terça-feira, 16 de março de 2021

BR-101

Trecho Rio - Vitória

Em janeiro de 1826, início da construção de uma nova estrada entre o porto marítimo de Macaé e a cidade de São Salvador, atual Campos, visando comunicar São Salvador com a Côrte. Em julho do mesmo ano, a obra estava quase terminada, faltando apenas a construção de duas pontes.

Em apenas 10 anos, por falta de manutenção, a estrada Campos - Macaé se torna intransitável, transformando-se num extenso pantanal, cheio de atoleiros.

Em 1928, é lançada a construção da estrada Rio Bonito - Venda das Pedras, com 23 km de extensão.

Em março de 1941, são iniciadas as obras de implantação do trecho Iconha (ES) - Amarelos (ES), com 56 Km de extensão.

Em 1942, é finalizada a implantação do trecho Macaé - Campos, concluindo a ligação rodoviária Niterói - Campos, ainda não pavimentada, pelo litoral.

Em maio de 1943, inauguração oficial da rodovia Niterói - Campos, ainda não pavimentada, via Rio Bonito, Porto de Bananeiras, Quarenta, Patos, Elesbão, e Ururai, atravessando os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Capivari, Casimiro de Abreu, e Macaé até a Fazenda dos Quarenta, aproveitando 60 km de estrada já existente entre Niterói e Rio Bonito. Até então, o município de Campos, o mais rico do Estado do Rio de Janeiro, estava ligado a Niterói somente por ferrovia.

Em março de 1945, é lançada a construção do trecho de 18 Km de extensão entre Morro do Coco e o Rio Itabapoana, na divisa RJ/ES. A construção da ponte de concreto sobre o rio Itabapoana estava a cargo do engenheiro Francisco Saturnino Braga, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1945, é construído o último trecho da estrada Rio - Vitória.

Em 1954, no Estado do Rio de Janeiro, somente o trecho Campos - Ururai, com cerca de 9 Km, se encontrava pavimentado.

Em 5 de setembro de 1960, em Niterói, são iniciadas as obras de construção da Avenida do Contorno, aberta ao tráfego em julho de 1966, com duas pistas de 7 metros separadas por canteiro central de 1 metro, ligando a Avenida Feliciano Sodré, em São Lourenço, à rua João de Deus Freitas no Barreto.

Em 29 de novembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurada a pavimentação do trecho Vitória - Guarapari. No dia seguinte foi inaugurado o trecho Vitória - Guaraná, distrito de Aracruz.

Em novembro de 1960, o lote Vitória - Divisa ES/RJ estava quase todo pavimentado, faltando apenas dois trechos, o primeiro, com 11,7 km localizado próximo à Divisa ES/RJ e outro de 17,3 km entre Vitória e Iconha.

Em outubro de 1963, o Grupo de Trabalho que estudava a implantação da ponte Rio-Niterói, apresenta relatório definindo seu traçado e partido construtivo. Em 1966, são criadas comissões para os estudos das alternativas em túnel ou ponte.

Em 4 de julho de 1967, é assinado o contrato para elaboração dos estudos de viabilidade para construção da Ponte Rio-Niterói. Em 1968, no dia 23 de agosto, é assinado o Edital de Concorrência pública para a construção da Ponte Rio - Niterói.

Em novembro de 1968, início das obras de construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em março de 1974.

Em janeiro de 1970, é lançado o Edital nº 84/1969 para execução das obras de implantação e pavimentação do trecho Fazenda dos 40 - Rio Bonito.

Em julho de 1970, é inaugurado o Contorno de Vitória.

Em março de 1971, início das obras de pavimentação do trecho Rio Bonito - Fazenda dos Quarenta, entregue ao tráfego em 1973.

Em 1974, é descoberto petróleo na Bacia de Campos.

Em 4 de março de 1974, inauguração da ponte Rio – Niterói.


Ponte Rio-Niterói
Transporte Moderno, outubro 1974
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Em 1980, no Estado do Rio de Janeiro, ainda faltava pavimentar um trecho de 44 km de extensão entre as cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes.

Em 1984, inauguração da rodovia Niterói - Manilha.

