segunda-feira, 3 de setembro de 2018

BR-364

Extensão: 4.374 Km
Trecho: Cordeirópolis (SP) / BR-050 - Rodrigues Alves (AC) / Fronteira Peru

Histórico

Em 1723, o governador do Pará manda Francisco de Melo Palheta investigar presença espanhola na região do vale do rio Mamoré, preocupado com a fragilidade de defesa da região.

Em 13 de março de 1736, uma expedição parte de Itu, comandada por Pedro de Moraes de Siqueira e seu irmão capitão Bartholomeu Bueno de Siqueira a caminho das minas de ouro de Cuiabá, descobertas em 1718. Uma viagem entre São Paulo e Cuiabá durava de cinco a seis meses.


Expedição Bandeirante entre Itu e Cuiabá em 1736
Brazil Illustrado 1887 p.173


Em 1748, é criada a Capitania de Mato Grosso, desmembrada de São Paulo, visando também delimitar os limites da fronteira do Reino em disputa com Espanha. Em 1752 é fundada a Vila Bela da Santíssima Trindade, capital do Mato Grosso, consolidando a presença portuguesa no Vale do Guaporé. Em 1754, o Governador e General Dom Antonio Rolim de Moura estabelece um destacamento na localidade de Pedras Negras, iniciando o processo de militarização, defesa e posse definitiva da região.

Em setembro de 1936, é inaugurado o primeiro trecho da Rodovia Porto Velho - Presidente Penna, atual Ji-Paraná, com 22 Km de extensão, entre Porto Velho e Candeias do Jamari. Em julho de 1937, é inaugurado o trecho seguinte, com mais 22 Km, até o acesso à Cachoeira do Samuel.

Em 1940, em Rosário do Oeste (MT), é construído o marco inicial da rodovia Cuiabá - Vilhena, visando ligar o Mato Grosso à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Em 1941, o Governo Federal inicia os estudos de implantação da estrada de rodagem São Paulo - Cuiabá.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Acreana, ligando Cuiabá a Cruzeiro do Sul, no Acre.

Em março de 1943, o Governo Federal aprova o projeto e o orçamento para a construção do trecho entre os Km 40 e Km 128 da rodovia Cuiabá - Rosário Oeste, cuja construção estava a cargo da Comissão Construtora da Estrada de Rodagem de Penetração Cuiabá - Vilhena.

Em junho de 1943, a 4ª Companhia Rodoviária do Exército prosseguia a construção da nova estrada de rodagem Cuiabá - Vilhena com 800 quilômetros de extensão. Na época estavam sendo construídos dois trechos, o primeiro entre Cuiabá e Rosário, com 128 quilômetros de extensão, e o segundo, entre Rosário e o Alto da Serra do Tombador, com 51 quilômetros de extensão. Planejava-se também construir uma estrada de 200 quilômetros de extensão entre Vilhena e Posto Esperidião, no rio Guaporé, interligando assim a bacia do Amazonas com a do Prata.

Em outubro de 1943, prosseguia a construção do trecho São Carlos - Araraquara, quase concluído.

Em janeiro de 1944, a Comissão de Estudos da Rodovia São Paulo - Cuiabá passa a ser denominada Comissão Construtora da Estrada São Paulo - Cuiabá. Em maio de 1944, é iniciada a terraplenagem do trecho entre os Km 60 e 72. O quilômetro zero localizava-se junto à ponte do Rio Grande, próximo da cidade projetada de Fronteira (MG).

Em outubro de 1956, são iniciadas as obras de pavimentação do trecho Barretos - Colômbia, com cerca de 48 Km de extensão. O trecho foi inaugurado em setembro de 1958, com a presença do governado Jânio Quadros.

Em 1957, no dia 4 de abril, com a presença do presidente da república, é inaugurada a estrada Jataí (GO) - Alto do Araguaia (MT), com 196 quilômetros de extensão, com pavimento macadamizado.

Em dezembro de 1960, é concluída a implantação do trecho Cuiabá - Porto velho, ainda sem nenhum trecho pavimentado. Pela primeira um comboio de caminhões, provenientes de São Paulo,, alcançam Porto Velho.

