segunda-feira, 15 de março de 2021

BR-116

Trecho Rio - Bahia

Em julho de 1933, é iniciada a construção da rodovia Leopoldina (MG) - Laranjal (MG).

Planejada em 1815, finalmente, em setembro de 1936, é iniciada a construção da Rodovia Rio-Bahia, aproveitando vários trechos de estradas estaduais entre Rio de Janeiro e Teófilo Otoni. As obras são lançadas nos trechos Areal (RJ) - Porto Novo (MG) e Leopoldina (MG) - Muriaé (MG). 

Sua extensão total, entre Areal (Km 0) e Feira de Santana, era de 1.426 Km. Em outubro de 1938 a rodovia já contava com um trecho de 50 Km de extensão aberto ao tráfego.

Em julho de 1937, é inaugurado o trecho Serrinha (BA) - Araci (BA), com 37 Km de extensão.

Em junho de 1938, são iniciadas as obras de construção da ponte do São Raimundo, sobre o Rio Doce, em Governador Valadares.

Ponte do São Raimundo em Governador Valadares
Coleção IBGE

Ponte de São Raimundo em Governador Valadares em 2023
Foto Divulgação EcoRioMinas


Em junho de 1939, o Ministério da Viação aprova o projeto e orçamento para a construção a ponte sobre o Rio das Contas, em Jequié.

No dia 24 de outubro de 1939, com a presença do presidente da república, é inaugurado oficialmente o primeiro trecho da Rio-Bahia,  entre Areal e Realeza, com 320 Km de extensão ainda não pavimentados.

Em maio de 1940, é inaugurado o trecho Muriaé (MG) - Itamuri (MG), com 12,5 Km de extensão.

Em 1942, no dia 6 de junho, a Emprêsa de Transportes Martins Neto inaugura a linha de ônibus Montes Claros (MG) - Jequié (BA) ligando a Estrada de ferro Central do Brasil à Estrada de Ferro Nazaré, unindo o norte de Minas Gerais ao sul da Bahia, atendendo ao crescente fluxo de passageiros entre a capital baiana e o sul do país.

Em janeiro de 1943, é instalado em Milagres (CE), a sede dos trabalhos de construção da rodovia Transnordestina planejada para ligar todos os estados do Nordeste com a capital federal. Cerca de 5 mil homens foram mobilizados para a construção. 

Em agosto de 1943, é inaugurada uma linha de ônibus entre Campina Grande (PB) e o Rio de Janeiro.

Em setembro de 1947, é inaugurado o trecho Magé - Manilha, completando a estrada de contorno da baía Guanabara, o que acarretou no aumento do tráfego do trecho entre Magé e a Rodovia Rio-Petrópolis, que contava com 12 cruzamentos em nível com a Estrada de Ferro Leopoldina e necessitava ser retificado, em função dos riscos de acidentes.

Em 27 de junho de 1949, com a presença do presidente da república, é inaugurada a rodovia Rio- Bahia, ainda não pavimentada.

Automóvel Clube, Junho de 1949


A rodovia promoveu o aumento do fluxo migratório do nordeste para o sudeste, inclusive em transporte irregular, com o uso de caminhões de carga precariamente adaptados para o transporte de passageiros, conhecidos como pau de arara.

Em 1952, no dia 11 de setembro, é inaugurada uma linha de ônibus entre São Salvador e o Rio de Janeiro, coberto em 3 dias e meio, com pernoites em Vitória da Conquista, Governador Valadares e Piratinga.

Em setembro de 1958, é inaugurada a linha de ônibus Rio de Janeiro - Recife, coberta em 4 dias, com paradas para dormir nas cidades de Teófilo Otoni (MG), Feira de Santana (BA) e Arcoverde (PE).

Em primeiro de agosto de 1959, inauguração da Rodovia Rio - Teresópolis, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek.

No dia 14 de setembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente JK em Governador Valadares, são lançadas as obras de pavimentação da rodovia Rio-Bahia. Em abril de 1962, dos 1.319 Km da rodovia, 200 Km já estavam pavimentados. Entre setembro de 1962 e maio de 1963 foram pavimentados 1.236 quilômetros.

Ponte sobre o Rio Paraguassu, no trecho entre Feira de Santana e Milagres. Jornal do Brasil, 25/01/1963


Em 30 de maio de 1963, em cerimônia realizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, ao lado do Monumento Rodoviário, com a presença do presidente da república, é inaugurada a conclusão da retificação e pavimentação da Rodovia Rio - Bahia, no trecho entre Feira de Santana (BA) e Areal (RJ). 

Em 1968, no dia 5 de junho, é concluída a pavimentação do trecho Feira de Santana (BA) - Serrinha (BA).

No dia 4 de janeiro de 1974, inauguração da pavimentação do trecho Teresópolis - Além Parahyba, com 90,6 km de extensão, encurtando a ligação Rio – Bahia em 17 Km. O novo trecho também evitava o intenso tráfego da sinuosa rodovia União e Indústria, aberta no século XIX.

