terça-feira, 16 de março de 2021

BR-101

Trecho Florianópolis - Rio Grande

Em agosto de 1934, prosseguia a construção da rodovia Florianópolis (Nossa Senhora do Desterro) - Tubarão - Treze de Maio, via Capivary, a cargo do governo do estado de Santa Catarina.

Em 1939, são lançados os estudos para implantação da rodovia Osório - Torres.

Em dezembro de 1943, é inaugurada a rodovia Araranguá - Vila de Praia de Grande, com 64 Km de extensão.


Linha Florianópolis-Porto Alegre em 1946, que em função da falta de estradas, em determinados trechos, aproveitava as areias das praias


Em 9 de novembro de 1960, é inaugurada a ponte sobre o canal de Laranjeiras, em Laguna (SC), em solenidade com a presença do presidente da república.

Em Santa Catarina, em janeiro de 1967, o DNER entrega os trechos pavimentados Florianópolis-Paulo Lopes e Esperança - Rio Zangão.

Em 5 de abril de 1968, é inaugurada a pavimentação do trecho Osório - Torres, com 105 Km de extensão.

No dia 19 de agosto de 1970, conclusão da pavimentação do trecho da BR-101  entre Florianópolis (SC) e Torres (RS), com 260 quilômetros de extensão.

Em agosto de 1971, é inaugurado o trecho Florianópolis (SC) - Torres (RS). Em 1975, é elaborado o projeto de duplicação do trecho Osório - Torres.


Rodovia BR-101 em Mostardas, Rio Grande do Sul, na década de 1970


Em 1981, foi lançado o plano de construção de uma ponte sobre a barra da Lagoa dos Patos, entre as cidades do Rio Grande e São José do Norte, sem prosseguimento. Os estudos foram retomados em 2002 e não tiveram continuidade. Em 2014, foi concluída a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA). Em 2020, o Ministério da Infraestrutura determinou a readequação do EVTA.

Em janeiro de 2005, início das obras de duplicação do trecho sul da BR-101, com 348 quilômetros, entre o município de Palhoça (Grande Florianópolis) e Osório no Rio Grande do Sul.


REFERÊNCIAS:

Estabelecida uma linha de ônibus ligando Recife a Maceió. A Manhã. 1941, novembro, 29. Primeira página.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Janeiro 1944. p.13.

DNER Rodovia BR-5 Estado da Bahia. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 6 julho 1960. p.11.

Será inaugurada em fins de dezembro a nova Recife - Maceió. O Jornal. 1960, novembro, 9. Página 5.

Presidente abre nova rodovia: SC. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 4 novembro 1960. p.1.

DNER informa que BR-5 Sul já tem 184 km pavimentados. Jornal do Brasil. 1960, novembro, 18. O Jornal, página 3.

DNER completa trecho da 
101. Correio Braziliense. 1967, janeiro, 5. Segundo caderno, página 2.

DNER conclui 12 pontes. Jornal do Brasil. 1968, maio, 10. Classificados, página 8.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. 1968, junho, 6. Primeiro caderno, página 16.

Transportes prepara-se para publicar o editais da Rodovia Rio - Santos. Jornal do Brasil. 1968, outubro, 11. Primeiro caderno, página 3.

Vida Municipal. Revista dos Municípios Brasileiros. IBGE. 1968.

Duplicação da BR-101. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 4 abril 1975.

BR-101 está estrangulada. Transporte Moderno. 1980, maio. Página 8.

Em Brasília, Renan Filho assina contratos que retomam duplicação da BR-101 em AL. Alagoas 24 Horas. 2017, fevereiro, 21.

Trechos duplicados da BR-101 em Esplanada são liberados 
ao tráfego. Jornal da Mídia. 2018, outubro, 3. 

Rodovia BR-101 tem novo trecho duplicado em Alagoas. Estradas. 2019, fevereiro, 26.

BR-101 ganha primeiro viaduto vegetado do país. Band News Fm. 2 agosto 2020.

DNIT entrega mais 12 quilômetros de pista duplicada e viaduto na BR-101/AL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 11 dezembro 2020.

RIBEIRO, Junior. DNIT duplicou e revitalizou rodovias baianas em 2020. Brasil no Trecho. 24 dezembro 2020.

Ponte entre Rio Grande e São José do Norte foi pauta de encontro regional de turismo. Portal de Notícias. 29 julho 2021.