindo. A esta altura, na metade da década de 90 e mantendo-se como efetiva nas transformações do transporte rodoviário de pessoas na Bahia -fazendo, inclusive, parcerias com empresas de renome como a Petrobras -, a Novo Horizonte (e suas associadas) já possuía linhas que ligavam as cidades do interior a algumas das principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, e sua frota já atingia cerca de 500 ônibus.

A Viação Novo Horizonte, com seus característicos ônibus nas cores azul e amarelo-creme, chegou aos anos 2000 como uma das maiores empresas de transportes rodoviários do Brasil, com mais de 2.200 funcionários, cerca de 800 ônibus e, só na Bahia, cerca de 130 linhas estabelecidas, além de investir em outros serviços, como o de fretamento.

Hoje, seu Edgar Abreu Magalhães avalia a sua vida como uma importante travessia numa estrada cheia de passagens inesquecíveis. “Cada etapa da minha vida foi fundamental. Da época que eu viajava em carro de boi, que trabalhei no garimpo, passando pelas noites em que dormi embaixo de caminhão no meio da mata, até chegar aos momentos atuais, enfrentando também períodos de crise, sempre estive firme, com apoio total da minha esposa, com quem casei aos 36 anos, e da minha família”, diz, com os olhos vidrados na janela da memória. “O melhor tempo que passei na minha vida, uma vida longa, sempre foi trabalhando e trabalhei pra ser feliz. Não foi pra ir ganhar dinheiro não. Porque a felicidade de alguém, na verdade, é viver bem”.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada na segunda metade da década de 1950, na cidade de Novo Horizonte, Bahia.

Em 2017, a Novo Horizonte apresenta seus 6 primeiros ônibus de dois pisos configurados para 60 passageiros, sendo 12 poltronas tipo leito no piso inferior e 48 tipo executivo no piso superior.


Desembarque na rodoviária de Cuiabá em 08/08/2018 
Linha Alta Floresta - Cuiabá


Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Itumbiara (GO) - Santa Maria da Vitória (BA)
Ceres (GO) - Barra do Garças (MT)
Anápolis (GO) - Filadélfia (TO)
Brasília (DF) - Nova Veneza (GO)
Brasília (DF) - Valença (BA)
Brasília (DF) - Pirapora (MG)
Brasília (DF) - Montes Claros (MG)
Brasília (DF) - João Pinheiro (MG)
Brasília (DF) - Januária (MG) via Pirapora
Goiânia (GO) - Pedro Afonso (TO)
Goiânia (GO) - Filadélfia (TO)
Goiânia (GO) - Santa Maria da Vitória (BA)
Goiânia (GO) - Barreiras (BA)
Imperatriz (MA) - Couto de Magalhães (TO)
Presidente Dutra (MA) - Porto Nacional (TO)
Palmas (TO) - Salvador (BA)
Mosquito (TO) - Peixoto de Azevedo (MT)
São Paulo (SP) - Ipupiara (BA)
São Paulo (SP) - Macaúbas (BA) via Botuporã
São Paulo (SP) - Ibipitanga (BA) via BR-381
São Paulo (SP) - Caetité (BA)
São Paulo (SP) - Brumado (BA)
São Paulo (SP) - Abaíra (BA)
São Paulo (SP) - Abaíra (BA) via Tanhaçu
Nanuque (MG) - Itanhém (BA)
Eunápolis (BA) - Guarará (MG)
Itamaraju (BA) - Guarará (MG)
Teixeira de Freitas (BA) - Guarará (MG)
Aracaju (SE) - Paripiranga (BA)
Mucuri (BA) - Juiz de Fora (MG)
Itaberaba (BA) - Volta Redonda (RJ)
Ilhéus (BA) - Campanário (MG)
Ibirapuã (BA) - Serra do Aimorés (MG)
Vitória da Conquista (BA) - São João do Paraíso (MG)
São Luís do Curu (CE) - Açailândia (MA)
Itapagé (CE) - Guaraí (TO)

Algumas linhas Intermunicipais

Brumado (BA) - Iramaia (BA)

Em 29 de julho de 2021, é autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Decisão Supas nº 395, a implantar a linha Montes Claros (MG) - Brasília (DF)com prefixo 06-0501-00, com seções em Pirapora e João Pinheiro.

Em 30 de setembro de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 541, a implantar a linha convencional São Paulo (BA) - Ipupiara (BA), prefixo 08-0329-00, com seções em Caetité, Ibipitanga, Macaúbas e Rio do Pires.

Em 28 de janeiro de 2021, através da Decisão Supas nº 65, foi autorizada a implantar a linha de ônibus executivo Januária (MG) - Brasília (DF), prefixo 06-0523-60, com seções em Montes Claros, Pirapora e João Pinheiro.

Em 31 de outubro de 2022, um incêndio na garagem da Novo Horizonte de Vitória da Conquista destrói 85 ônibus, apenas 25 veículos foram preservados.
 

Linha Brumado (BA) - São Paulo (RJ) em 16/06/2019. Carro 1021711 modelo Marcopolo Paradiso 1200 G7 com chassi Mercedes-Benz O-500 RS


Sede: São Paulo, SP

CNPJ: 60.829.264/0001-84



REFERÊNCIAS:

BAZANI, Adamo. Pela primeira vez, Novo Horizonte vai operar ônibus de dois andares. Diário do Transporte. 29 maio 2017. 

Página oficial da Empresa consultada em 21 de dezembro de 2020.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. Novo Horizonte recebe autorização da ANTT para implantar linha Montes Claros (MG)-Brasília. Diário do Transporte. 29 julho 2021.

PELEGI, Alexandre. Novo Horizonte e Real Expresso recebem autorização da ANTT para implantação de linhas. Diário do Transporte. 30 setembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linhas para Garcia, Guanabara, Real Expresso, Consórcio Federal e Novo Horizonte. Diário do Transporte. Rio de Janeiro. 28 janeiro 2022.