Nova concessão da BR-262 prevê apenas 44 km de duplicação e mais praças de pedágios


31/10/2024 - TV KZ

Por Priscila Pedroso


BR-262 no trevo de acesso ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos/MG


O grupo Rotas do Brasil S.A. venceu o leilão de concessão da BR-262, entre Uberaba/MG e Betim/MG, realizado nesta quinta-feira (31) na sede da B3, em São Paulo. A nova concessionária terá 30 anos para administrar e implantar melhorias de infraestrutura na rodovia.

A empresa venceu o leilão do trecho, chamado de “Rota do Zebu” de 438,9 quilômetros, oferecendo desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 15,30%. Sendo sua estreia no setor de concessões rodoviárias.

O projeto destinará R$ 8,5 bilhões à BR-262, no trecho entre Uberaba e Betim, ao longo dos 30 anos de concessão. A assinatura do contrato está prevista para o primeiro trimestre de 2025, e a nova gestão será responsável por garantir a continuidade operacional durante a transição de controle.

Duplicação

A principal reivindicação dos usuários e Municípios era a duplicação total do trecho, mas o projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que faz parte da nova concessão, permanece com a duplicação de apenas 44 quilômetros, que compreende Bom Despacho/MG a Nova Serrana/MG. Atualmente na “Rota do Zebu” há duplicação apenas entre Nova Serrana a Betim.

Praças de Pedágios

A nova concessão prevê ainda a implantação de mais duas praças de pedágios, uma em Araxá/MG e outra em Nova Serrana, informação confirmada pela reportagem da TV KZ nesta quinta-feira (31) junto à ANTT. Com os novos pedágios, será totalizado seis pontos de cobrança ao longo do trecho, sendo quatro já existentes: Perdizes/MG, Campos Altos/MG, Luz/MG e Florestal/MG.

Infraestrutura e melhorias previstas no projeto de concessão

No restante da rodovia, serão distribuídos 168 quilômetros de faixas adicionais (terceira faixa).

O projeto inclui também: criação de 3,63 quilômetros de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, 100 pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, nove caixas de produtos perigosos, três passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.

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