sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Expresso Real

Expresso Real Ltda.
Desde 1957

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1957, na cidade do Rio de Janeiro, pelo potiguar Francisco de Oliveira  Rocha.

Em 1957, atraído pela oportunidade de novos negócios na nova capital, inaugura a linha Goiânia (GO) - Brasília (DF), via Vianópolis (GO), com tempo de viagem de 10 horas, em estradas não pavimentadas. Em poucos meses inaugura a variante via Anápolis (GO).


Jornal de Notícias, Goiânia, 23/07/1959


Em março de 1960, antes mesmo da inauguração de Brasília, inaugura a linha Rio de Janeiro (RJ) - Brasília (DF), com três frequências semanais. No ano seguinte, as saídas já eram diárias. Em 1968, a Expresso Real já contava com 5 horários diários por sentido e frota de 35 ônibus registrados na linha.

Em 1960, em função da inauguração da nova capital a empresa foi contratada pelo Governo Federal para o transporte massivo de funcionários públicos e seus familiares do Rio de Janeiro para Brasília.

Em 1962, explorava as linhas interestaduais Brasília - Rio de Janeiro e Brasília - São Paulo.

Em 1962, por exigência do DNER, é realizada a concorrência para a exploração definitiva da linha Rio de Janeiro - Brasília, tendo como vencedores as empresas Expresso Real e Saturin S.A, que já exploravam a linha desde 1960.

Em dezembro de 1962, com modernos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-321, explorava a linha Rio de Janeiro (GB) - Brasília (DF), junto com a Saturin.

Ainda em 1962, Francisco de Oliveira Rocha, proprietário da empresa, organiza a Associação Profissional das Empresas de Ônibus Interestaduais.

No primeiro semestre de 1963, a Saturin desiste da concessão da linha Rio de Janeiro - Brasília. A Expresso Real passa a ser a única empresa a explorar a linha. No mesmo ano a Expresso Real cria a empresa Brasília Imperial Turismo e Transporte Ltda, substituindo a Saturin.


Diário da Noite, São Paulo, 19/07/1963


Entre 1963 e 1964, a Expresso Real é transformada em sociedade anônima.

Linhas em 1964

Rio de Janeiro (GB) - Brasília (DF)
Rio de Janeiro (GB) - Mangaratiba (RJ) via Itaguay
Rio de Janeiro (GB) - Universidade Rural (RJ)
São Paulo (SP) - Brasília (DF)

Em julho de 1965, a Expresso Real e a Brasília Imperial, do mesmo grupo empresarial, solicitam autorização ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) para operação de ônibus leitos na linha Rio de Janeiro (GB) - Brasília (DF), com apenas 19 poltronas reclináveis, tendo o pedido indeferido. As empresas só recebem a autorização em maio de 1966. 


Ônibus Leito. Diário Carioca, 25/07/1965
Para ampliar clique na imagem

Diário Carioca, 05/07/1965


O serviço de ônibus leito passou a ser operado pela Brasília Imperial com frota de 6 ônibus encarroçados pela Eliziário de Porto Alegre, sendo 3 sobre chassi Mercedes Benz e 3 sobre chassi Scania Vabis.

Linhas em  junho de 1966

Rio de Janeiro (GB) - Brasília (DF) 
Rio de Janeiro (GB) - Mangaratiba (RJ)
Rio de Janeiro (GB) - Itacurussá (RJ)
Rio de Janeiro (GB) - Escola de Agronomia (RJ)
São Paulo (SP) - Brasília (DF)

Em 1967, a sede da Expresso Real foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília.


O Globo, 04/01/1967

1968


Em junho de 1969, ainda operava as linhas Brasília - Rio de Janeiro e Brasília - São Paulo.

A falência da empresa é decretada em 1970.


Evolução da Frota

1960 - 14
1962 - 40 monobloco Mercedes Benz Super B
1967 - 80


Rodoviário Série Prata da Nicola sobre chassi Mercedes-Benz O-321 apresentado em julho de 1964 para a linha Rio de Janeiro - Brasília


Sede: Rio de Janeiro, RJ



REFERÊNCIAS:

Ônibus Mangaratiba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 07 junho 1960. p.11.

Na Assembleia Legislativa. O Fluminense. Niterói. 05 dezembro 1961. p.3.

Na Assembleia Legislativa. O Fluminense. Niterói. 15 dezembro 1961. p.2.

Ônibus, comodidade para viajar. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 09 dezembro 1962. Segunda Seção. p.4.

Um anjo sobre o abismo. O Cruzeiro. Rio de Janeiro. 05 janeiro 1963. p.110.

Coisas da Expresso. Última Hora. Rio de Janeiro. 16 agosto 1963. p.8.

200 vagas na Escola Nacional de Veterinária. A Noite. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1964. p.10.

Escreve o leitor. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 12 abril 1964. Segundo Caderno. p.7.

Painel. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 02 julho 1965. p.4.

Pioneirismo também merece recompensa. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 25 julho 1965. Segundo Caderno. p.7.

Rio-Brasília vai ter ônibus-leito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 julho 1965. Caderno B. p.5.

Brasília de leito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 maio 1966. Caderno de Automóveis. p.5.

Informes Rodoviários Rio. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 22 junho 1966. p.12.

Governo agraciou o presidente da Expresso Real. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 23 dezembro 1966. Segundo Caderno. p.5.

Aviões plantaram Brasília, mas os pioneiros chegaram por terra. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 06 janeiro 1967. Segundo caderno, p.5.

Ônibus para Brasília viagem direta. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 31 março 1967. Segundo Caderno. p.6.

Aviso à Praça. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 junho 1969. p.8.

Expresso Real S.A. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 julho 1971. Classificados. p. 5.

O Pioneiro Francisco Rocha. Correio Braziliense. Brasília. 07 setembro 1973. p.23.

Página lançada em 19 de fevereiro de 2021.