BR-050


Trecho Uberaba - Brasília

Em 1941, a Prefeitura de Araguari conclui a construção de uma rodovia entre a sede do município e a ponte ferroviária Engenheiro Bethout, na divisa Minas Gerais - Goiaz, integrante da atual rodovia MG-414.

Em outubro de 1943, foi entregue ao tráfego a estrada Catalão (GO) – Paracatu (MG), por iniciativa das prefeituras de Araguari e Catalão. O trecho até a divisa com Minas Gerais tinha 132 km de extensão. 

Em maio de 1948, foi lançada a construção da rodovia Uberlândia - Uberaba (trecho entre Uberlândia e a estação de Almeida Campos) ligando Uberlândia à rodovia Uberaba - Belo Horizonte.

Em abril de 1960, o presidente da república determina ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) que inicie imediatamente as obras de construção da nova rodovia Uberaba - Uberlândia, integrante da ligação São Paulo - Brasília. O trecho, com 110 quilômetros, foi inaugurado em 31 de julho de 1965, com a presença do presidente da república, encurtando em 50 quilômetros a distância entre as duas cidades.

Em 6 de novembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente república, foi inaugurada a implantação do trecho Catalão - Uberlândia, com 102 km de extensão, sem pavimentação.

Em 31 de julho de 1964, foi inaugurada a pavimentação do trecho Uberlândia - Uberaba, com 110 km de extensão.

Em 19 de março de 1968, com a presença do presidente da república, foi inaugurado o trecho Uberlândia - Araguari, com 30 quilômetros de extensão totalmente pavimentado. No mesmo dia foi iniciada a pavimentação do trecho seguinte, entre Araguari e a divisa de Minas Gerais/Goiás.

O trecho entre Cristalina (GO) e a divisa com Minas Gerais foi pavimentado entre 1972 e 1974.

Em outubro de 2021, na divisa de Goiás com Minas Gerais,  no município goiano de Cumari, foi finalizada a duplicação da BR-050 entre Uberlândia e Cristalina, com a entrega da duplicação entre os quilômetros 309 e 314, incluindo duas pontes e um viaduto.

Em 12 de abril de 2023, a concessionária Eco050 retoma as obras de duplicação do trecho de 3,7 km de extensão no perímetro urbano de Cristalina, entre os quilômetros 95 e 102, incluindo a implantação de 6,2 quilômetros de vias marginais. A obra fazia parte do projeto de duplicação dos 218,5 quilômetros da BR-050 em Goiás, que contava com 94% executado.


Obras de duplicação em Cristalina
Divulgação ANTT


Em 6 de setembro de 2023, a concessionária Eco 050 inicia as obras de duplicação do trecho de 11, 5 km no perímetro urbano de Catalão, completando a duplicação entre Cristalina e o Porto de Santos. 


Divulgação ANTT


REFERÊNCIAS:

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Maio 1948. p.104.

Minas Gerais. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 22 fevereiro 1958. p.4.

Uberlândia e Uberaba: Estrada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 abril 1960. p.7.

Castelo inaugura BR-050 como amostra de desenvolvimento. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 agosto 1965. p.11.

Costa e Silva irá a Minas abrir estrada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 março 1968. p.18.

Inaugurada mais uma rodovia. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 março 1968. Caderno de Automóveis. p.4.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Obras de duplicação da BR-050 são retomadas. Agência Nacional de Transportes Terrestres. Brasília. 12 abril 2023.

Obras de duplicação da BR-050, em Catalão, serão iniciadas.  Agência Nacional de Transportes Terrestres. 06 setembro 2023.

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