Companhia União Theresopolina
1854 -
Resumo Histórico
No dia 25 de Outubro de 1854, através do Decreto nº 1.464 publicado no Diário Oficial da União, são aprovados os Estatutos da Companhia denominada "União Theresopolina".
Estatutos da Companhia
No dia primeiro de setembro de 1855, a Viação Theresopolina inaugura o serviço de diligências entre o Porto de Piedade e a Barreira do Soberbo, pela estrada da Companhia Magé a Sapucaia, com os seguintes preços de passagens:
Piedade a Mgé Rs. 2$000
Piedade ao Jacú Rs. 3$000
Piedade ao Freixal Rs. 4$000
Piedade à Barreira Rs. 5$000
A Barreira do Soberbo, ou seja, o pedágio da Estrada Magé-Sapucaia, localizava-se na altura do rio Soberbo, no meio da serra, onde terminava o trecho carroçável da Estrada. O trecho até Teresópolis era feito em mulas ou liteiras.
A Viação Theresopolina foi organizada pela firma Dias Coelho & Ramos. As diligências partiam do porto de Piedade todos os dias que aportavam vapores provenientes da Côrte. Em 1857 as diligências partiam da Piedade 15 minutos após a chegada da barca, nas terças, quintas e sábados, e da Barreira do Soberbo às 10 horas da manhã, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Em 1858 a empresa , já sob o controle da firma Oliveira & Ramos, com frota de 6 carros de carga, realizava o transporte de café entre seu armazém no Soberbo e Magé.
No dia primeiro de setembro de 1855, a Viação Theresopolina inaugura o serviço de diligências entre o Porto de Piedade e a Barreira do Soberbo, pela estrada da Companhia Magé a Sapucaia, com os seguintes preços de passagens:
Piedade a Mgé Rs. 2$000
Piedade ao Jacú Rs. 3$000
Piedade ao Freixal Rs. 4$000
Piedade à Barreira Rs. 5$000
A Barreira do Soberbo, ou seja, o pedágio da Estrada Magé-Sapucaia, localizava-se na altura do rio Soberbo, no meio da serra, onde terminava o trecho carroçável da Estrada. O trecho até Teresópolis era feito em mulas ou liteiras.
A Viação Theresopolina foi organizada pela firma Dias Coelho & Ramos. As diligências partiam do porto de Piedade todos os dias que aportavam vapores provenientes da Côrte. Em 1857 as diligências partiam da Piedade 15 minutos após a chegada da barca, nas terças, quintas e sábados, e da Barreira do Soberbo às 10 horas da manhã, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Em 1858 a empresa , já sob o controle da firma Oliveira & Ramos, com frota de 6 carros de carga, realizava o transporte de café entre seu armazém no Soberbo e Magé.
Correio Mercantil, 21 de setembro de 1859
REFERÊNCIAS:
"Decreto nº 1464 de 25/10/1854". Diário Official do Império do Brasil. 1854, dezembro, 31.
Marcelo Almirante
Página lançada no dia 10 de maio de 2018
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