segunda-feira, 15 de março de 2021

BR-116

Trecho Curitiba - Porto Alegre

Em 1728, início da construção da Estrada das Tropas, ou Caminho dos Tropeiros, para o comércio de gado, suínos e muares, entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, visando principalmente abastecer o mercado das Minas Gerais. No mesmo ano é aberto o trecho entre Araranguá e Curitiba. No ano seguinte alcança Curitibanos. Finalmente, em 1730 alcança o destino final no Rio Grande do Sul. Partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Correia Pinto, Curitibanos, Santa Cecília, Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Itararé, alcançando Sorocaba.

Em 1733, passa pelo estado de São Paulo, a primeira tropa de mulas proveniente do Rio Grande do Sul, com destino às Minas Gerais. A partir desta data o movimento torna-se incessante, até o surgimento da ferrovia, que diminui a demanda do uso de muares para o transporte de carga.

Em junho de 1933, o Ministério de Viação e Obras Públicas abre um crédito especial para a construção de uma ponte de concreto armado sobre o rio Pelotas, em Passo do Socorro. na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em novembro de 1936, prosseguia a construção do trecho Lages (SC) - Posto do Socorro (RS), nas proximidades da divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, a cargo do 2º Batalhão de Sapadores

Em junho de 1938, prosseguia a construção do trecho Vacaria (RS) - Capão Alto (SC), com 42 Km de extensão, incluindo a construção da ponte sobre o Rio Pelotas.

Em setembro de 1938, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul anuncia o plano de construção de uma rodovia entre Novo Hamburgo e Vacaria.

Em maio de 1940, o Ministério de Viação e Obras Públicas aprova o projeto e o orçamento para a implantação do trecho Lages (SC) - Santa Cecília (SC), a cargo do 2º Batalhão Ferroviário.

No dia 9 de novembro de 1941, é inaugurado o trecho São Leopoldo - Caxias do Sul, construído pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, concluindo a ligação Caxias do Sul - Porto Alegre. A viagem Porto Alegre - Caxias do Sul passa a ser feita em 2 horas, contra 6 horas em trem. Na mesma época o trecho Caxias do Sul - Vacaria estava em construção.

Em maio de 1943, é inaugurada a implantação do trecho entre Caxias do Sul e a ponte sobre o rio das Antas, com 55 Km de extensão.

Em 1944, o 2º Batalhão do Rodoviário do Exército inicia as obras de construção do trecho Lages (SC) - Rio Negro (PR)

Em agosto de 1947, prosseguia a construção do trecho Lages - Santa Cecília (SC), com 110 Km de extensão, com previsão de entrega para 1948.

Em novembro de 1947, é concluída a terraplenagem do trecho Curitiba - Rio Negro (PR), com 100 Km de extensão. 

Em 1949, é concluída a pavimentação do trecho Porto Alegre - Caxias do Sul, com 50 Km de extensão.

No dia 28 de dezembro de 1958, é inaugurada a ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre, substituindo o serviço de ferry-boat.

Em 1959, é pavimentado o trecho Curitiba - Lages (SC), com 357 quilômetros de extensão da antiga BR-2. No mesmo ano foi concluída a pavimentação do trecho Porto Alegre - Caxias do Sul.


Entroncamento da BR-116 com a Avenida Castelo Branco em construção
junto à ponte sobre o rio Guaíba


Em 1961, no dia 12 de janeiro, é inaugurado o trecho Caxias do Sul (RS) - Lages (SC) com 221 quilômetros de extensão, totalmente pavimentado.

Em 1961, o Estado de Santa Catarina contava com apenas um grande eixo rodoviário pavimentado, a atual Rodovia BR-116, no interior, entre as divisas dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com traçado que coincide com o antigo caminho dos tropeiros, construída nos anos de 1700 para o comércio de gado, suínos e muares, entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Além do grande eixo norte-sul do planalto catarinense, se encontravam pavimentados outros três pequenos trechos, o primeiro entre as cidades de Blumenau e Itajaí, o segundo entre Florianópolis e Palhoça, e o terceiro entre o Centro de Florianópolis e o Aeroporto, no sul da Ilha de Santa Catarina. O norte da Ilha de Santa Catarina ainda não contava com nenhum trecho pavimentado. No dia primeiro de 1964 é finalmente entregue a pavimentação do trecho Florianópolis – Biguaçu da BR-101.

No dia 22 de novembro de 1960, a empresa Transportes Rodoviários e Turismo Centauro inaugura suas operações na linha Rio de Janeiro – Porto Alegre, via Curitiba, com tempo de viagem de 36 horas.

Em 1965, a antiga ponte sobre o Rio Pelotas, localizada na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é destruída por uma enxurrada, isolando o Rio Grande do Sul do Brasil. A nova ponte foi construída no mesmo ano.

