BR-116


Trecho Rio - Bahia

Em julho de 1933, foi iniciada a construção da rodovia Leopoldina - Laranjal em Minas Gerais.

Planejada em 1815, finalmente, em setembro de 1936 foi iniciada a construção da estrada de rodagem Rio-Bahia, aproveitando trechos de estradas estaduais entre Rio de Janeiro e Teófilo Otoni. As obras foram lançadas nos trechos Areal (RJ) - Porto Novo (MG) e Leopoldina - Muriaé.

Sua extensão total, entre Areal (Km 0) e Feira de Santana, era de 1.426 Km. Em outubro de 1938 a rodovia já contava com 50 quilômetros abertos ao tráfego.

Em julho de 1937, foi inaugurado o trecho Serrinha (BA) - Araci (BA), com 37 Km de extensão.

Em junho de 1938, foi iniciada a construção da ponte do São Raimundo sobre o rio Doce, em Governador Valadares.


Rodovia Rio-Bahia em 1947

Ponte do São Raimundo em Governador Valadares
Coleção IBGE

Ponte de São Raimundo em Governador Valadares em 2023
Foto Divulgação EcoRioMinas


Em junho de 1939, o Ministério da Viação aprovou o projeto e o orçamento para a construção a ponte sobre o rio das Contas em Jequié.

Em 24 de outubro de 1939, com a presença do presidente da república, foi inaugurado o primeiro trecho da Rio-Bahia, entre Areal e Realeza, com 320 quilômetros de extensão ainda não pavimentados.

Em maio de 1940, foi inaugurado o trecho Muriaé (MG) - Itamuri (MG), com 12,5 Km de extensão.

Em 6 de junho de 1942, a Emprêsa de Transportes Martins Neto inaugura a linha de ônibus Montes Claros (MG) - Jequié (BA) ligando a Estrada de ferro Central do Brasil à Estrada de Ferro Nazaré, unindo o norte de Minas Gerais ao sul da Bahia, atendendo ao crescente fluxo de passageiros entre a capital baiana e o sul do país.

Em janeiro de 1943, foi instalado em Milagres (CE), a sede do da construção da rodovia Transnordestina planejada para ligar todos os estados do Nordeste com a capital federal. Cerca de 5 mil homens foram mobilizados para a construção. 

Em agosto de 1943, foi inaugurada uma linha de ônibus entre Campina Grande (PB) e o Rio de Janeiro.

Em setembro de 1947, foi inaugurado o trecho Magé - Manilha, completando a estrada de contorno da baía Guanabara, o que acarretou no aumento do tráfego do trecho entre Magé e a rodovia Rio-Petrópolis, que contava com 12 cruzamentos em nível com a Estrada de Ferro Leopoldina e necessitava ser retificado, em função dos riscos de acidentes.

Em 27 de junho de 1949, com a presença do presidente da república, foi inaugurado mais um trecho da rodovia Rio- Bahia, ainda não pavimentada.

Automóvel Clube, Junho de 1949


A Rio-Bahia promoveu o aumento do fluxo migratório do nordeste para o sudeste, inclusive em transporte irregular, com o uso de caminhões de carga precariamente adaptados para o transporte de passageiros, conhecidos como pau de arara.

Em 11 de setembro de 1952, foi inaugurada uma linha de ônibus entre São Salvador e o Rio de Janeiro, com viagem de 3 dias e meio, com pernoites em Vitória da Conquista, Governador Valadares e Piratinga.

Em setembro de 1958, foi inaugurada a linha de ônibus Rio de Janeiro - Recife, com 4 dias de viagem, com pernoites nas cidades de Teófilo Otoni (MG), Feira de Santana (BA) e Arcoverde (PE).

Em primeiro de agosto de 1959, foi inaugurada rodovia Rio - Teresópolis, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Posteriormente, com a construção do trecho até Além Paraíba, passou a fazer parte da rodovia BR-116.

