domingo, 30 de abril de 2023

Baleia

Expresso Baleia




História de Coxim ...
Expresso Baleia

Por João Ferreira Neto

O Deputado Estadual, pecuarista e empresário de transporte de passageiros, Valdevino Rodrigues Guimarães, em 1955, implantou a linha regular de ônibus, ligando Campo Grande e Cuiabá e outros municípios, denominada Expresso Baleia. A BR-163 era de chão batido e sem conservação, além das travessias nos riachos e rios serem feitas em pinguelas ou balsas. 

Inicialmente, o percurso era feito em três dias:

a) A Rodoviária de Campo Grande ficava na Av. Calógeras, próxima ao Hotel Gaspar esquina com a Av. Mato Grosso donde o carro nº 01 saía às 06:00 horas das segundas-feiras pernoitando poucos quilômetros após Coxim, na localidade denominada: Ribeirão Claro, de propriedade de João Canuto da Silva e de Maria Cândida Fontoura da Silva, mais conhecida por Dª Neguinha. O Agente de viagem, em Coxim, era o senhor Laudelino Olegário Figueiredo, mais conhecido como Luli e, os ônibus, obrigatoriamente, deveriam passar defronte a sua residência, ao lado da Igreja São José, na Praça Sylvio Ferreira. O segundo pernoite, de terça para quarta-feira, seria na cidade de Rondonópolis, chegando finalmente em Cuiabá, no final da tarde de quarta-feira.

b) O carro nº 02 saia de Cuiabá também na segunda-feira, e em sentido inverso fazia as mesmas paradas da ida.

c) Na quinta-feira repetia-se o itinerário, ou seja, o carro nº 01 sairia de Cuiabá; e o carro nº 02 partiria de Campo Grande. Ressalvamos que as folgas ocorriam aos domingos.

d) O motorista do carro nº 01 era o senhor Benedito Martins, mais conhecido como Dito Preto e o cobrador era Manoel Severino de Souza, que ficou conhecido como Mané da Baleia.

e) Manoel Severino casou-se com uma moça de família tradicional de Pedro Gomes, Wilma Serrou Barbosa, filha de Artidório Barbosa e Dª Cezalpina Serrou Barbosa.

f) Já o motorista do carro nº 02 atendia pela alcunha de Goiano e, tinha como cobrador o jovem Sidnei Rocha Guimarães, filho de Valdevino Rodrigues Guimarães, que juntava alguns trocados para torrá-los na Festa do Divino.

Extraído da página Coxim de Coração do Facebook em 30 de abril de 2023.

Histórico

Em 1960 contava com frota de 14 ônibus. A empresa foi extinta ao ser adquirida pela Viação Andorinha.


Linha Cuiabá - Campo Grande, via Rio Verde de Mato Grosso e Coxim