Em dezembro de 1970, a Pluma coloca em operação 10 novos ônibus Nielson Diplomata na linha São Paulo – Porto Alegre.

Em 5 de abril de 1972, no Rio Grande do Sul, com a presença do ministro dos transportes, Mario Andreazza, é inaugurada a duplicação do trecho São Leopoldo - Estância Velha.

Em 1979, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) elabora o projeto de construção do viaduto Guilherme Schell em Canoas (RS).

Em 1996, início das obras de construção do Contorno Sul de Curitiba, com 14,5 km de extensão, interligando as Rodovias BR-116 e BR-277, sendo inaugurado em 9 de julho de 2002.


Travessia de Curitiba em julho de 2000, antes da inauguração do Contorno Leste


No dia 14 de fevereiro de 2008, assinatura dos contratos de concessão de 7 trechos de rodovias federais, leiloadas em outubro de 2007, totalizando 2,6 mil quilômetros, a serem exploradas por um períodos de 25 anos.

Rodovia, Concessionária

Fernão Dias, OHL
Régis Bitencourt, OHL
BR-101 Norte (RJ), OHL
BR-101/376 Curitiba-Florianópolis, OHL
BR-116 – Curitiba – Divisa RS, OHL
BR-153 (SP), BR-Vias
BR-393 (RJ), Acciona

Em 10 de dezembro de 2020,  com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, é inaugurada a nova ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre.

Em 9 de julho de 2021, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em visita às obras de duplicação da ponte sobre o rio dos Sinos em São Leopoldo, defende a não duplicação da rodovia BR-116 no trecho da serra, propondo a implantação de binário com as rodovias BR-116 e RS-122. A construção das duas pontes sobre o rio dos Sinos é iniciada em 12 de dezembro de 2021.

Em 10 de abril de 2023, foram iniciadas as obras de construção de dois viadutos e vias laterais na BR-116, próximo ao bairro Scharlau em São Leopoldo.

Em junho de 2023, o DNIT apresentou o estudo de implantação de uma nova ligação entre Caxias do Sul e Porto Alegre, aproveitando parcialmente o traçado da BR-448. Amplia.

Em 25 de agosto de 2023, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, afirmou que foi autorizada a contratação do projeto executivo e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a duplicação do trecho Novo Hamburgo - Ivoti da BR-116.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Pontes. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 junho 1933. p.257.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 novembro 1936. p.267.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1938. p.269.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 setembro 1938. p.95.

Entregue, ontem, ao tráfego a Rodovia Getúlio Vargas. O Momento. Caxias do Sul. 10 novembro 1941. p.4.

Linha de ônibus entre Jequié e Montes Claros. A Manhã. Rio de Janeiro. 07 junho 1942. p.9.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 01 janeiro 1943. p.12.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 maio 1943. p.139.

Inaugurada uma linha de ônibus para o interior. A Manhã. Rio de Janeiro. 26 agosto 1943. p.1.

O problema das estradas de rodagem no Brasil. A Cruz. 10 agosto 1947. p.3.

Linha de Ônibus ligando a Bahia ao Rio de Janeiro. A Manhã. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1952. p.1.

Inauguração da ponte Guaíba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1958. p.4.

Trechos rodoviários (BR-2 e BR-14) no sul do país serão inaugurados amanhã. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 janeiro 1961. p.11.

Juscelino inaugura parte da BR-2. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1961. p.9.

Ministro da Viação expõe realizações rodoviárias do governo e explica despesas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 maio 1960. p.11.

Duplicação da Via Dutra já teve início e seu custo será de um bilhão. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 21 abril 1963. p.4.

CS inaugurou duplicação da Via Dutra. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 16 novembro 1967. p.2.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1968. p.16.

Parte hoje primeiro ônibus executivo. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 11 março 1977. p.6.

DNER inicia licitação. O Fluminense. Niterói. 13 janeiro 1979. p.9.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Obras de duplicação na BR-116 Norte são iniciadas. Acorda Cidade. 03 outubro 2018.

BIELASKI, Elias. Bolsonaro entrega trecho de 27km da duplicação da BR-116 na região de Camaquã. Clic Camaquã. 07 dezembro 2020.

JACOBSEN, Gabriel. Ministro da Infraestrutura afasta duplicação da BR-116 em direção à Serra e cogita binário rodoviário com RS-122. GZH. Porto Alegre. 09 julho 2021.

BASSÔA, Fernanda. Dnit inicia construção de duas pontes na BR 116, em São Leopoldo. Correio do Povo. 12 dezembro 2021.

ALVES, Gabriela. Dnit avalia nova rodovia para ligar região de Caxias do Sul a Porto Alegre. GZH. 12 junho 2023.

Página lançada em 11 de setembro de 2018.