quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Miscelânea

Brasil



Em dia 2 de abril de 1956, é apresentado projeto de Lei restringindo a importação de veículos.

Em julho de 1957, as empresas Expresso Brasileiro e Viação Cometa ameaçavam paralisar suas atividades, em função das dificuldades de importação de peças e veículos novos impostas pelo governo federal.

Em fins de 1958, a Mercedes-Benz do Brasil (MBB) inicia a fabricação de ônibus monoblocos no Brasil. A primeira venda foi realizada para a Viação Cometa.  Em outubro de 1960 a empresa já tinha fabricados 2 mil monoblocos.

Em dezembro de 1962, a empresa Rápido Iguaçu inaugura a linha de ônibus Rio de Janeiro – Assunção, capital do Paraguay, com paradas nas cidades de São Paulo e Curitiba.

Em 17 de fevereiro de 1963, é lançada a coluna "O Seu Repórter Rodoviário" de Ubiratan Silva no jornal Diário de Notícias do Rio de Janeiro.


Transporte Moderno, novembro/1966
Para ampliar clique na imagem

Transporte Moderno, março 1967


Em maio de 1971, a Mercedes-Benz lança o modelo monobloco O-362 rodoviário.

Em 1972, o Departamento de Estradas de Rodagem (DNER) tinha 700 frentes de trabalho.

A Rodovia Belém-Brasília (a)

Trecho                 Km Rodovia Federal

Brasília – Anápolis          125 BR-060
Anápolis – Araguaína 1.107 BR-153
Araguaína – Estreito    124 BR-226
Estreito – Santa Maria    611 BR-010
Santa Maria – Belém  107 BR-010/316

(a) Pavimentação concluída em fevereiro de 1974.


Em maio de 1973, o Brasil contava com 196 empresas de ônibus e 511 linhas fiscalizadas pelo DNER. A mais longa era a Rio de Janeiro – São Luís, com 3.125 Km de extensão.

Linhas de ônibus Internacionais em 1975

Assunção – Cataratas do Iguaçu
São Paulo – Assunção
Porto Alegre – Montevideo
Rio de Janeiro – Buenos Aires
Foz do Iguaçu – Porto Presidente Strossner

Em junho de 1976, o DNER conclui o estudo de implantação da linha de ônibus internacional Rio de Janeiro – Santiago do Chile. Também estudava a criação das linhas Rio de Janeiro – Bariloche e Porto Alegre – Asunción, capital do Paraguay.

Em maio de 1978, a  Pluma inaugura a linha Rio de Janeiro – Santiago do Chile,  uma das linhas de ônibus mais longas do mundo, com 4.118 km de extensão e 69 horas de viagem.

Em novembro de 1978, as empresas Pássaro Marron e Viação Piracicabana testam ônibus rodoviários articulados, modelos regulamentados pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em fevereiro de 1979. 

Em novembro de 1978, no XI Salão do Automóvel de São Paulo, a Mercedes Benz apresenta o novo monobloco O-364 rodoviário, rompendo com o desenho da série de monoblocos lançada em 1958, com várias denominações: O-321, O-326, O-355 e O-362. O novo veículo era indicado pelo fabricante para curtas e médias distâncias.


Monobloco O-364 lançado em 1978


Em 7 de dezembro de 1978, fiscais do DNER, acompanhados de técnicos da Scania, jornalistas  e diretores da empresa Garcia, realizam uma viagem teste num ônibus articulado rodoviário da Saab-Scania do Brasil S/A, com capacidade para 60 passageiros, entre Londrina e São Paulo.

Em 1979, o governo federal autoriza a construção de ônibus de até 13,20 metros de comprimento, até então limitados em 12 metros.

Em maio de 1979, início da venda do álcool combustível no Brasil, em 16 postos de abastecimento, sendo 5 no Rio de Janeiro, 5 em São Paulo, 3 em Recife, 2 em Brasília e 1 em Maceió.

