sexta-feira, 7 de maio de 2021

BR-110

Extensão: 1.058,3 Km
Trecho: Areia Branca (RN) - Pojuca (BA) / BR-420

Histórico

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a rodovia São Salvador (BA) - Recife (PE), que cobria o atual traçado da Rodovia BR-110, entre Pojuca (BA) e Cruzeiro do Nordeste (PE), no entroncamento com a atual rodovia BR-232.

Em junho de 1943, é concluída a construção do ramal rodoviário do Cariri, partindo de Farinha (Pocinhos) na Rodovia Central da Parahyba, atual BR-230, e terminando em Rio da Barra na Rodovia Central de Pernambuco, atual BR-232, coincidindo com o trecho Sertânia (PE) - Monteiro (PB) da atual rodovia BR-110.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Arcoverde (PE) - Barra (Juazeirinho-PB),  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia longitudinal, com a designação BR-12.

Bahia

Em dezembro de 1931, o governo da Bahia lança o plano de construção da rodovia Jeremoabo - Santo Antônio da Glória, atual Glória.

Em março de 1937, é inaugurada a estrada de rodagem São Sebastião do Passé (BA) - Alagoinhas (BA), com 58 Km de extensão.

Em janeiro de 1943, prosseguia a construção do último trecho da Rodovia Bahia - Alagoas, entre Jeremoabo e Paulo Afonso.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1931. p.534.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 março 1937. p.142.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 janeiro 1943. p.29.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 setembro 1943. p.93.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.