Em 1953, o Brasil contava com apenas 1.955 km de rodovias pavimentadas.
Automóveis e Acessórios, setembro 1956
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Em dezembro de 1959, o atual Distrito Federal foi integrado à rede rodoviária nacional, com a conclusão das ligações pavimentadas entre Goiânia, Anápolis e Brasília. No ano seguinte foi completada a ligação para São Paulo. Em meados de 1959, o Brasil contava com 10.420 km de rodovias pavimentadas.
Rodovias entregues no governo JK (1956 - 1960)
BR-55 Fernão Dias
BR-57/RJ BR-393
BR-58/MG BR-354
BR-14/GO Belém - Brasília
BR-56/GO BR-364
BR-71/GO BR-365
BR-22/MA BR-222
BR-4/RJ BR-116
BR-31/GO BR-262
BR-16 BR-163
BR-34 BR-374
Trechos pavimentados pelo DNER no período 1955 - 1968
Transporte Moderno, julho 1962
Rede rodoviária nacional pavimentada em 1964
Rede rodoviária nacional pavimentada em 1972
Rede Pavimentada (Km)
Ano Federal Estadual Total
1957 3.342 3.721 7.063
1958 5.055 3.791 8.461
1959 7.457 3.960 11.417
1960 8.675 4.028 12.703
1961 9.422 4.453 13.875
1962 10.725 5.550 16.275
1963 11.425 5.529 16.954
1964 12.157 5.613 17.770
1965 12.589 13.835 26.424
1966 13.803 16.309 30.112
1967 14.964 19.013 33.977
Em menos de 8 anos, de 1964 a 1972 a rede rodoviária sob responsabilidade do DNER foi quase triplicada com a construção e pavimentação de 20.401 km de rodovias. Antes a rede federal dispunha somente de 12.157 km de rodovias pavimentadas contra 32.558 km em 1972.
Em fevereiro de 1974, é concluída a pavimentação da rodovia Belém-Brasília.
O Jornal, 14/03/1974, p.2
REFERÊNCIAS;
Rede Rodoviária Brasileira. Ministério dos Transportes. DNER/DP. Janeiro 1968.
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