Em 13 de janeiro de 1961, é inaugurada a implantação do último trecho da ligação Cuiabá  - Rio Branco, da então BR-29. As obras foram iniciadas em 15 de março de 1960, e o desmatamento concluído em Vilhena, no dia 5 de julho de 1960.

Em 1965, em Cáceres, é inaugurada a Ponte Marechal Rondon, sobre o rio Paraguay, uma marco do desenvolvimento do oeste do Mato Grosso.

Em 1966, no dia 20 de fevereiro, chega a Porto Velho, o primeiro comboio do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, após 35 dias de viagem em atoleiros.


Comboio do 5º Batalhão de Engenharia de Construção 
a caminho de Porto Velho em 1966


No dia 23 de julho de 1966, é inaugurada a pavimentação do trecho de 45 Km de extensão entre o entroncamento da rodovia BR-153 até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, na margem do Rio Grande, próximo da localidade de Planura, onde está localizada a ponte Engenheiro Gumercindo Penteado.

Em 1969, no dia 7 de setembro, a 2ª Companhia de Engenharia e Construção e a Companhia de Equipamento e Engenharia restabelecem a ligação Porto Velho - Abunã - Guajará Mirim, interrompida desde dezembro de 1965.

No dia 30 de junho de 1970, com a presença do presidente da república, é inaugurada a implantação do trecho Abunã - Rio Branco, estabelecendo a ligação Porto Velho – Rio Branco, integrando o Acre ao resto do país. O trecho, no entanto, só foi pavimentado na década de 1990.


História de Eucatur


No dia 20 de janeiro de 1972, dando início ao PRODOESTE, o Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, lança os editais de concorrência para a construção e pavimentação das estradas Campo Grande – Rondonópolis (BR-163) e Cuiabá – Jataí (BR-364). 

Em março de 1972, a manutenção da Rodovia BR-364, no trecho Cuiabá - Porto Velho com 1.521 Km de extensão, é transferido do Exército para o DNER. Até então o 5º e 9 º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, o primeiro com sede em Porto Velho, e o segundo em Cuiabá, cuidavam da Rodovia.

Em 6 de dezembro de 1973, com a presença do presidente da república, Médici, é inaugurada a pavimentação do trecho Cuiabá - Rio Verde, com 788 Km de extensão, englobando trechos de duas rodovias federais: 

- Trecho Cuiabá - Jataí, BR-364, com 694 Km
- Trecho Jataí - Rio Verde, BR-060, com 94 Km


Jaru em 1974 com um ônibus da Transportes Andorinha

Ji-Paraná na década de 1970

Rodoviária de Ariquemes


Em 1975, é concluída a pavimentação da estrada Cuiabá – Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso. Até 1961, o Estado do Mato Grosso só contava com um trecho de rodovia pavimentada, entre Cuiabá e São Vicente, na BR-31, sentido Rondonópolis.

Em 1976, no dia 21 de outubro, é iniciada a obra de duplicação do trecho Cuiabá - Campus Universitário da UFMT, em cerimônia realizada com a presença do Governador do Estado do Mato Grosso, Garcia Neto.

Em 1980, a população do Estado de Mato Grosso, nova fronteira agrícola do país, clamava pela pavimentação das Rodovias BR-364 (Cuiabá – Porto Velho), BR-070 (Cuiabá – Barra do Garças), BR-163 (Cuiabá – Santarém) e BR-158 (Barra do Garças – São Félix do Araguaia). Apenas a BR-364 tinha previsão de ser asfaltada no próximo ano. Em 1979 só foram pavimentados 89,2 km de rodovias no Estado.

Em março de 1980, o Banco Mundial analisava o pedido de empréstimo de 100 milhões de dólares do Governo Federal para a pavimentação do trecho Cuiabá - Porto Velho da BR-364, com 1.470 Km de extensão.

Em novembro de 1981, em solenidade com a presença do ministro dos transportes, Eliseu Resende, são iniciadas as obras de pavimentação do trecho Cáceres (MT) - Ariquemes (RO), com 1.040 Km de extensão. Os trechos Cuiabá - Cáceres, com 210 Km, e Porto Velho - Ariquemes, com 192 Km, já estavam sendo asfaltados, respectivamente, pelos 9º e 5º Batalhões de Engenharia e Construção do Exército. 

