Extensão: 741 Km
Trecho: Luís Correia (PI) - Bertolínia (PI)
Histórico
Em 1933, foi concluída a construção da rodovia Parnaíba - Buriti dos Lopes, com 28 Km de extensão, a cargo do governo do Piauhy. As obras foram iniciadas em 1931. Na mesma época é entregue ao tráfego a rodovia Amarante - Floriano - Bom Jesus.
Em 1936, a Inspectoria das Obras Contra as Secas lança o plano de construção da Rodovia Fortaleza - Theresina, passando por São Francisco de Uruburetama, Sobral e Campo Maior. Em abril de 1937, prosseguia a construção do trecho Sobral (CE) - Campo Maior (PI).
Em abril de 1940, o Ministério de Viação aprova o projeto e o orçamento para a construção de 73 Km do trecho Campo Maior (PI) - Piripiri (PI) da Rodovia Fortaleza - Therezina.
Em 1941, foi concluída a construção da Rodovia Teresina - Parnaíba.
Em 7 de novembro de 1969, foi aberta concorrência referente ao serviço de terraplenagem e pavimentação do trecho Parnaíba - Piripiri, com cerca de 173 Km de extensão.
Em 2 abril de 1973, em cerimônia com a presença do presidente Médici e do ministro dos transportes, foi celebrada a conclusão da pavimentação dos trechos Teresina - Fortaleza e Piripiri - Parnaíba - Luís Correia.
Em 2013, foi iniciada as obras de duplicação das rodovias BR-316 e BR-343 em Teresina. Em 14 de junho de 2021, com apenas 17% de obra concluída, a duplicação da BR-343 em Teresina estava parada.
Em junho de 2021, foi concluída a restauração e duplicação do trecho de 9,6 Km entre a rodovia PI-113 e a Penitenciária de Altos. O trecho foi inaugurado em 16 de agosto de 2021, dia do aniversário de Teresina, em solenidade com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias.
Em 24 de maio de 2022, em cerimônia com a presença do ministro da infraestrutura Marcelo Sampaio, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção da trincheira da Ladeira do Uruguai, na interseção da BR-343 com a Avenida João XXIII em Teresina.
Em 11 de maio de 2023, o Senador Marcelo Castro, em companhia do prefeito de Altos, anunciou a inclusão do projeto de duplicação da BR-343 no orçamento do Governo Federal.
Em 23 de agosto de 2023, em cerimônia com a presença do presidente da república, foi inaugurado o viaduto do Mercado do Peixo, localizado na BR-343 próximo ao Mercado do Peixe de Teresina, no entroncamento com a Avenida dos Expedicionários.
Em 11 de novembro de 2024, O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou as obras de duplicação do trecho entre a Avenida Zequinha Freire e o residencial Tancredo Neves, com 5,2 km de extensão.
Foto Renato Andrade / Cidade Verde.com
Em 12 de novembro de 2024, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de duplicação, adequação, melhoria e restauração da BR-343 no trecho do Contorno Rodoviário de Teresina.
Em 25 de fevereiro de 2025, o governo federal publicou o edital para a duplicação de 42 quilômetros das rodovias BR-343/PI (Teresina-Altos) e BR-316/PI (Demerval Lobão-Monsenhor Gil).
REFERÊNCIAS:
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1933. p.231.
Plano geral de açudagem e irrigação no Nordeste brazileiro. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1936. p.153.
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro.15 março 1941. p.76.
Aviso de Licitação. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 8 outubro 1969. Segunda Seção. p.2.
Asfaltado mais 1.086 Km de rodovias no NE. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 03 abril 1973. p.3.
Obras de duplicação da BR 343 serão entregues em junho, afirma construtora. Portal O Dia. 26 maio 2021.
Obra de duplicação da BR 343 será inaugurada nesta segunda (16). Cidade Verde. 15 agosto 2021.
Assinatura da ordem de serviço para Construção da Trincheira da Ladeira do Uruguai no Piauí. Ministério da Infraestrutura. 24 maio 2022.
CRUZ, Tarcio. Duplicação de BRs no Piauí será lançada ainda em fevereiro e pode ter presença de Lula. Cidade Verde. 10 fevereiro 2025.
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