Em 14 de setembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente JK em Governador Valadares, foram lançadas as obras de pavimentação da rodovia Rio-Bahia. Em abril de 1962, dos 1.319 Km da rodovia, 200 Km já estavam pavimentados. Entre setembro de 1962 e maio de 1963 foram pavimentados 1.236 quilômetros.

Ponte sobre o Rio Paraguassu, no trecho entre Feira de Santana e Milagres
Jornal do Brasil, 25/01/1963


Em 30 de maio de 1963, em cerimônia com a presença do presidente da república na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia ao lado do Monumento Rodoviário, foi inaugurada a retificação e pavimentação da Rio - Bahia, no trecho entre Feira de Santana e Areal (RJ). 

Em 5 de junho de 1968, foi concluída a pavimentação do trecho Feira de Santana - Serrinha (BA).

Em 4 de janeiro de 1974, foi inaugurada a pavimentação do trecho Teresópolis - Além Parahyba, com 90,6 km de extensão, encurtando a ligação Rio – Bahia em 17 Km. O novo trecho evitava o intenso tráfego da sinuosa rodovia União e Indústria aberta no século dezenove.

Em janeiro de 1978, o DNER iniciou cobrança na praça de pedágio da rodovia Rio-Teresópolis.

Em junho de 1980, foi aprovado o projeto de duplicação da rodovia Rio - Teresópolis no trecho da serra, entre Guapimirim e Teresópolis, que nunca foi construído.

Em 1996, a rodovia Washington Luiz passou a ser administrada pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio (CONCER).

Em setembro de 1996, a Concessionária Rio Teresópolis (CRT) inicia a cobrança de pedágio na rodovia Rio-Teresópolis, em Magé.

Em dezembro de 2003, foi inaugurado o viaduto de acesso  a Teresópolis no bairro Jardim Meudon, com investimento de 4,3 milhões de reais.

Em outubro de 2009, o consórcio Viabahia, formado pelas empresas Isolux Corsán e Infravix, assumiu a concessão do trecho Salvador - divisa com Minas Gerais, abrangendo trechos das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528, totalizando 680 quilômetros de concessão por um prazo de 25 anos.

Em maio de 2012, a concessionária Viabahia iniciou a obra de duplicação do primeiro trecho da BR-116, entre Feira de Santana e Santo Estevão, com 40 km de extensão.

Em 2013, a ANTT abriu processo administrativo contra seis concessionárias, por atraso em obras e descumprimento de contratos de concessão: Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul, Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Viabahia e Transbrasiliana.

Em 30 de agosto de 2014, a concessionária Viabahia entregou ao tráfego um novo segmento duplicado da BR-116/BA, cruzando as comunidades de Paiaia, Pedra Branca, Tamburi, Contendas, pertencentes ao município de Santo Estevão.

Em 3 de setembro de 2018, foi iniciada a obra de duplicação do trecho norte do contorno de Feira de Santana, no bairro de Novo Horizonte.

Em 2020 o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, fez duras críticas a concessionária Viabahia, afirmando que a mesma só tinha entregue 30% das obras e deixou de executar 441 km de duplicação. 

Em 12 de outubro de 2020, foram entregues os primeiros 9,2 Km da duplicação da BR-116 na Bahia, localizado entre os Km 403,8 e Km 413. Em março de 2021, com a entrega de mais 16 km de pistas do Lote 6, foi concluída a duplicação do trecho entre as cidades de Feira de Santana e Santa Bárbara.

Em 28 de setembro de 2021, foi aberto ao tráfego novo trecho duplicado entre Feira de Santana e Santa Bárbara, entre os quilômetros 413,81 e 419,21, com 5,3 km extensão. Totalizando 25,3 quilômetros duplicados entre as duas cidades.

Em 20 de maio de 2022, a Ecorodovias arremata em leilão o trecho Rio de Janeiro - Governador Valadares. A empresa foi a única a apresentar proposta para o sistema rodoviário BR-116/465/493, totalizando 726,9 Km de extensão, com prazo de concessão de 30 anos. Assumiu a concessão em 22 de setembro de 2022.

