terça-feira, 16 de março de 2021

BR-101

Trecho João Pessoa - Natal - Touros

Em julho de 1918, o presidente do estado da Parahyba, Camillo de Hollanda, contrata os estudos para a construção de uma estrada de rodagem entre a capital e Mamanguape, com 62 Km de extensão.

Em janeiro de 1942, foi autorizada a construção, a cargo da Inspectoria de Obras contra a Seca, da estrada de rodagem Mamanguape - Natal.

Em março de 1945, prosseguia a construção da rodovia João Pessoa - Natal, a cargo do Ministério da Viação e Obras Públicas. Em dezembro de 1949, é concluída a construção de um novo trecho, ainda não pavimentado, entre João Pessoa e Natal, encurtando a distância entre as duas cidades de 299 Km para 205 Km. A viagem Natal - João Pessoa passa a ser feita em 3 horas e meia.

Em 1965, uma viagem de ônibus entre Natal e Recife era feita em 11 horas.

Em 1966, segundo o Guia 4 Rodas, a rodovia Natal-João Pessoa só contava com o trecho Natal-São José de Mipibu pavimentado. Além de uma pequeno trecho próximo de Canguaretama. Enquanto o trecho João Pessoa-Maceió já estava todo pavimentado.

No segundo semestre de 1968, é concluída a pavimentação de um trecho no município de Bayeux, na Grande João Pessoa.

Em janeiro de 1970, é entregue ao tráfego a nova estrada João Pessoa - Natal, totalmente pavimentada, com 159,7 Km de extensão.

Em 1970, é concluído o trecho norte da rodovia BR-101, totalmente pavimentado, conectando as cidades de Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Maceió, Feira de Santana e São Salvador.

Em 1975, é duplicado o trecho de 11 quilômetros de extensão da rodovia BR-304, entre Natal e a Rodovia BR-101.

Em janeiro de 2005, início das obras de duplicação do trecho Natal - Palmares (PE).

No dia 11 de janeiro de 2021, em Natal, é aberto ao tráfego o viaduto no cruzamento da rodovia BR-101 com a Avenida Benedito Santana, representando a entrega da primeira etapa do complexo viário Gancho do Igapó. O túnel, deveria ser entregue na segunda etapa.



REFERÊNCIAS:

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 agosto. p.14.

Estabelecida uma linha de ônibus ligando Recife a Maceió. A Manhã. 1941, novembro, 29. p.1.

A Estrada de Rodagem Mamanguape-Natal. A Manhã. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1942. p.2.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Março 1945. p.53.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Janeiro 1950. p.9.

DNER Rodovia BR-5 Estado da Bahia. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 julho 1960. p.11.

Será inaugurada em fins de dezembro a nova Recife - Maceió. O Jornal. 09 novembro 1960. p.5.

DNER informa que BR-5 Sul já tem 184 km pavimentados. Jornal do Brasil. 18 novembro 1960. p.3.

DNER completa trecho da 
101. Correio Braziliense. 05 janeiro 1967. Segundo Caderno. p.2.

DNER conclui 12 pontes. Jornal do Brasil. 10 maio 1968. Classificados. p.8.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. 06 junho 1968. p.16.

Transportes prepara-se para publicar o editais da Rodovia Rio - Santos. Jornal do Brasil. 11 outubro 1968. p.3.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Rodovias. O Jornal. Rio de Janeiro. 06 dezembro 1969. p.2.

BR-101 está estrangulada. Transporte Moderno. maio 1980. p.8.

Em Brasília, Renan Filho assina contratos que retomam duplicação da BR-101 em AL. Alagoas 24 Horas. 21 fevereiro, 2018.

Trechos duplicados da BR-101 em Esplanada são liberados 
ao tráfego. Jornal da Mídia. 03 outubro 2018. 

Rodovia BR-101 tem novo trecho duplicado em Alagoas. Estradas. 26 fevereiro 2019.

BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do país. Band News Fm. 02 agosto 2020.

DNIT entrega mais 12 quilômetros de pista duplicada e viaduto na BR-101/AL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 11 dezembro 2020.

RIBEIRO, Junior. DNIT duplicou e revitalizou rodovias baianas em 2020. Brasil no Trecho. 24 dezembro 2020.