domingo, 4 de abril de 2021

BR-285

Extensão: 726 Km
Trecho: Araranguá (SC) - São Borja (RS)

Histórico

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia Vacaria (RS) - Passo Fundo (RS), que cobria o atual traçado da rodovia BR-285.

Em julho de 1944, é inaugurada a ponte sobre o rio Santa Rita, construída pelo 3º Batalhão Rodoviário, na estrada Vacaria - Lagoa Vermelha, no município de Muitos Capões.

Em 1947, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem inicia a  construção da Rodovia Vacaria - Passo Fundo, com 175 Km de extensão.

Em julho de 1950, é aberto ao tráfego o trecho Vacaria (RS) - Lagoa Vermelha (RS), com 77 Km de extensão, ainda não pavimentados, construído pelo Departamento de Obras e Fortificações do Exército.

Em 2010, é pavimentado o acesso a São José dos Ausentes. Em 2016, a comunidade se mobiliza para que fosse finalizada a pavimentação da rodovia até a divisa com Santa Catarina.

Em maio de 2021, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação de um trecho de 8,87 Km na Serra da Rocinha, entre São José dos Ausentes e a divisa com Santa Catarina.

No dia 25 de maio de 2021, o DNIT apresenta o plano de duplicação do trecho Panambi (RS) - São Luiz Gonzaga (RS), sendo previsto para o segundo semestre de 2021 o lançamento da licitação do projeto executivo.

BR-285. Foto Jose Rogério Nunes Machado e Terence Carniel Camargo / Divulgação


Em julho de 2021, do lado catarinense da rodovia, no município de Timbé do Sul, prosseguiam as obras, que estava em fase final de construção na Serra da Rocinha. Dos 22 quilômetros em obras, oito foram liberados ao trânsito em outubro de 2020.

Em 22 de maio de 2023, o DNIT anuncia para julho do mesmo ano a publicação do edital de licitação para as obras de duplicação da BR-285 no perímetro urbano de Ijuí. O contrato para o início das obras foi assinado em dezembro de 2023. O projeto contemplava 10,2 quilômetros, incluindo duplicações, sete viadutos, a duplicação da ponte sobre o rio Potiribu e do viaduto sobre a rede ferroviária.


Em agosto de 2023, prosseguiam as obras de pavimentação do lado catarinense da BR-285 na Serra da Rocinha, considerada mais complexa que a do lote gaúcho, com previsão de entrega para março de 2024. Foto Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus.


REFERÊNCIAS:

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Agosto 1944. p.34.

O Programa do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Automóveis e Acessórios. Novembro 1947. p.33.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Agosto/Setembro 1950. p.12.

OLIVEIRA, Rosane. Dnit garante asfaltamento da BR-285, entre São José dos Ausentes e a divisa com Santa Catarina. GZH. Porto Alegre.  27 abril 2021. 

DNIT deverá contratar projeto para duplicação da BR-285, entre São Luiz Gonzaga e Panambi. Rádio Progresso de Ijuí. 25 maio 2021. 

FIEDLER. André. Assinada ordem de início para conclusão da BR-285, em São José dos Ausentes. Gaúcha ZH. 16 julho 2021.

MAIA, Francis. Audiência apura prazo de 60 dias para DNIT publicar edital de duplicação da BR-285 em Ijuí. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. 22 maio 2023.