Em junho de 1983, em função da entrega dos primeiros 180 Km pavimentados, nos trechos mais críticos, da Rodovia BR-364 em Mato Grosso, o tempo de viagem entre Vilhena e Cuiabá é reduzido em 26 horas. O percurso antes realizado em 46 horas, passa a ser feito em somente 19 horas.


BR-364


Em 13 de setembro de 1984, inauguração do asfaltamento da Rodovia BR-364, no trecho entre as cidades de Cuiabá e Porto Velho.

Em 2014, foi iniciada a obra de duplicação da rodovia BR-163/364, entre as cidades de Cuiabá e Rondonópolis. No ano seguinte foi concluída a duplicação do trecho da Serra de São Vicente. O trecho Cuiabá - Jaciara é oficialmente inaugurado somente em dezembro de 2018.

No final de janeiro de 2016, a empresa peruana Expresso Ormeño lança a linha de ônibus internacional Lima – Rio de Janeiro, com cerca de 6 mil quilômetros de extensão, com tempo de viagem de 6 dias, via Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.

Em 23 de agosto de 2017, o governo federal anuncia o plano de conceder à inciativa privada o trecho Posto Gil - Porto Velho da rodovia BR-364.

Em 27 de novembro de 2017, a Empresa de Planejamento e Logística S/A da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lança a licitação para a contratação da empresa responsável pela elaboração dos estudos ambientais e dos programas ambientais de mitigação dos impactos para o licenciamento das obras de duplicação e regularização da BR-364, no trecho entre Comodoro (MT) e Candeias do Jamari (RO).

Em 11 de dezembro de 2017, é aberto ao tráfego, em Porto Velho (RO) o viaduto da Avenida Três e Meio, no bairro Areal da Floresta, sobre a Rodovia BR-364.

Em março de 2018, é iniciada a obra de duplicação do trecho do perímetro urbano de Jaru, em Rondônia.

No dia 21 de junho de 2018, é entregue ao tráfego a duplicação do trecho de 6 km de extensão entre Jaciara e Rondonópolis, da BR-163/364/MT, entre os quilômetros 243,4 e 249,2. A Rodovia passa a contar com 110 km duplicados.

No final de agosto de 2018, é iniciada a duplicação do trecho Trevão - Córrego Lourencinho, com 3 km de extensão, no perímetro urbano de Rondonópolis, em Mato Grosso.

Em agosto de 2018, é iniciada a obra de duplicação da Rodovia BR-364, no perímetro urbano de Jaru, Rondônia.

No dia 6 de setembro de 2018, é aberto ao tráfego a duplicação de um trecho de 10 km de extensão entre Nobres (MT) e o Posto Gil, no trevo do entroncamento com a Rodovia BR-163. Com a inauguração, o trecho da Serra da Caixa Furada passa a contar com 45 km de pista duplicada entre o Posto Gil e a cidade de Rosário Oeste (MT).

No dia 28 de dezembro de 2018, é inaugurada a duplicação do trecho de 23 quilômetros de extensão entre a Praça do Pedágio de Cuiabá e o início da Serra de São Vicente.

No dia 16 de março de 2020, o DNIT concluiu a obra de duplicação da travessia urbana de Rondonópolis na BR-364/MT. Ao todo, o DNIT realizou a duplicação de três quilômetros de extensão, entre o km 198 e o km 201 da BR-364/MT, no entroncamento com a BR-163/MT. Além disso, construiu quatro retornos e ciclovia.

No dia primeiro de agosto de 2020, o DNIT entrega ao tráfego o contorno de Juscimeira (MT), com 7 Km de pista dupla, retirando o fluxo de veículos pesados de dentro do perímetro urbano.

Em 7 de dezembro de 2020, é entregue ao tráfego a duplicação de um trecho de 2,6 Km do Contorno de São Pedro da Cipa (MT), incluindo duas pontes sobre o rio São Lourenço. Com mais esse trecho o trecho Rondonópolis (MT) - Juciara (MT) fica todo duplicado.

Contorno de São Pedro da Cipa em Mato Grosso
Foto Divulgação


Em 9 de maio de 2023, o Movimento Pró-Duplicação BR-364, composto por parlamentares e comerciantes entrega ao Ministro dos Transportes o plano de duplicação do trecho Rondonópolis - Jataí, considerado de altíssima produção.

