04/12/2025 - Visor Notícias
Por Pedro Eduardo
Projeto estadual prevê construção de nova rodovia com seis pistas para reduzir filas e impactos causados por acidentes

Nova rodovia paralela deve aliviar trânsito e filas na BR-101 entre Itajaí e Balneário Camboriú
Foto: Cláudio Costa
O trecho da BR-101 entre Itajaí e Balneário Camboriú é um dos principais pontos de retenção do trânsito em Santa Catarina. Mesmo em dias normais, a rodovia registra longas filas em horários de pico. Em situações de acidentes, o problema se agrava e pode paralisar o trânsito por horas.
Em outubro, a morte de um motociclista após uma batida resultou na interdição completa da pista e gerou 24 quilômetros de congestionamento. Motoristas permaneceram por cerca de cinco horas parados, aguardando a liberação da via. Em alguns casos, o acúmulo de veículos pode se estender até Navegantes e Itapema, com filas superiores a 40 quilômetros.
Nova rodovia promete desafogar fluxo na BR-101
Para reduzir o impacto no trânsito e oferecer uma alternativa de deslocamento no Litoral Norte, o Governo de Santa Catarina planeja construir uma via paralela à BR-101. A rodovia, chamada Via Mar no projeto, terá 145 quilômetros de extensão, seis pistas e velocidade máxima prevista de 120 km/h.
Segundo o governador Jorginho Mello, as obras devem começar no primeiro semestre de 2026. A primeira etapa será executada pelo Estado, com investimento estimado em R$ 1 bilhão. As demais fases serão licitadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com custo total previsto de R$ 7,5 bilhões.
O objetivo é reduzir o fluxo sobrecarregado da BR-101, permitindo que motoristas tenham outra opção de rota e diminuindo os impactos de fechamentos causados por acidentes, obras ou alta temporada.
Pedágios e contrapartidas
O projeto prevê a instalação de praças de pedágio para viabilizar economicamente a operação e futura manutenção da rodovia. A empresa vencedora da PPP será responsável pelos demais trechos e deverá devolver ao Estado o valor investido na primeira etapa.
O governo aponta que a nova via deve melhorar a fluidez das viagens, ampliar a segurança e reduzir os transtornos que hoje afetam a mobilidade de moradores, trabalhadores e turistas que circulam pela região.
Etapas previstas do traçado
O traçado da nova rodovia será executado em cinco segmentos, conectando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis:
Lote 1, 26,85 km
Entre BR-101 (Joinville) e BR-280 (Guaramirim)
Quatro pontes e dois viadutos
Execução direta do governo estadual
Lote 2, 21,09 km
Entre BR-280 (Guaramirim) e SC-415 (Massaranduba/São João do Itaperiú)
Duas pontes e um viaduto
Lote 3, 16,77 km
Entre SC-415 e SC-414 (Luis Alves/Navegantes)
Duas pontes e oito contenções
Lote 4, 25,78 km
Entre SC-414 (Luis Alves/Navegantes) e SC-486 (Itajaí)
Quatro viadutos, quatro pontes e três contenções
Trecho Remanescente, 54,72 km
Entre SC-486 (Itajaí) e Contorno Viário da Grande Florianópolis
Quatro viadutos, quatro pontes e três contenções
Em todos os trechos, o projeto prevê pista dupla com três faixas para cada sentido.
Comentários
Postar um comentário