domingo, 7 de fevereiro de 2021

Expresso Caxiense

Expresso de Transportes Caxiense Ltda.
Expresso Caxiense de Transportes Ltda.
Expresso Caxiense S.A.

Desde 1938

Institucional
Página oficial em 07/02/2021

Fundação 

No ano de 1938, em um depósito da empresa Meletti Cantergiani, na Rua Marechal Floriano, imediações da rua Os 18 do Forte em Caxias do Sul, alguns proprietários de caminhões cansados dos problemas como a falta de cargas e por consequência a dificuldade de sobrevivência, decidiram organizar uma espécie de cooperativa.

Unidos resolveram: manter dois depósitos, um em Caxias do Sul e outro em Porto Alegre; montar uma oficina e passaram a adquirir peças de reposição e combustível em quantidade para maior vantagem no rateio destes e de outros itens dos seus custos de operação.

Eram 13 proprietários de caminhões aos quais se juntaram mais 11 associados que um pouco mais tarde, a primeiro de agosto, firmaram um contrato de constituição da Expresso Caxiense de Transportes Ltda., nome sugerido pelo primeiro gerente da empresa, Armando José Pilla, com o capital inicial de cento e noventa e oito contos de réis.

Em dezembro de 1939, inicia as operações de sua  primeira linha de ônibus, ligando Caxias do Sul a Porto Alegre.


A Época, 14/09/1947

Divulgação


A Caxiense foi a primeira empresa a transportar mercadorias por via rodoviária, entre Caxias do Sul e São Paulo. Em 27 de março de 1969, cerca de 30 anos depois da fundação a primeira razão social foi alterada para Expresso Caxiense S/A.

O Transporte de Passageiros

Baseados na impossibilidade de concorrer com o transporte ferroviário no transporte de cargas, a Expresso Caxiense decidiu tentar o transporte de passageiros entre Caxias do Sul e Porto Alegre, pois as viagens de trem eram demoradas, cansativas e desconfortáveis.

O percurso entre Caxias e Porto Alegre era muito acidentado. Durante e depois das chuvas, a areia da estrada transformava-se em lodaçal em que os veículos atolavam com frequência. Quando isso acontecia, os próprios passageiros tiravam o paletó, arregaçavam as mangas e ajudavam a livrar o ônibus. Cada viagem durava, em média, de 6 a 8 horas, pela estrada "Júlio de Castilhos", mais ou menos com o traçado da atual São Vendelino.

Na época os motoristas da Caxiense exerciam relevante função social. Dirigiam os veículos e cumpriam as missões de "anjos da guarda" de estudantes que lhes eram confiados pelas respectivas famílias. Em geral, eram conduzidos até a porta dos endereços em que hospedariam-se. Transportavam pequenas encomendas, recados no estilo de correio e faziam compras sob encomendas na capital do Estado.

Curiosidades

Serviço Classe "A"

De 1952 à 1956 a empresa manteve entre Caxias do Sul e Porto Alegre um serviço classe "A" de Limousines, precursoras do Executivo.

O Serviço Classe "A" consistia em recolher os passageiros em casa e os deixavam nos endereços desejados.

Pioneiro do Litoral

O pioneirismo no transporte de passageiros para o litoral, citado anteriormente, trouxe reveses como o de perder veículos na areia da praia, ou dentro do mar, como nos mostra a foto tirada em 1956.

Divulgação


Os importados Coach GM

No ano de 1948, foram importados, dos EUA, os primeiros Coach GM. Os ônibus possuíam motor traseiro, eram mais rápidos, mais confortáveis e tinham maior estabilidade, além de possuírem para-brisas escuros do mesmo tom dos óculos dos garotos da época, o que lhes rendeu o apelido de "gostosões".

GM Coach inaugurados em 21/01/1949 na  linha direta entre Caxias do Sul e Porto Alegre


Quando chegaram, foram recebidos com festa na entrada da cidade e inúmeras pessoas, de Caxias do Sul e Porto Alegre, viajavam entre as duas cidades só para desfrutar da sensação de passear em veículo tão moderno. Do primeiro deles, foi motorista Guido Nichele.

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, fundada em primeiro de agosto de 1938, na cidade de Caxias do Sul (RS).

Inicia suas operações no segmento de transporte de cargas encomendas, principalmente entre Caxias do Sul e Porto Alegre.

No dia 28 de maio de 1939, são inauguradas as novas instalações da empresa, localizada na rua Feijó Junior, 909, próximo à Igreja de São Pelegrino.

Em agosto de 1939, as empresas de transportes Auto Transportes Thompson, de propriedade de Germano P.Thompson, e a Expresso de Transportes Caxiense Ltda, de propriedade de diversos cotistas, fundem-se, formando a empresa Expresso Caxiense de Transportes Ltda.

Em julho de 1949, as empresas Expresso Guarany e  Autoviação Cruzeiro são incorporadas ao Expresso Caxiense, que passa a contar com frota de 20 ônibus, sendo 6 da Guarany e 4 da Cruzeiro.

Os antigos horários da Autoviação Cruzeiro, na linha Caxias do Sul - Porto Alegre e da Expresso Guarany, na linha Caxias do Sul - São Francisco de Paula, já sob o comando da Expresso Caxiense, permaneceram inalterados.

Em dezembro de 1948, a empresa recebe dois novos ônibus GM Coach para operação na linha Caxias do Sul - Porto Alegre. Os novos carros, cada um avaliado em Cr$ 450.000,00, contavam com ar-condicionado, vidros ray-ban e capacidade para 33 passageiros.

