segunda-feira, 15 de março de 2021

BR-494

Extensão: 533,3 Km 
Trecho: Angra dos Reis (RJ) / BR-101 - Nova Serrana (ES) / BR-262

Histórico

O Interventor Federal, Comandante Ernani do Amaral Peixoto, ao assumir o Governo do Estado do Rio de Janeiro em novembro de 1937, lança o plano de construção de 3 importantes rodovias:

- Niterói - Campos, via litoral
- Angra dos Reis - Getulândia, até a Rodovia Rio-São Paulo
- Niterói - Nova Friburgo

Em meados de 1940, é iniciada a construção do primeiro trecho da Rodovia Angra dos Reis - Getulândia, inicialmente no trecho de 12 Km de extensão entre Angra dos Reis e Maria Angélica, atual trevo de entroncamento das rodovias BR-101 e BR-494.

Em dezembro de 1943, no trecho da serra, prosseguia a construção dos três primeiros túneis rodoviários do país, cujas obras foram iniciadas em dezembro de 1941.

Em 12 de outubro de 1946, a Viação São José inaugura a linha Rio de Janeiro (Praça Mauá) – Angra dos Reis, via Passa Três e Lídice, com tempo de viagem de 6 horas.


Rodovia Angra dos Reis - Getulândia em 1958. Foto Tibor Jablonsky / Coleção IBGE


Em dezembro de 1960, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro conclui a pavimentação do trecho de 2 Km entre os túneis, enquanto prosseguiam as obras de pavimentação do trecho da serra de Angra dos Reis.

Em fevereiro de 1964, o trecho entre a rodovia Presidente Dutra e Angra dos Reis já contava com 20 Km pavimentados.

Em julho de 1969, o Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, e o Governador Jeremias Fontes, finalmente inauguram a pavimentação do trecho Getulândia - Angra dos Reis, com 76 Km de extensão.

Em julho de 2022, o Grupo Novo Oeste inicia a discussão com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a duplicação da BR-494 em Divinópolis, no centro-oeste mineiro, no trecho entre a Polícia Rodoviária de Divinópolis (Km 35) e o Bairro Copacabana (Km 42), com fluxo diário de 11 mil veículos com trânsito intenso de carretas e caminhões, com alto índice de acidentes e engarrafamentos.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1938. p.270.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1940. p.113.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1941. p.172.

Departamento de Estradas de Rodagem. O Fluminense. Niterói. 31 janeiro 1960. p.2.

SILVA, Ubiratan. Pavimentação de Rodovia. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 21 fevereiro 1964. p.18.

Inauguração da RJ-16 põe Rio perto de Angra. Jornal do Brasil. 10 julho 1979. p.14.

Grupo Novo Oeste começa a discutir projeto de duplicação da BR 494 em Divinópolis. Portal Sistema MPA. 04 julho 2022.