quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

ANTT vai incluir duplicação da PR-483 no edital do pedágio

28/02/2024 - Jornal de Beltrão

O trecho de 17 km tem previsão de ser duplicado, segundo a agência reguladora
Foto Arquivo/JdeB


A duplicação do trecho da PR-483 entre Francisco Beltrão e o trevo de acesso a Salgado Filho está prevista no projeto de concessões de rodovias, segundo nova informação repassada ontem pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ao JdeB. Comunicado enviado pelo setor de Imprensa da Agência diz que o documento com a previsão das obras será retificado e publicado no edital de licitação.

“A respeito da informação anteriormente divulgada sobre a não inclusão da duplicação da PR-483 no Lote 6 do Programa de Exploração da Rodovia (PER) do Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o material será retificado”, diz a nota, que prossegue: “A modelagem enviada para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) considera o trecho da PR-483 entre Francisco Beltrão e o trevo de Salgado Filho, com previsão de duplicação em 17 km de extensão da rodovia. A informação será retificada no PER no momento da publicação do edital de licitação.”

Reportagem publicada pelo JdeB no início do mês indiciou que o PER não contemplava a duplicação de parte da rodovia entre as obras previstas para serem executadas pela concessionária vencedora do leilão do Lote 6. A ANTT confirmou que a melhoria “ficou de fora” do projeto. Agora, a Agência afirma que a obra está nos projetos e documentos enviados para análise do TCU e que as informações serão atualizadas antes da publicação do edital, informando também os motivos para a exclusão do trecho do PER.

A nova posição da ANTT veio após intervenção do presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Vasconcelos.

Proposta

O projeto inicial elaborado pelo Governo do Estado prevê a duplicação de todo o trecho do Corredor Sudoeste entre a BR-163, em Marmelândia (Realeza) e Pato Branco, além de contorno em Marmeleiro. São cerca de 140 km. Haverá duas praças de pedágio. Basicamente, boa parte dessa proposta foi mantida pela ANTT, que ainda incluiu um contorno em Lindoeste.

Após a análise do TCU, o governo pode lançar o edital e preparar o leilão, que vai ser vencido pela empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica. Isso deve ocorrer ainda este ano.