quinta-feira, 20 de setembro de 2018

BR-070

Extensão: 1.317,7 Km
Trecho: Brasília (DF) - Cáceres (MT) - Fronteira Bolívia

Histórico

Em 1736, o sertanista Antonio de Pinho Azevedo iniciou a abertura de um caminho terrestre entre Cuiabá e Villa Boa de Goyaz, conectando o Mato Grosso com outras regiões. A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá se transformou no terminal dos tropeiros oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro e São Salvador da Bahia. De Cuiabá partiam caminhos para a Chapada de Guimarães, Diamantino, Villa Maria (atual Cáceres) e Vila Bella da Santíssima Trindade.

Em fevereiro de 1939, o presidente da república autorizou a construção da Rodovia Cuiabá - São Luiz de Cáceres, a cargo do 4º Batalhão Rodoviário.

Em janeiro de 1958, é inaugurada a ponte ligando Goiás a Mato Grosso, construída em concreto armado, sobre os rios Araguaia e Garças, entre as cidades de Aragarças, no estado de Goiás, e Barra do Garças, no Mato Grosso.

Em 1961, é iniciada a implantação do trecho Brasília - Cocalzinho de Goiás, com 37 Km de extensão, integrante do trecho da antiga Rodovia BR-414. O trecho é pavimentado no período 1976-1978.

Em 1965, em Cáceres, é inaugurada a Ponte Marechal Rondon, sobre o rio Paraguay, uma marco do desenvolvimento do oeste do Mato Grosso.

Em 1972, no dia 29 de abril, é inaugurada a implantação do trecho Água Quente (MT) – Barra do Garças (MT) com 488 km de extensão. Em maio, em caráter precário, é inaugurada uma linha de ônibus intermunicipal entre Barra do Garças e Cuiabá. O Dermat já havia lançado concorrência para implantação de uma linha de ônibus entre as duas cidades, passando por São Vicente, Colônia Sagrado, Coração de Jesus, entroncamento para Meruri, e General Carneiro. O trecho contava com 17 pontes de madeira de lei. Em abril de 1976, o trecho ainda não estava totalmente pavimentado.

Em 1982, a Rodovia BR-070 (Brasília-Cuiabá) com 994 Km de extensão, contava com apenas 211 Km pavimentados, sendo 86 Km no trecho Gustavo Dutra (BR-364) - Cuiabá e 125 Km num trecho entre Brasília e Aragarças.


Início das obras de duplicação da BR-070 em Águas Lindas, Goiás, em 2007


Em janeiro de 2019, foi paralisada a construção do Anel Viário de Barra do Garças.

Em novembro de 2022, foi concluída a implantação de 18 Km de terceira faixa no trecho Taguatinga - Ceilândia, na pista sentido Brasília.

Em 14 de março de 2024, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, através da Decisão Surod nº 153, declarou de utilidade pública a área localizada entre os quilômetros 495,900 e 511,600 da BR-070 em Cuiabá, para a obra duplicação a ser executada pela Concessionária Nova Rota do Oeste S.A


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 28 fevereiro 1939. p.75.

MONTEIRO, Cleber. História e Geografia de Mato Grosso.

BRASIL. Decisão Surod nº 153 de 4 de março de 2024. Diário Oficial da União. 14 março 2024. Seção 1. p. 102.

Página lançada em 20 de setembro de 2018.