Triângulo Mineiro

Em novembro de 1935, as prefeituras de Frutal e Barretos, junto com Companhia Paulista de Estradas de Ferro, anunciam a construção de uma estrada de rodagem entre a ponte do Canal de São Simão (atual Chaveslândia) e o porto do Cemitério, em Uberaba, às margens do rio Rio Grande, ao lado da estação Colômbia da Companhia Paulista.

Em abril de 1950, os trabalhos de construção da Rodovia São Paulo -Mato Grosso atingem às margens do Rio Paranaíba, no Canal de São Simão.

Em novembro de 1960, com a presença do presidente da república, é inaugurada a implantação de um trecho de 196 Km de extensão, da antiga Rodovia BR-31, entre Canal do Simão (MG) e Jataí (GO), incluindo uma ponte de 206 metros de extensão, sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Ponte sobre o Rio Paranaíba em 1960
Foto Arquivo Nacional


No dia 4 de novembro de 2020, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza o início da cobrança de pedágio nas praças P1 e P2 do trecho concedido da BR-364/365/GO/MG, explorado pela Concessionária Ecovias do Cerrado S/A. O trecho compreende 437 km de rodovias federais que ligam Jataí (GO) a Uberlândia (MG).

Em abril de 2023, prosseguia a elaboração do estudo de duplicação do trecho Rondonópolis - Jataí, com cerca de 40 quilômetros de extensão, interligando o terminal intermodal da Ferronorte em Rondonópolis à Ferrovia Norte Sul em Rio Verde.

Acre

Em 1909, é lançada a construção da Rodovia Rio Branco (AC) - Sena Madureira (AC) com 210 Km de extensão, sendo entregues ao tráfego 142 Km.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho Cruzeiro do Sul - Pucallpa, na fronteira com o Peru, foi inserido no Plano Nacional de Viação. Na mesma ocasião a rodovia transversal Cuiabá - Porto Velho - Cruzeiro do Sul - Pucallpa recebe a designação BR-29.

Em novembro de 1948, prosseguiam as obras de implantação da Rodovia Rio Branco - Abunã, com 294 Km de extensão, ligando o Acre à estação de Abunã da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

No dia 24 de outubro de 1952, é inaugurada a Rodovia Rio Branco - Plácido de Castro (AC-1) com 115 Km de extensão, não pavimentados.

No dia 10 de dezembro de 1960, é concluída a implantação do trecho Rio Branco (AC) - Porto Velho (RO).

Em outubro de 2010, o presidente da república, Jair Bolsonaro, anuncia o plano de construção o trecho Cruzeiro do Sul - Pucallpa, no Peru, dentro do programa de integração do Acre com o Peru. 

Rondônia

Em julho de 1937, é inaugurado o primeiro trecho da Rodovia Porto Velho - Presidente Penna, atual Ji-Paraná, numa extensão de 44 Km, entre Porto Velho e o acesso à Cachoeira do Samuel, em Candeias do Jamari.

Em março de 1939, o Ministério da Viação aprova o orçamento para o prosseguimento da construção da Rodovia Porto Velho - Presidente Penna.
 
Em novembro de 1943, foram construídos os primeiros 89 Km da Rodovia Porto Velho - Presidente Pena, em cooperação com os ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com os soldados da Companhia de Fronteiras. Em 1946, já se encontrava implantado um trecho de 142 Km, entre Porto Velho e Caritianas.


BR-364


Em 1982, entre Vilhena (RO) e Porto Velho (RO) só havia um trecho pavimentado de 9 Km de extensão. O trecho Abunã (RO) - Rio Branco (AC) já contava com trecho de 27 Km pavimentados.

Em 2 de julho de 2021, o Exército inicia as obras de duplicação do trecho do setor 8 de Jaru.

Em 7 de maio de 2021, com a presença do presidente da república é inaugurada a ponte do Abunã, sobre o rio Madeira, após 6 anos de obras, ligando o Brasil à florescente economia peruana e aos portos do pacífico, além de substituir o caríssimo serviço de balsas, promovendo ganhos de tempo e diminuição do valor do frete.

