domingo, 6 de junho de 2021

BR-425

Extensão: 62,6 Km
Trecho: Abunã (RO) - Guajará-Mirim (RO)

História

Em abril de 1936, o governo do estado do Matto Grosso prosseguia na construção da rodovia Cuiabá - Guajará-Mirim, já tendo implantado um trecho 25 Km a partir de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. A obra estava a cargo do Batalhão de Força Pública de Matto Grosso.

Em dezembro de 1946, o governo de Rondônia firma contrato com o engenheiro Silvio Schnoor para os estudos de implantação de uma rodovia entre Guajará-Mirim e Jaru, via Porto Velho, ligando o vale do Ouro Preto ao vale dos seringais, castanheiras e madeiras de lei.

Em 14 de novembro de 2023, foi lançado o edital para a construção da ponte internacional sobre o rio Mamoré entre as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín na Bolívia.


Nova ponte sobre o rio Araras em novembro de 2023
e a antiga ponte da Estrada Ferro Madeira-Mamoré
Foto Ponte do Abunã

Em 7 de março de 2024, o Consórcio Construbase foi habilitado como vencedor da licitação para a construção da ponte internacional  em Guajará-Mirim, com 1,22 Km de extensão.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 abril 1936. p.189.

Ministério dos Transportes lança edital da ponte internacional de Guajará-Mirim. Ministério dos Transportes. 14 novembro 2023.