sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

BR-319: laudo sobre queda de ponte que matou cinco é adiado

01/02/2024 - A Crítica

Segundo o Dnit afirmou que o estudo está sendo realizado pelo IPT e o prazo inicial era apenas uma estimativa

Por Karina Pinheiro
politica@acritica.com

Pontes na BR-319 desabaram em 2023
Foto Arquivo / AC


O laudo técnico para avaliação das causas das quedas das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na rodovia BR-319, deve ser emitido somente em junho deste ano. A previsão inicial era outubro de 2023. O desabamento na primeira ponte (Curuçá) resultou na morte de cinco pessoas e deixou dezenas de feridos. 

Em nota enviada para A CRÍTICA, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que o estudo está sendo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e que o prazo inicial era apenas uma estimativa.

“Importante esclarecer que o prazo outubro/23 informado anteriormente para a emissão do laudo era apenas uma estimativa. O Dnit reitera ainda que irá se manifestar sobre o assunto somente após a conclusão das investigações da Polícia Civil e da emissão do laudo do IPT”, apontou trecho da nota.

Enquanto o laudo técnico não fica pronto, familiares aguardam resposta para entender o que ocasionou o desabamento, embora já houvesse conhecimento da má conservação da estrutura. Uma série de reportagens mostrou que o Dnit já sabia das condições precárias e, por isso, o trecho da rodovia havia sido interditado parcialmente na manhã daquele dia 28 de setembro.

Em setembro, A CRÍTICA publicou uma reportagem exclusiva sobre como a Polícia Civil do Amazonas já tem elementos suficientes para indiciar ao menos dez pessoas pelas mortes no desabamento. A PC-AM, no entanto, ainda aguarda a finalização do laudo contratado pelo Dnit.

Reconstrução

As obras de reconstrução das pontes tinham a previsão de finalização em até um ano, conforme declaração do superintendente da autarquia federal à época,  Luciano Moreira de Souza Filho. Ele participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), em dezembro de 2022. 

Seis meses depois, o superintendente retornou ao plenário e afirmou que as obras levariam mais um semestre. Conforme informações do Deputado Estadual, Dan Câmara, que esteve presente no local da tragédia na última quarta-feira (31), uma placa com as informações da obra de reconstrução mostra que deveria ser finalizada em outubro de 2023.

Para A CRÍTICA, o Dnit informou que as obras para construção das pontes sobre o rio Curuçá e o rio Autaz-Mirim estão contratadas e em andamento.

“A previsão é de que a reconstrução das duas pontes seja concluída no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, provisoriamente, a travessia está sendo realizada por balsa em ambos os rios”.

“A construção da ponte sobre o rio Curuçá, no km 23,1 da BR-319/AM, está em andamento com a execução dos blocos de fundação e dos pilares dos encontros da nova ponte. Já no caso da ponte sobre o rio Autaz-Mirim, os trabalhos estão na fase de aprovação de projeto para execução do reforço das fundações”, informou o órgão.