Trevo de Manilha em 1985


Em 1988, início da construção do Contorno Rodoviário de Itaboraí, com 14 Km de extensão, entre Manilha e Duques. Em 21 de janeiro de 1988, o tráfego foi aberto em caráter experimental, num fim de semana, em mão única no sentido Rio Bonito, no período das 7h. às 20h. A inauguração oficial foi realizada em 27 de abril de 1989.

Em junho de 1997, inauguração da duplicação do trecho Itaboraí -  Rio Bonito.

Em 18 de dezembro de 2002, projetado em 1974, inauguração do Viaduto de Manilha, no entroncamento das rodovias Niterói-Manilha (BR-101), BR-493 (Magé) e RJ-104 (Niterói-Itaboraí), com custo de 2,7 milhões de reais.

Em 14 de fevereiro de 2008, início das obras de recuperação da Autoestrada Niterói-Manilha, pela concessionária Autopista Fluminense, do grupo Obrascon Huarte Lain Brasil S.A. - OHL Brasil, que administra o trecho de 320,1 Km da Rodovia BR-101 entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa com o estado do Espírito Santo.

Início da cobrança de pedágio pela Autopista Fluminense:

Guandu (Campos)       02/02/2009
Serrinha (Campos)      09/02/2009        
São Gonçalo                09/02/2009

Em 30 de outubro de 2013, a concessionária Autopista Fluminense inaugura o viaduto de acesso ao bairro Green Valey, em Rio Bonito. 

Em janeiro de 2014, é entregue ao tráfego o primeiro trecho duplicado da BR-101 Norte, entre os Km 123 e Km 143, entre Conceição de Macabu e Macaé. Para julho de 2014 estava prevista a entrega de mais um trecho duplicado de 15 km no município de Campos. A meta era que até 2017 fosse duplicado o trecho de  76,6 km de extensão entre o Km 84,6 em Campos dos Goytacazes e o Km 261,2 em Rio Bonito.

Em 7 de agosto de 2015, finalmente é inaugurada a duplicação da Avenida do Contorno, em Niterói. No mesmo dia é anunciado o plano de construção de uma variante de 6 Km em Itaboraí, evitando o gargalo do Trevo de Manilha, além da implantação de uma terceira faixa na Rodovia  Niterói – Manilha, sobre o canteiro central. As obras seriam executadas com recursos do pedágio da concessão da Autopista Fluminense. Em contrapartida o contrato de concessão seria prorrogado.

Em 27 de agosto de 2020, no estado do Rio de Janeiro, é entregue o primeiro viaduto vegetado do país, construído para a passagem de animais silvestres.

Em 15 de julho de 2021, é liberado ao tráfego os últimos 4,3 Km da duplicação do trecho de 30 Km entre os municípios de Viana, Vila Velha e Guarapari, enquanto prosseguiam as obras de duplicação de um trecho de 22 Km de extensão entre Guarapari e Anchieta, ambo a cargo da Concessionária Eco 101. Até então a concessionária já tinha entregue a duplicação dos trechos de 2,5 Km em Anchieta, Ibiraçu (4,5 Km), João Neiva (2,7 Km), e Contorno de Iconha, com 7,8 Km.


BR-101 no Espírito Santo em 2020. Foto Divulgação Eco 101


Em 19 de agosto de 2021, a Prefeitura de Campos apresenta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o plano de reestruturação da malha rodoviária federal no perímetro urbano de Campos.

Em 9 de setembro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres aprova o pedido de relicitação solicitado pela concessionária Autopista Fluminense, responsável pelo do trecho Ponte Rio-Niterói - Divisa RJ/ES, em função da incapacidade de cumprir as obrigações contratuais.

Em 20 de março de 2023, a concessionária Arteris Fluminense inicia a primeira etapa das obras de duplicação do trecho urbano da Rodovia BR-101 em Campos, entre o trevo de entrada da cidade (Km 67) e o Boulevard Shopping (Km 65,5). Com investimento de 19 milhões de reais, o trecho foi inaugurado em 19 de dezembro de 2023. A obra faz parte do projeto de duplicação da Estrada do Contorno.

