sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

BR-493

Extensão: 121 Km
Trecho: Itaguaí - Manilha

Histórico

Em outubro de 1943, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro, finaliza o serviço de terraplenagem da ligação entre a rodovia Tronco Norte (Niterói-Rio Bonito) até a localidade de Magé, totalizando 21 Km, dentro do Plano Rodoviário estabelecido de ligação entre Niterói e a capital federal. A estrada atravessava uma região pantanosa, numa extensão de 13 km entre as localidades de Itambi e Magé, que exigiu a construção de canais laterais de onde era retirado o material para aterro.

Em março de 1944, o trecho Magé - Manilha, completando o contorno da Baia de Guanabara estava praticamente concluído faltando apenas a construção das pontes sobre os rios Macacu, Guapi e Estação Ecológica da Guanabara.

Em setembro de 1944, a rodovia ligando Mangaratiba à estrada Rio-São Paulo com 50 Km de extensão, ainda em obras, já contava com 38 Km abertos ao tráfego.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Manilha - Rodovia Rio-Petrópolis foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de ramal, com a designação BR-73, coincidindo com o trecho Manilha - BR-040  da atual rodovia BR-493.

Em 8 de agosto de 1947, finalmente, é inaugurado o trecho Magé - Itambi - Manilha, concluindo o contorno da Baía de Guanabara.

No primeiro semestre de 1959, é inaugurada a pavimentação do trecho entre a rodovia Rio-Teresópolis e a localidade de Sernambetiba.

Em dezembro de 1970, prosseguiam as obras de duplicação do trecho de 22 Km entre a Rodovia Rio-Petrópolis e Santa Guilhermina, que contava com fluxo diário de 15 mil veículos. O trecho passou a receber maior fluxo de veículos após a pavimentação da rodovia Rio Bonito - Araruama (RJ-51), facilitando o acesso à região dos Lagos.

Em janeiro de 1978, o DNER inicia cobrança na Praça de Pedágio da Rodovia Rio-Teresópolis.

Em 18 de dezembro de 2002, inauguração do Viaduto de Manilha, projetado em 1974, localizado no entroncamento das rodovias Rio - Manilha (BR-101), BR-493 (Magé) e RJ-104 (Itaboraí - Niterói), com custo de 2,7 milhões de reais.

Em agosto de 2007, é concluído o projeto básico do Arco Metropolitano. Em 21 de julho de 2007, foram iniciados os estudos para obtenção da licença ambiental junto aos técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – Feema. A licença só seria liberada após aprovação da Feema e da população em Audiência Pública. A abertura da licitação para construção estava prevista para novembro de 2007.

Em 30 de janeiro de 2008, a secretaria de obras do Estado anuncia os nomes das empresas habilitadas para a próxima etapa do processo de licitação das obras de construção e pavimentação dos 70,9 Km do Arco Metropolitano, entre Itaguaí e Duque de Caxias.

Em 26 junho de 2008, início das obras de  construção do Arco Rodoviário, com 145 km de extensão, orçado em R$ 1,4 bilhão. A entrega do primeiro trecho, com 25 km de extensão, estava prevista para julho de 2010.

Em primeiro de julho de 2014, com quase 4 anos de atraso, finalmente é inaugurada a primeira etapa do Arco Metropolitano, com 71,2 km de extensão, entre  a rodovia BR-040, em Duque de Caxias, e a rodovia BR-101 em Itaguaí.

Em 9 de julho de 2021, são retomadas as obras de duplicação do trecho Manilha - Santa Guilhermina (Magé), iniciadas em 2014 e paralisadas desde 2018.

Em 19 de maio de 2022, foi concluída a construção de 3 passagens inferiores no trecho Magé-Manilha, eliminando pontos críticos ao longo de 6 km da rodovia.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Setembro 1944. p.44.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Julho 1959. p.47.

Ministro inspeciona a Rio-Teresópolis. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 29 dezembro 1970. p.2.

DNIT retoma as obras na Rodovia Manilha-Magé (BR-493). O São Gonçalo. São Gonçalo. 9 julho 2021.