Trechos Concedidos

BR-116/RJ        Km 2,1 ao Km 148,4
BR-116/RJ        Km 168,1 ao Km 214,7
BR-116/MG       Km 408,5 ao Km 818,1
BR-465/RJ        Km 0 ao Km 22,8
BR-493/RJ        Km 0 ao Km 26
BR-493/RJ        Km 48,1 ao Km 123,7

Em 2023, a concessionária Viabahia solicitou repactuação do contrato firmado com o governo federal para exploração das rodovias BR-116 e BR-324.

Em 9 de maio de 2023, foi realizada a audiência pública de apresentação do projeto de duplicação da rodovia BR-116 entre Governador Valadares e o Rio de Janeiro. As obras deveriam ser iniciadas em 2024.

Em 18 de dezembro de 2023, foi iniciada a cobrança na nova praça de pedágio da rodovia Rio-Teresópolis, localizada no Km 118,2 em Magé.


Divulgação em dezembro de 2023


Em 15 de maio de 2025, o governo federal assumiu os trechos das rodovias BR-116 e BR-324 até então administrados pela concessionária Viabahia. 

Em maio de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma série de audiências públicas para apresentar e colher contribuições da sociedade sobre o novo projeto de concessão da BR-116/324/BA, batizado como Rota 2 de Julho. Entre outras melhorias, o projeto previa a duplicação de 356 km da BR-116/BA.

Em 2 de junho de 2025, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da ponte do São Raimundo no perímetro urbano de Governador Valadares.


Duplicação de 356 km

REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1940. p.160.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 01 janeiro 1943. p.12.

Entregue, ontem, ao tráfego a Rodovia Getúlio Vargas. O Momento. Caxias do Sul. 10 novembro 1941. p.4.

Linha de ônibus entre Jequié e Montes Claros. A Manhã. Rio de Janeiro. 07 junho 1942. p.9.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 01 janeiro 1943. p.12.

Inaugurada uma linha de ônibus para o interior. A Manhã. 1943, agosto, 26. p.1.

Linha de Ônibus ligando a Bahia ao Rio de Janeiro. A Manhã. Rio de Janeiro. 12 dezembro  1952. p.1.

Inauguração da ponte Guaíba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1958. p.4.

Trechos rodoviários (BR-2 e BR-14) no sul do país serão inaugurados amanhã. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 janeiro 1961. p.11.

Juscelino inaugura parte da BR-2. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1961. p.9.

Ministro da Viação expõe realizações rodoviárias do governo e explica despesas. Jornal do Brasil. 28 maio 1960. p.11.

Asfaltados 200 Km da Rio-Bahia. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 abril 1962. p.8.

Duplicação da Via Dutra já teve início e seu custo será de um bilhão. Correio da Manhã. 21 abril 1963. p.4.

CS inaugurou duplicação da Via Dutra. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 16 novembro 1967. p.2.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro 06 junho 1968. p.16.

Parte hoje primeiro ônibus executivo. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 11 março 1977. p.6.

DNER inicia licitação. O Fluminense. Niterói. 13 janeiro 1979. p.9.

Rota de veículos comerciais, BR-116 começa a melhorar. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 29 maio 2012. p.6.

ANTT abre processos contra 6 concessionárias. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 29 maio 2013. p.4.

Trecho de duplicação da BR-116/BA será liberado. Agência Nacional de Transportes Terrestres. 28 agosto 2014.

Obras de duplicação na BR-116 Norte são iniciadas. Acorda Cidade. 03 outubro 2018.

BIELASKI, Elias. Bolsonaro entrega trecho de 27km da duplicação da BR-116 na região de Camaquã. Clic Camaquã. 07 dezembro 2020.

Liberação de 5,4 km na BR-116/BA e 4 km na BR-101/BA. DNIT. Brasília. 28 setembro 2021.

SILVEIRA, Daniel. EcoRodovias arremata, em leilão, sistema rodoviário que liga o Rio de Janeiro a Governador Valadares. G1 Rio. Rio de Janeiro. 20 maio 2022.

Página lançada em 11 de setembro de 2018

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