Santos-Guarujá: projeto de R$ 6 bi do primeiro túnel imerso da América Latina avança para análise do TCU
30/12/2024 - O Globo
Por Filipe Vidon, Rio de Janeiro
O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT; tempo de travessia entre as cidades deve diminuir 50 minutos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/1/B/JNehIYS92MQqnzUpVoAw/7jljoykdzlldm6inyu02bj5ybi9gbn9mzulgqu9gzpznllbxaslmz6udn1etn2udm3ejonvgcq5ydvxwnyqwo5qjy0itz0utzhzmz5umn0mtnmf2n2emy0cjmyykmlcjmyykmlctm5qzmgjtj2idmx8vl1etlf9vlwitlfpdo.jpg)
Com investimentos de R$ 6 Bi, projeto do Túnel de Santos é enviado para análise do Tribunal de Contas da União
Foto Divulgação
Esperado há pelo menos 100 anos, o projeto do túnel que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá foi enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com investimento de R$ 6 bilhões, o túnel deve beneficiar mais de 2 milhões de pessoas quando sair das pranchetas para virar realidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgaram em fevereiro deste ano a parceria para a execução das obras do primeiro túnel imerso da América Latina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/B/Q/BZrymURHCvKeCokmBcVw/49f8f866-8d1f-4e3f-9ea9-f1f35186e060.jpg)
Serão três faixas de rolamento por sentido, além de uma ciclovia e passagem para pedestres
Foto Divulgação
O projeto prevê a ligação seca entre Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, que passará por baixo do canal que abriga o porto mais movimentado do Brasil. Serão três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e passagem para pedestres.
Esse é o projeto de maior porte dentro da carteira do Novo PAC e a previsão do governo é de que tenha início ainda em 2025. Do total investido, 50% são do Governo Federal e 50% do governo do Estado de São Paulo.
A futura empresa contratada será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução promete não limitar o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/g/B/pym6UcQbiet47Qh1w8AA/bb851671-a483-441c-bc7b-d3e7af78ef13.jpg)
Via para pedestres será compartilhada com a ciclovia
Foto Divulgação
O desafio para construir o túnel submerso é grande: serão seis módulos pré-moldados com concreto armado, a uma profundidade mínima de 21 metros. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura, sem interromper o tráfego de navios no canal.
Segundo o Governo de São Paulo, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros. A travessia completa, de carro, deve durar um minuto e meio.
Entenda o processo de construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/S/t/nvI2KJQgqZQWdqYnA0Ww/d340681d-93c0-4555-ad30-44bc45b9e449.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/o/U/3Qt3y4R1eoPTeaOPHk8w/87560104-2302-4bce-87a1-f49506e85162.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/q/e/aWudGRQtOqqwZiEFL5bw/12f80bc3-7378-4e14-b25f-3315df3525c3.jpg)
Obra está inserida no PAC e será realizada com recursos da União e do Governo de São Paulo, cada um arcará com 50% dos custos.
A estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia, e de redução de 53% na emissão veicular de dióxido de carbono.
A ideia é que o túnel tenha um pedágio que custe o mesmo valor da tarifa das balsas que fazem a ligação entre as duas cidades — R$ 12,30 para veículos de passeio em dias úteis —, mas sem cobrança para pedestres.
Comentários
Postar um comentário