Arrecadação dos Pedágios das Rodovias Federais em 1979 (CR$):

Via Dutra                   23.984.372
Ponte Rio-Niterói           15.069.014
Rio-Petrópolis (Washington Luis)     2.687.732
Rio- Teresópolis             2.404.542
Porto Alegre – Osório     2.394.214

Em 8 de agosto de 2017, a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamenta a tarifa promocional para ônibus e trens interestaduais.

Em setembro de 2018, o novo padrão de placas de veículos  Mercosul começa a ser aplicado no Brasil, inicialmente no estado do Rio de Janeiro. 

Bahia

No primeiro semestre de 1958, a Viação Sul Baiano S.A. inaugura a linha de ônibus Canavieiras - Itabuna.

No segundo semestre de 1961, a Viação Real Mineira de Ônibus Ltda. inaugura as linhas interestaduais Piritiba (BA) - Rio de Janeiro (RJ) e Vitória da Conquista (BA) - Rio de Janeiro (RJ).

No segundo semestre de 1961, é concluída a pavimentação da rodovia Alagoinhas - Salvador.

Em 1966, em Jequié, é inaugurada a Estação Rodoviária Leur Brito.

Goiás

Em 1960, é inaugurada a Rodoviária de Formosa.

Minas Gerais

No segundo semestre de 1958, é inaugurada a Estação Rodoviária de Varginha.

No primeiro semestre de 1959, é inaugurada a nova estação Rodoviária de Araguari.

No segundo semestre de 1959, foram inauguradas as estações rodoviárias de Itajubá, Paracatu e Patrocínio.

Em 1960, é inaugurada uma linha de ônibus entre Montes Claros (MG) e Brasília (DF).

Pará

No segundo semestre de 1958, a Emprêsa de Viação Amazônica (EVA) inaugura a linha de ônibus Belém - Bragança.

Nordeste

Em 1960, foi aberta ao público a Rodoviária de Campina Grande. No primeiro semestre de 1959, foi lançada a pedra fundamental da rodoviária de Caruaru.

Rio de Janeiro

No primeiro semestre de 1958, é inaugurada a linha de ônibus Niterói - Araruama.

No segundo semestre de 1958, foi inaugurada a linha de ônibus Macaé - Cabo Frio, via rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

No primeiro semestres de 1959, foram inauguradas duas linhas de ônibus intermunicipais, Magé - Petrópolis e Volta Redonda - Angra dos Reis, via Rio Claro.

No primeiro semestre de 1961, a Auto Viação Duas Barras inaugura a linha intermunicipal Niterói  - Duas Barras.

No segundo semestre de 1961, a Emprêsa Santo Antônio inaugura nova linha de ônibus em Queimados.

Rio Grande do Sul

Em 1960, foi inaugurada a rodoviária de Pelotas, no Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 1961, foi concluída a construção da nova rodoviária de São Leopoldo.

Rondônia

No segundo semestre de 1961, foi iniciada a pavimentação das ruas de Porto Velho.


Em 12 de março de 2024, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, autorizou o início da cobrança nas seguintes praças de pedágio, do trecho concedido da BR-277/373/376/476 e PR-418/423/427, explorado pela Concessionária Via Araucária de Rodovias S/A:

P1 - São Luiz do Purunã  (km 140+000) da BR-277/PR
P2 - Lapa (km 191+500) da BR-476/PR
P3 - Porto Amazonas (km 165+700) da BR-277/PR
P4 - Imbituva  (km 216+000) da BR-373/PR
P5 - Irati  (km 256+100) da BR-277/PR


Pedágio free flow na BR-101/RJ da concessionária CCR RioSP


REFERÊNCIAS:

Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Julho 1959. p.47.

Vida Municipal. Revista Brasileira dos Municípios. Janeiro/Junho 1961. p.68.

Anuário Estatístico 1975. Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.1976.

BRASIL. Deliberação nº 66 de 11 de março de 2024. Diário Oficial da União. 12 março 2024. Seção 1. p.181.