Em janeiro de 1978, o DNER inicia cobrança na Praça de Pedágio da Rodovia Rio-Teresópolis.

Em junho de 1980, é aprovado o projeto de duplicação da Rodovia Rio-Teresópolis no trecho da serra, entre Guapimirim e Teresópolis, que nunca foi construído.

Em 1996, a Rodovia Washington Luiz passa a ser administrada pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio (CONCER).

Em setembro de 1996, a Concessionária Rio Teresópolis (CRT) inicia a cobrança de pedágio na rodovia Rio-Teresópolis, em Magé.

Em dezembro de 2003, inauguração do viaduto de acesso  a Teresópolis, no bairro Jardim Meudon, com investimento de 4,3 milhões de reais.

Em 3 de setembro de 2018, início da obra de duplicação do trecho norte do Contorno de Feira de Santana, no bairro de Novo Horizonte.

No dia 12 de outubro de 2020, são entregues os primeiros 9,2 Km da duplicação da BR-116 na Bahia, localizado entre os Km 403, 8 e Km 413. Em março de 2021, com a entrega de mais 16 Km de pistas do Lote 6, é concluída a duplicação do trecho entre as cidades de Feira de Santana e Santa Bárbara.

Em 28 de setembro de 2021, é aberto ao tráfego a duplicação de um trecho de 5,4 Km entre Feira de Santana e Santa Bárbara, do Km 413,81 ao km 419,21. O trecho entre as duas cidades passa a contar com 25,3 Km duplicados.

Em 20 de maio de 2022, a Ecorodovias arremata em leilão o trecho Rio de Janeiro - Governador Valadares. A empresa foi a única a apresentar proposta para o sistema rodoviário BR-116/465/493, totalizando 726,9 Km de extensão, com prazo de concessão de 30 anos. Assumiu a concessão em 22 de setembro de 2022.

Trechos Concedidos

BR-116/RJ        Km 2,1 ao Km 148,4
BR-116/RJ        Km 168,1 ao Km 214,7
BR-116/MG       Km 408,5 ao Km 818,1
BR-465/RJ        Km 0 ao Km 22,8
BR-493/RJ        Km 0 ao Km 26
BR-493/RJ        Km 48,1 ao Km 123,7

Em 9 de maio de 2023, foi realizada a audiência pública de apresentação do projeto de duplicação da rodovia BR-116 entre Governador Valadares e o Rio de Janeiro. As obras deveriam ser iniciadas em 2024.

Em 18 de dezembro de 2023, foi iniciada a cobrança na nova praça de pedágio da rodovia Rio-Teresópolis, localizada no Km 118,2 em Magé.


Divulgação em dezembro de 2023


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1940. p.160.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 1 janeiro 1943. p.12.

Entregue, ontem, ao tráfego a Rodovia Getúlio Vargas. O Momento. Caxias do Sul. 10 novembro 1941. p.4.

Linha de ônibus entre Jequié e Montes Claros. A Manhã. 1942, junho, 7. p.9.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 1943, janeiro, 1. p.12.

Inaugurada uma linha de ônibus para o interior. A Manhã. 1943, agosto, 26. p.1.

Linha de Ônibus ligando a Bahia ao Rio de Janeiro. A Manhã. 1952, dezembro, 12. p.1.

Inauguração da ponte Guaíba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1958. p.4.

Trechos rodoviários (BR-2 e BR-14) no sul do país serão inaugurados amanhã. Jornal do Brasil. 1961, janeiro, 11. Primeiro caderno, página 11.

Juscelino inaugura parte da BR-2. Jornal do Brasil. 1961, janeiro, 24. Primeiro caderno, p.9.

Ministro da Viação expõe realizações rodoviárias do governo e explica despesas. Jornal do Brasil. 1960, maio, 28. Primeiro caderno, p.11.

Asfaltados 200 Km da Rio-Bahia. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 abril 1962. p.8.

Duplicação da Via Dutra já teve início e seu custo será de um bilhão. Correio da Manhã. 1963, abril, 21. Primeiro caderno, p.4.

CS inaugurou duplicação da Via Dutra. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 16 novembro 1967. p.2.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro 06 junho 1968. p.16.

Parte hoje primeiro ônibus executivo. Jornal do Commercio. 1977, março, 11. Primeiro caderno, p.6.

DNER inicia licitação. O Fluminense. Niterói. 1979, janeiro, 13. p.9.

Obras de duplicação na BR-116 Norte são iniciadas. Acorda Cidade. 03 outubro 2018.

BIELASKI, Elias. Bolsonaro entrega trecho de 27km da duplicação da BR-116 na região de Camaquã. Clic Camaquã. 7 dezembro 2020.

Liberação de 5,4 km na BR-116/BA e 4 km na BR-101/BA. DNIT. Brasília. 28 setembro 2021.

SILVEIRA, Daniel. EcoRodovias arremata, em leilão, sistema rodoviário que liga o Rio de Janeiro a Governador Valadares. G1 Rio. Rio de Janeiro. 20 maio 2022.

Página lançada em 11 de setembro de 2018