BR-267


Extensão: 1.921 Km
Trecho: Leopoldina (MG) - Porto Murtinho (MS) / Fronteira Paraguay

Histórico

Em setembro de 1915, são iniciados os estudos para construção de uma estrada de rodagem de aproximadamente 14 km de extensão entre Bocaina de Ayuruoca e a estação Augusto Pena (antiga da Serra) da Estrada de Ferro Oeste de Minas.

Em 1925, prosseguia a construção da rodovia Caxambu - Lambary, com um ramal para Cambuquira, a cargo da Inspectoria das Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais.

Em agosto de 1930, é concluída a construção da rodovia Cambuquira - Campanha, cuja construção foi iniciada em abril de 1929.

Em julho de 1936, prosseguia a construção da rodovia Leopoldina - Guarará, a cargo do governo do estado de Minas Gerais. O trecho Argirita - Maripá de Minas estava quase concluído.

Em agosto de 1937, o Governo do Estado de Minas Gerais inicia as obras de construção da rodovia Lima Duarte  (MG) - Bom Jardim de Minas (MG).

Em setembro de 1938, o Governo do Estado de São Paulo anuncia a construção de uma rodovia entre Bauru e a divisa com o estado de Mato Grosso, ligando a capital paulista ao Mato Grosso, passando por Pirajuí, Lins, Araçatuba e Andradina.

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas duas novas rodovias:

1ª)  São Paulo (SP) - Porto Murtinho (MS), cobrindo o atual traçado das rodovias BR-267 e BR-374, passando pelas cidades de Ourinhos, Assis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau Bataguassu, Rio Brilhante e Jardim.

2ª) Caxambu (MG) - Araraquara (SP), cobrindo o atual traçado da rodovia BR-267, passando pelas cidades de Cambuquira, Poços de Caldas e Casa Branca.

Em abril de 1942, é inaugurada a implantação do trecho Porto Murtinho (MS) - Fazenda Jardim (MS), sede do 4º Batalhão Rodoviário, atual Jardim (MS).

Em outubro de 1943, foi concluída a implantação do trecho Casa Branca (SP) - Vargem Grande do Sul (SP), com 20 Km de extensão.

Em 1946, após a revisão do Plano Rodoviário Nacional de 1944, o trecho São João da Barra - Campos - Muriaé - Leopoldina - Juiz de Fora - Caxambu,  foi inserido no Plano Nacional de Viação, na categoria de rodovia transversal, com a designação BR-32, coincidindo com o trecho São João da Barra - Muriaé da atual rodovia BR-356 e com o trecho Leopoldina - Caxambu da atual rodovia BR-267.

Na década de 1960, é iniciada a construção do trecho Juiz de Fora - Caxambu, ligando a Zona da Mata ao Sul de Minas. A obra, no entanto, é logo paralisada. Em maio de 1969, é concluída a implantação do trecho Juiz de Fora - Lima Duarte, com cerca de 45 km de extensão.

Em dezembro de 1964, foi concluída a construção da ponte Hélio Serejo sobre o rio Paraná, entre Presidente Epitácio e Porto 15 de Novembro.

Em 12 de dezembro de 1969, foi aberto ao tráfego o trecho Campo Grande (MS) - Nova Alvorada do Sul (MS) - Presidente Venceslau (SP), com 383 Km de extensão totalmente pavimentado.

Em 1970, no dia 2 de fevereiro, com a presença do Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, foi inaugurado o trecho de 88 quilômetros de extensão entre Juiz de Fora (MG) e Leopoldina (MG) no entroncamento da Rodovia BR-116 (Rio-Bahia).

Em 1971, o Mato Grosso só contava com uma rodovia pavimentada para o resto do país, na divisa de São Paulo, via Bataguassu (MS) / BR-267.

Em dezembro de 1973, o DNER recebe as propostas da Concorrência Pública para a pavimentação do trecho Bom Jardim de Minas - Aiuroca.

Em 1978, finalmente, é concluída a pavimentação do trecho Lima Duarte - Caxambu, completando a pavimentação do trecho Juiz de Fora - C
axambu, com cerca de 192 quilômetros de extensão.

Em junho de 2004, no perímetro urbano de Juiz de Fora, inauguração do viaduto Ramirez Mozzato Gonzalez, sobre a linha férrea, ligando a Avenida Brasil à Avenida Juscelino Kubitschek.

No dia 29 de junho de 2020, o Governo Federal lança o edital para a construção de um trecho de 13 Km da Rodovia BR-267, de acesso à futura ponte internacional de Porto Murtinho (MS), sobre o Rio Paraguay.

Em junho de 2022, foi assinada a ordem de serviço para o início da obra de pavimentação e duplicação de um trecho de 1,3 Km da BR-267 na entrada de Porto Murtinho.


Porto Murtinho em junho de 2022
Foto Edemir Rodrigues


Em 19 de dezembro de 2023, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção do acesso à ponte internacional em Porto Murtinho. O acesso tem 13,1 quilômetros de extensão (km 678,10 ao km 691,20).

Vídeo - A Incrível ponte e travessia sobre o rio Paraná. Construction Time, 07/06/2024

Em dezembro de 2024, foram iniciadas as obras de duplicação da ponte sobre o rio Tietê, entre as cidades de Novo Horizonte e Pongaí.


Obra de duplicação da ponte sobre o rio Tietê em 18/01/2025
Divulgação Governo do Estado


REFERÊNCIAS:

Comunicam de Bocaina Ayuruoca Minas. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 setembro 1915. p.11.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 28 agosto 1930. p.233.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 031julho 1937. p.60.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 setembro 1938. p.95.

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 outubro 1943. p.109.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Minas Gerais. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 maio 1969. p.1.

Inaugurada a rodovia que fará a ligação Campo Grande - Pôrto. O Fluminense. Niterói. 14 dezembro 1969. p.13.

A
ndreazza inaugura estrada. O Jornal. Rio de Janeiro. 13 fevereiro 1970. p.14.

Pavimentação da BR-267. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 22 dezembro 1973. p.5.

DNER entrega Rodovia. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 23 fevereiro 1978. p.2.

Prefeito de Caxambu tem planos para atrair turistas fora do período de férias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 setembro 1978. p.15.

Governo federal lança edital de licitação para mais uma etapa da Rota Bioceânica. Ministério dos Transportes. 29 junho 2020.

ROCHA, Leonardo. Governo investe R$ 7,8 milhões para duplicação da BR-267, na entrada de Porto Murtinho. Governo do Mato Grosso do Sul. 21 junho 2022.

DNIT assina Ordem de Serviço para início das obras de acesso à ponte bioceânica, na BR-267/MS, em Porto Murtinho. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 19 dezembro 2023.

Maior ponte do estado de São Paulo recebe novas fundações em projeto de duplicação. Chumbo Grosso. 20 janeiro 2025.

Página lançada em 5 de outubro de 2018.


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