Ponte do Rio madeira em 05/05/2021. Foto Pedro Devani / Agência Acre


Em 18 de fevereiro de 2022, é concluída a obra de elevação da Rodovia BR-364 no trecho entre os Km 875 e 890 no distrito de Jaci-Paraná, impedindo o alagamento das pistas na época de cheia do Rio Madeira.

O trecho da BR-364 em Rondônia, ligando o Acre ao Mato Grosso, tinha 1.200 Km, sendo que apenas 20 Km entre Porto Velho e Candeias do Jamari eram duplicados. O trecho entre Porto Velho e Vilhena com 700 Km de extensão era o mais movimentado, recebendo grande volume de carretas para escoamento das safras de grãos soja e milho, principalmente.


Rodovia BR-364 no distrito de Extrema, município de Porto Velho


Em 8 de agosto de 2023, o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Itapuã do Oeste, assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto de duplicação do trecho Candeias do Jamari - Pimenta Bueno, situado entre os Km 190 e 690.


Rodovia BR-364
Divulgação


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 novembro 1935. p.242.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 setembro 1936. p.148.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31julho 1937. p.60.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 março 1939. p.114.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1943. p.164.

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Novembro 1948. p.96.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Obras Publicas. Brazil Ferro-Carril. Maio 1950. p.66.

Inaugura-se hoje a Rodovia Plácido de Castro. O Acre. 24 outubro 1952. p.1.

SANTOS, Goldwasser. Um pouco da história rodoviária do Acre. O Acre. 24 outubro 1952. 

Nova rodovia inaugurada por Juscelino. Lavoura e Comércio. 1957, abril, 4. Primeira página.

Pavimentação da Rodovia Barretos - Colômbia. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 maio 1958. p.15.

30 de abril: Na faixa da estrada Rio Branco - Porto Velho não existirá uma árvore erguida. O Acre. Rio Branco. 18 fevereiro 1960. p.1.

Mais uma grande obra rodoviária. O Acre. Rio Branco. 13 novembro 1960. p.2.

Inaugurada a rodovia Cuiabá - Porto Velho. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 1 janeiro 1961. Segundo caderno, p.9.

Hoje em Cuiabá: JK inaugura abertura da ligação Brasília - Acre. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 janeiro 1961 Primeiro caderno, p.11.

Nova rodovia vai ligar Monte Alegre a São Paulo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 julho 1966. Primeiro caderno, p. 19.

Presidente inspeciona obras: Transamazônica. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 7 outubro 1970. p.3.

BR-364: Competência agora é do DNER. O Estado de Mato Grosso. 28 fevereiro 1973.

Começa hoje a duplicação da BR-364: solenidade. O Estado de Mato Grosso. 1976, outubro, 21. Primeira página.

BR-364 terá Cr$ 4,3 bilhões. Transporte Moderno. 1980, março. Página 6.

Iniciada a pavimentação da Cuiabá - Porto Velho: BR-364. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Novembro 1981. p.3.

Menos 26 Horas na viagem Cuiabá-Vilhena. Alto Madeira. 1983, junho, 23. Página 4.

BR-364, Jaru-RO: Obra de duplicação da travessia é iniciada. Diário da Amazônia. 2018, março, 2.

Iniciada obra de duplicação no perímetro urbano de Rondonópolis, no Mato Grosso. DNIT Notícias. 2018, agosto, 31. 

Entre Nobres e o Posto Gil: pista duplicada será liberada para o tráfego nesta quinta-feira. Cenário MT. 2018, setembro, 5.

Ministros inauguram obras nesta sexta em Mato Grosso. Só Notícias. 2018, dezembro, 26. 

DNIT conclui duplicação da travessia urbana de Rondonópolis, na BR-364/MT. DNIT. 16 março 2020.

Duplicação da BR-163/364: Contorno de São Pedro da Cipa será liberado nesta segunda. A Tribuna. Cuiabá. 5 dezembro 2020.

Exército inicia obras de duplicação da BR-364 no setor 8. Rondônia Dinâmica. 3 julho 2021.

COSTA, Waldir. BR-364 duplicação com Novo PAC será o fim do Corredor da Morte. Rondônia Dinâmica. 10 junho 2023.

Rondônia: ministro dos Transportes, assina projeto de duplicação da BR-364. A8SE.com. 07 agosto 2023.

Página lançada em 3 de setembro de 2018.