Histórico
Em 21 de setembro de 1924, com a presença do rei Vittorio Emanuele III, foi inaugurada a primeira autoestrada italiana, a Autostrada dei Lagui, atual A-8, ligando Milano a Varese. Reservada somente para veículos velozes, sendo proibido o ingresso de carroças, bicicletas ou pedestres. As obras foram iniciadas em 9 de setembro de 1923. A estrada tinha uma pista com duas faixas de circulação.
Em 11 de setembro de 1928, chega a New York, Estados Unidos, após 5 dias e 14 horas de viagem, o primeiro omnibus da linha Los Angeles – New York, considerada a mais extensa do mundo.
Em maio de 1935, foi inaugurado o primeiro trecho da autoestrada Frank- furt am Main - Darmstadt, iniciada em setembro de 1933.
Em maio de 1935, a Itália contava com 456 km de autoestradas, sendo 342 km no norte do país.
Em 1956, foi iniciada a construção do Boulevard Périphérique de Paris, com 35 Km de extensão, concluído somente em 1973. O primeiro trecho, com 5 km de extensão no sul de Paris, foi inaugurado em 1960.
Em 28 de maio de 1961, foi inaugurado o primeiro trecho da autoestrada Lisboa - Porto, ligando Lisboa a Vila Franca de Xira. A autoestrada, a principal ligação do país, só foi completada em 1991 com a entrega do trecho Torres Novas - Condeixa fechando a ligação Porto - Lisboa com 303 km.
Paris em 1971: construção do Boulevard Periférico na altura da Porte Maillot
REFERÊNCIAS:
Pelo Estrangeiro. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 maio 1935. p.251.
En images : Le boulevard périphérique de Paris fête ses 50 ans. 20 Minutes. Paris. 24 abril 2023.
Comentários
Postar um comentário