Trecho Curitiba - Garuva (SC)
Em 1928, a Comissão de Estradas de Rodagens Federais elabora um plano rodoviário nacional, onde é lançada a ideia de duas grandes rodovias longitudinais, uma pelo litoral e outra pelo interior.
Em 1930, são iniciadas as obras de construção da Rodovia Curitiba - Joinville, aproveitando dois trechos de estradas existentes, o primeiro, localizado entre Joinville e a divisa do Paraná, construído pela Comissão de Estradas Federaes, e o segundo, a partir da localidade de Salto do Meio, sobre a estrada carroçável dos Castelhanos.
Em junho de 1940, é aberto ao tráfego o trecho Rincão (Tijucas do Sul) - Rio Bonito (Joinville), com 72 Km de extensão, contando com pontes de concreto com capacidade para caminhões de dezesseis toneladas.
Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Curitiba (PR) - Torres (RS), que cobria o atual traçado das rodovias BR-376 e BR-101.
Represa do Vossoroca no Km 62 da Estrada Curitiba-Joinville por volta de 1957
Parada da empresa Lapeana no restaurante Bem Bem
REFERÊNCIAS
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1933. p.22.
A valiosa actuação de nossa Engenharia Militar da grande obra rodoviária no sul do Brasil. Vida Doméstica. janeiro 1934. p.42.
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 junho 1940. p.180.
PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.
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