quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

BR-304

Extensão: 450,2 Km
Trecho: Natal (RN) - Boqueirão do Cesário / BR-116 (CE)

Histórico

Em abril de 1937, prosseguia a construção da rodovia Assu - Mossoró - Limoeiro, com recursos do Governo Federal.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Natal - Russas, passando por Santa Cruz (RN) e Mossoró (RN), com um ramal entre Mossoró e Barra, na foz do rio Apodi.

Em abril de 1969, o trecho Boqueirão do Cesário (CE) até a divisa com o Rio Grande do Norte, com cerca de 99 Km de extensão, contava com trecho de 36 Km pavimentados.

Em 1970, é concluída a pavimentação do trecho Fortaleza - Natal, formado pelas rodovias BR-116 e BR-304.

Em julho de 1980, em solenidade com a presença do presidente da república, João Figueiredo, é inaugurado o Contorno Rodoviário de Mossoró, junto com a pavimentação do trecho Mossoró - Apodi da rodovia BR-405.

Em setembro de 2008, é entregue a duplicação do trecho  Parnamirim - Macaíba, com 13,5 Km de extensão, representando a entrega da primeira etapa do projeto de duplicação da BR-304, entre Parnamirim e Mossoró.

Em julho de 2021, prosseguiam as obras de duplicação da Reta Tabajara, com previsão de entrega para o início de 2022. Até julho de 2023 foram liberados ao tráfego 13,48 quilômetros duplicados.

Em abril de 2023, uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Norte, a BR-304 que liga Natal até a divisa do Ceará, passando por Mossoró, já contava com uma empresa para elaborar os estudos de viabilidade e o projeto de duplicação, orçado em 3 bilhões de reais. No total seriam duplicados 289 quilômetros de pista, desde a Reta Tabajara, em Macaíba, até a divisa com o Ceará.


BR-304 em 2022
Foto Canindé Soares

Em julho de 2023 prosseguiam as obras de duplicação da Reta Tabajara na BR-304 
Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias


Em 13 de novembro de 2023, o DNIT entregou a duplicação de mais 6,9 Km da Reta Tabajara, entre os Km 286,2 e 292,8. Com esse trecho a Reta Tabajara passou a contar com 13,8 Km de novas pistas de concreto.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 abril 1937. p.169.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Fortaleza - Brasília será pavimentada. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 12 abril 1969. p.2.

Recife: Contorno Rodoviário tira carga da área urbana. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Concluída a duplicação da BR-304 em Natal. Informe DNIT. 2008, setembro. Página 5.

Reta Tabajara estará duplicada até início de 2022, diz Tarcísio. Tribuna do Norte. 7 julho 2021.

Duplicação da BR-304 é incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023. Mossoró Hoje. 29 junho 2022.

JERÔNIMO, Geraldo. Duplicação da BR-304 entre o RN e o Ceará é orçada em quase R$ 3 bilhões. G1 Rio Grande do Norte. 29 abril 2023.

Duplicação da Reta Tabajara será concluída em dezembro deste ano, diz DNIT. Potiguara Online. 11 julho 2023.

Ministro dos Transportes assinará ordem para elaboração do projeto de duplicação da BR-304. Defato.com. 18 julho 2023.

Página lançada em 26 de dezembro de 2018.