A Época, outubro de 1949


Linhas em janeiro de 1949:

Caxias do Sul - Porto Alegre
Caxias do Sul - São Francisco de Paula, via Nova Petrópolis
Caxias do Sul - São Francisco de Paula, via Lajeado Grande

Linhas em 1950:

Caxias do Sul - Porto Alegre
Caxias do Sul - São Francisco de Paula, via Nova Petrópolis
Caxias do Sul - São Francisco de Paula, via Lajeado Grande
Caxias do Sul - Vila Seca
Rio Grande - Pelotas
São Francisco de Paula - Jaquirana


O Pioneiro, 29/11/1958


Em fevereiro de 1959, a Expresso Caxiense adquire os primeiros monoblocos Mercedes Benz O-321.

O Pioneiro, 07/02/1959


No dia 9 de janeiro de 1961, inaugura a linha internacional Caxias do Sul - Uruguay - Argentina, em caráter experimental, passando pelas cidades de Porto Alegre, Pântano Grande, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Aceguá Mello, Trinta y Trez, Pan de Azucar, Minas, Montevideo e Colonia, com conexão hidroviária para Buenos Aires.

Em novembro de 1965, vence a concorrência para exploração do serviço de transporte urbano coletivo de passageiros da cidade de Caxias do Sul, inaugurado no dia 17 de novembro de 1965, com frota de 25 ônibus.

O Pioneiro, 11/12/1965


Em 1967, o serviço de transportes urbanos da empresa em  Caxias do Sul contava com 12 linhas e frota de 68 ônibus.


O Pioneiro, 17/02/1968


Em 1968, a Expresso Caxiense adquire a empresa Feliz Transportes Ltda. que atendia diversas localidades do vale do rio Caí através da linha Porto Alegre - Feliz.

No mesmo ano, a Empresa inaugura suas novas instalações na rua Matteo Gianella, no bairro de Santa Catarina. 

Em agosto de 1968, contava com frota de 82 ônibus, sendo 45 para o serviço de transporte urbano de Caxias do Sul, com 20 linhas.

Em 1968, a Expresso Caxiense recebe 5 novos ônibus Scania Vabis, com carroceria Scania Vabis.

Eliziário sobre chassi Scania Vabis. O Pioneiro, 03/08/1968


No dia 22 de fevereiro de 1969, inaugura a linha Caxias do Sul - Montenegro, via Pareci Velho. Em paralelo, a empresa já operava a linha Caxias do Sul - Montenegro, via Matiel.

Linhas em maio de 1969:

Caxias do Sul - Porto Alegre
Caxias do Sul - Feliz
Caxias do Sul - Montenegro
Caxias do Sul - Arrôio do Ouro
Caxias do Sul - Vale Real
Porto Alegre - Arrôio do Ouro


 Marcopolo, por volta de 1969


No dia 26 de dezembro de 1969, inaugura a linha Caxias do Sul - Torres, via Tramandaí.

Em janeiro de 1970, vence a concorrência para operação das linhas Caxias do Sul (RS) - Forqueta (RS) e Caxias do Sul (RS) - Desvio Rizzo (RS), inauguradas no dia 24 de fevereiro de 1970.

Em maio de 1970, adquire a empresa que mantinha a linha interdistrital Caxias do Sul - Galópolis.

Em dezembro de 1970, é inaugurada a segunda linha para as praias, a Caxias do Sul - Areias Brancas, via Rodovia BR-101.


Década de 1970


Em janeiro de 2021, a empresa contava com frota de 78 ônibus e 19 linhas intermunicipais.


Linha Porto Alegre (RS) - Caxias do Sul (RS) em 27/12/2019


Sede: Caxias do Sul (RS)

CNPJ: 88.617.733/0001-10



REFERÊNCIAS:

Nova linha de ônibus. O Momento. Caxias do Sul. 11 dezembro 1939. 

Expresso Caxiense de Transporte. A Época. Caxias do Sul. 28 maio 1939. p.1.

Fusão de duas emprezas de transportes de Caxias. A Época. Caxias do Sul. 13 agosto 1939. p.4.

Entregue, ontem, ao tráfego a Rodovia Getúlio Vargas. O Momento. Caxias do Sul. 10 novembro 1941. p.4.

O Expresso Guarany e a Autoviação Cruzeiro foram incorporados ao Expresso Caxiense de Transportes Ltda. A Época. Caxias do Sul. 4 julho 1948. p.1.

O Expresso Caxiense recebeu dois novos ônibus, dos mais modernos. A Época. Caxias do Sul. 1 janeiro 1949. p.7.

Expresso Caxiense de Transportes Ltda. A Época. Caxias do Sul. 13 janeiro 1949. p.2.

Expresso Caxiense de Transportes Ltda. Jornal do Dia. Porto Alegre. 22 janeiro 1949. p.3.

Caxias-Uruguay-Argentina. O Pioneiro. Caxias do Sul. 3 dezembro 1960. p.1.

Transporte Coletivo: Aprovado contrato com o Expresso Caxiense. O Pioneiro. Caxias do Sul. 6 novembro 1965. p.1.

Expresso Caxiense de Transportes Ltda. Trinta anos servindo a Caxias do Sul, ao Rio Grande do Sul, ao Brasil. O Pioneiro. Caxias do Sul. 3 agosto 1968. p.3.

Expresso Caxiense Comunicação. O Pioneiro. Caxias do Sul. 15 fevereiro 1969. p.13.

Caxiense iniciará viagens para as praias dia 26. O Pioneiro. Caxias do Sul. 6 dezembro 1969. p.3.

Ao que tudo indica Forqueta e Desvio Rizzo terão em breve transporte coletivo. Pioneiro. Caxias do Sul. 17 janeiro 1970. p.28.

Expresso Caxiense amplia linhas para melhor servir à comunidade. O Pioneiro. Caxias do Sul. 2 maio 1970. p.4.

335/5468 de 20/02/1971 Pioneiro