Em abril de 2023, a Prefeitura de Campos, inicia as obras de construção do entroncamento da Avenida José Carlos Pereira com a Rodovia BR-101, denominado acesso Nordeste.

Obras de duplicação da primeira eatapa do trecho urbano da Rodovia BR-101 em Campos, localizado entre o trevo de entrada da cidade na Avenida Alberto Torres e o Boulevard Shopping. Foto César Ferreira em junho de 2023.

Em 11 de dezembro de 2023, finalmente foram concluídas as obras de duplicação do trecho entre os quilômetros 215,7 e 217,9 em Silva Jardim, trecho que margeia a Reserva Biológica de Poço das Antas. Desde o início da concessão em 2008 a Arteris Fluminense entregou 128,3 Km duplicados. Foto Arteris Fluminense/Divulgação

Em 15 de dezembro de 2023, em cerimônia com a presença do presidente da república, finalmente foi inaugurado o Contorno do Mestre Álvaro no município de Serra. O Contorno, com 19,7 Km de extensão, inicia no km 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. Foram investidos em quatro anos e meio mais de R$ 500 milhões.


Contorno da Serra do Mestre Álvaro

Pôr do sol na ponte Rio-Niterói em 2023
Foto Pedro Magalhães


REFERÊNCIAS:

Nova rodovia no Espírito Santo. O Imparcial. Rio de Janeiro. 20 março 1941. p.8.

Estabelecida uma linha de ônibus ligando Recife a Maceió. A Manhã. 29 novembro 1941. p.1.

Obras Públicas. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Março 1945. p.53.

DER-RJ. Roteiro Rodoviário Fluminense. 1954. 

DNER Rodovia BR-5 Estado da Bahia. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 julho 1960. p.11.

Será inaugurada em fins de dezembro a nova Recife - Maceió. O Jornal. 09 novembro 1960. p.5

DNER informa que BR-5 Sul já tem 184 km pavimentados. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 novembro 1960.p.3.

DNER completa trecho da 
101. Correio Braziliense. Brasília.  05 janeiro 1967. Segundo caderno. p.2.

DNER conclui 12 pontes. Jornal do Brasil. 10 maio 1968. Classificados. p.8.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1968. p.16.

Transportes prepara-se para publicar o editais da Rodovia Rio - Santos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 outubro 1968. p.3.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Concorrência Internacional para execução de obras rodoviárias no Brasil. O Globo. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1970. p.11.

BR-101 está estrangulada. Transporte Moderno. Maio 1980. p.8.

Em Brasília, Renan Filho assina contratos que retomam duplicação da BR-101 em AL. Alagoas 24 Horas. 21 fevereiro 2017.

Trechos duplicados da BR-101 em Esplanada são liberados 
ao tráfego. Jornal da Mídia. 03 outubro 2018.

Rodovia BR-101 tem novo trecho duplicado em Alagoas. Estradas. 26 fevereiro 2019.

BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do país. Band News Fm. 02 agosto 2020.

DNIT entrega mais 12 quilômetros de pista duplicada e viaduto na BR-101/AL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 11 dezembro 2020.

RIBEIRO, Junior. DNIT duplicou e revitalizou rodovias baianas em 2020. Brasil no Trecho. 24 dezembro 2020.

LEITÃO, Maria Clara. Obra de duplicação interdita trecho da BR 101 entre Guarapari e Anchieta. A Gazeta. 13 julho 2021.

MUNIZ, Bertha. Avança no Ministério da Infraestrutura plano de reestruturação da malha rodoviária federal de Campos; entenda o que mudaria. O Dia. 20 agosto 2021.

BAZANI, Adamo. ANTT aprova pedido da Autopista Fluminense para relicitar trecho da BR-101. Diário do Transporte. 9 setembro 2021.

Acesso Nordeste: obras permitirão ligação direta para vários pontos da cidade. Prefeitura de Campos. 17 abril 2023.

DNIT inaugura Contorno do Mestre Álvaro, no Espírito Santo. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  15 dezembro 2023.

Duplicação de trecho da BR-101 na entrada da cidade tem primeira etapa concluída. O Dia. 19 dezembro 2023.