07/01/2025 - Jornal Caeté
Fonte de pesquisa: Livro Rodas e editora GB
Carro pertenceu a João Pinheiro
O primeiro automóvel-foto,que circulou em Minas pertenceu ao Sr. João Pinheiro. Fazia o trajeto entre Caeté e Sabará - perto do antigo Curral d'el Rei, onde se riscavam as ruas da nova cidade, nascida Capital e que se chamou Belo Horizonte.
O trecho Caeté-Sabará, foi, também, a primeira estrada rodoviária de Minas Gerais - construída pelo próprio João Pinheiro exclusivamente para passar o seu automóvel.
A data desse evento não é segura: enquanto alguns dão 1902, o engenheiro Odilon Dias Pereira afirma ter sido em 1905.
Uma coisa é certa: a estrada não foi construída por capricho, nem o automóvel foi comprado para gozo pessoal. João Pinheiro adquiriu o carro e fez a estrada para transportar as produções da Cerâmica Nacional, de Caeté, para Sabará.
A distância entre Caeté e Sabará era de 20 quilômetros e o automóvel de João Pinheiro cobria o percurso em quatro horas, fazendo uma média de 5 km por hora!
QUEM FOI JOÃO PINHEIRO
João Pinheiro da Silva nasceu no Serro em 16 de dezembro de 1860 e faleceu em Belo Horizonte, no dia 25 de outubro de 1908.
Político, advogado e industrial brasileiro, formou-se em ciências jurídicas na Faculdade de Direito de São Paulo, transferindo-se posteriormente para Ouro Preto, onde fundou o Clube Republicano, em 1888, precursor do Partido Republicano Mineiro. Foi também fundador da folha republicana "O Movimento" (depois transformado em órgão oficial do PRM) e da Faculdade Livre de Direito do estado, em Ouro Preto.
Em 1890 exerceu interinamente o Governo de Minas, como vice-presidente, sendo logo depois nomeado efetivo. Foi eleito deputado federal à Constituinte de 1891, recolhendo-se depois ao trabalho na indústria de cerâmica, que possuía com a família em Caeté, decepcionado com os rumos da política.
Voltou novamente à vida política, sendo eleito senador da República em 1905 e Presidente de Minas em 1906. Morreu antes de concluir o seu mandato. João Pinheiro deixou um legado de idéias e obras que marcaram o nascimento do regime republicano em Minas. Seus restos mortais estão recolhidos em Caeté.
FOTO: ARQUIVO FIP
Comentários
Postar um comentário