Internacional


Histórico

Em 21 de setembro de 1924, com a presença do rei Vittorio Emanuele III, foi inaugurada a primeira autoestrada italiana, a Autostrada dei Lagui, atual A-8, ligando Milano a Varese. Reservada somente para veículos velozes, sendo proibido o ingresso de carroças, bicicletas ou pedestres.  As obras foram iniciadas em 9 de setembro de 1923. A estrada tinha uma pista com duas faixas de circulação.


Inauguração da autoestrada Milano - Varese em 21 de setembro de 1924

Autoestrada Milano - Varese na década de 1920
Cartão Postal


Em 11 de setembro de 1928, chega a New York, Estados Unidos, após 5 dias e 14 horas de viagem, o primeiro omnibus da linha Los Angeles – New York, considerada a mais extensa do mundo.

Em maio de 1935, foi inaugurado o primeiro trecho da autoestrada Frank- furt am Main - Darmstadt, iniciada em setembro de 1933. 


Autoestrada Frank-furt am Main - Darmstadt


Em maio de 1935, a Itália contava com 456 km de autoestradas, sendo 342 km no norte do país.

Em 1956, foi iniciada a construção do Boulevard Périphérique de Paris, com 35 Km de extensão, concluído somente em 1973. O primeiro trecho, com 5 km de extensão no sul de Paris, foi inaugurado em 1960.

Em 28 de maio de 1961, foi inaugurado o primeiro trecho da autoestrada Lisboa - Porto, ligando Lisboa a Vila Franca de Xira. A autoestrada, a principal ligação do país, só foi completada em 1991 com a entrega do trecho Torres Novas - Condeixa fechando a ligação Porto - Lisboa com 303 km.


Inauguração da Autoestrada do Norte em Portugal em 1961

Paris em 1971: construção do Boulevard Periférico na altura da Porte Maillot

Entroncamento rodoviário com pedágio na montanha de Takao, Japão
Foto Jordhammond


REFERÊNCIAS:

Pelo Estrangeiro. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1935. p.251.

En images : Le boulevard périphérique de Paris fête ses 50 ans. 20 Minutes. Paris. 24 abril 2023.

Comentários