terça-feira, 11 de setembro de 2018

BR-153

Extensão: 3.585 Km
Trecho: São Domingos do Araguaia (PA) / BR-230 - Aceguá (RS) Fronteira Uruguay

Histórico

Em fevereiro de 1942, foi formada uma comissão para a elaboração do primeiro Plano Rodoviário Nacional, aprovado em março de 1944, composto por 27 rodovias, entre elas a Rodovia Transbrasiliana, ligando Belém do Pará a Santana do Livramento, no extremo sul do país, na fronteira com o Uruguay,  coincidindo com o traçado da atual rodovia BR-153 no trecho entre Anápolis (GO) e Passo Fundo (RS).

Trecho Marabá - Anápolis

Em 1941, a Colônia Agrícola Nacional de Goiaz lança as obras de construção da Rodovia Anápolis - Ceres para o escoamento de sua produção agrícola, aproveitando o trecho existente da estrada municipal Anápolis - Jaraguá.

Em maio de 1943, a Comissão do Plano Rodoviário Nacional aprova o plano de construção da Rodovia do Tocantins, que deveria ser prolongada até Santana do Livramento na fronteira com o Uruguay, ganhando a denominação Rodovia Transbrasiliana.

Em abril de 1948, são iniciadas as obras de construção da Rodovia Anápolis - Belém, com 1.700 Km de extensão, aproveitando trechos navegáveis do rio Tocantins. Seria necessária a construção de dois trechos rodoviários, o primeiro, entre Uruaçu e Tocantins, o primeiro porto navegável do rio Tocantins, e o segundo trecho rodoviário, entre Tocantinópolis e Jatobá. A cidade de Anápolis estava localizada na extremidade de uma ferrovia com 1.500 Km de extensão, com bitola uniforme até o porto de Santos.

Em setembro de 1950, no ponto final da Rodovia Anápolis-Ceres, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Almas, substituindo uma passagem flutuante. Nesse ponto, iniciava-se a construção da rodovia Anápolis - Belém, a cargo do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Em outubro de 1950, prosseguiam as obras de implantação do trecho Uruaçu (GO) - Miracema do Tocantins (TO) da Rodovia Anápolis - Belém.

Em 1953 a estrada já alcançava Porangatu (GO). O trecho Porangatu (GO) - Alvorada (TO) tem a construção acelerada no final década de 1950, recebendo o nome de Belém-Brasília.

Em primeiro de fevereiro de 1959, as frentes norte e sul de abertura da rodovia Belém-Brasília se encontram em Açailânida concluindo a abertura da rodovia. A solenidade teve a presença do presidente JK.


Belém-Brasília rodovia da unidade nacional (1962)


No dia 10 de julho de 1963, é inaugurada a primeira linha de ônibus Belém - Brasília, com tempo de viagem de 4 dias.

Em janeiro de 1968, o diretor geral do DNER assina com uma firma nacional o contrato para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira da implantação definitiva da ligação rodoviária Belém - Brasília, contemplando trechos das rodovias BR-060, BR-153, BR-226, BR-010.

No primeiro semestre de 1970, é inaugurada a pavimentação do trecho Anápolis - Jaraguá.

No dia 17 de junho de 1970, inauguração da pavimentação do trecho Jaraguá (GO) – Ceres (GO).




Em fevereiro de 1974, é concluída a pavimentação do último trecho da Rodovia Belém-Brasília.

Em 14 de setembro de 2017, o presidente da república, Michel Temer, assina a ordem de serviço para o início da construção da ponte sobre o rio Araguaia, entre as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). A ordem de serviço para o início das obras foi assinado em 3 de outubro de 2020.


Obras de construção da ponte sobre o rio Araguaia em junho de 2023
na divisa do Pará com o Tocantins

BR-153 no perímetro urbano de Araguaína em 2020
Foto Divulgação


Em 29 de abril de 2021, o Consórcio Eco 153 (Ecorodovias/EPL) vence a licitação para exploração do trecho Anápolis (GO) - Aliança do Tocantins (TO), composto pelas rodovias BR-153, BR-080 e BR-414, totalizando 850,7 Km de extensão. A concessionária assume a operação dos seguintes trechos:

Rodovia BR-153/TO - De Aliança do Tocantins (TO) à divisa de estado com Goiás
Rodovia BR-153/GO - Da divisa do estado de GO com TO até Anápolis (GO)
Rodovia BR-414/GO - De Assunção de Goiás (GO) até Anápolis (GO) 
Rodovia BR-080/GO - Do entroncamento com a BR-414 em Assunção de Goiás/GO até o entroncamento com a BR-153.

A cobrança de pedágio foi iniciada em 3 de outubro de 2022.

Em junho de 2023, a concessionária Ecovias Araguaia apresentou o projeto de duplicação do trecho de 11,25 km no perímetro urbano de Gurupi. As obras foram iniciadas em 25 de setembro do mesmo ano.

Maquete eletrônica do projeto de duplicação da BR-153 em Gurupi
Foto Reprodução/Ecovias Araguaia


Trecho Anápolis - São José do Rio Preto

Em janeiro de 1920, a empresa Tito Livio Teixeira inaugura a linha de automóveis Morrinhos - Uberabinha (atual Uberlândia).

Em março de 1931, é iniciada a construção da estrada de rodagem entre a cidade de Prata e o Porto de São Jerônimo, no rio Paranaíba, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, permitindo a ligação de Goyaz com Barretos e a capital paulista através da estrada existente entre Prata e a Estrada de Ferro Paulista, no Porto do Cemitério (atual Colômbia), às margens do rio Grande.

Em fevereiro de 1943 é entregue ao tráfego a ponte General Mendonça Lima sobre o Rio Grande, nas proximidades da cidade de Fronteira (MG) e da Cachoeira de Marimbondo, entre São Paulo e Minas Gerais, construída em concreto armado, com 250 metros de extensão e 7 metros de largura.

O Globo, 25/05/1943


Em abril de 1943, é inaugurado o primeiro trecho da Rodovia São Paulo - Cuiabá, com cerca de 60 quilômetros de extensão, entre São José do Rio Preto e a ponte General Mendonça Lima.

Em dezembro de 1949, o Governo de Goiás lança o projeto de construção da Rodovia Transbrasiliana ligando São José do Rio Preto a Anápolis, visando facilitar o escoamento de sua produção agrícola, até então dependente da Estrada da Ferro São Paulo - Goiás, com limitada capacidade de tráfego.

Em abril de 1950, prosseguia a construção do trecho Goiânia - Itumbiara.

Em maio de 1959, o presidente da república inaugura o trecho Colômbia (SP) - Anápolis (GO), com 489 Km de extensão, ainda não pavimentado. 

Em 17 de novembro de 1960, é concluída a pavimentação do trecho Goiânia - Anápolis. Em 21 de agosto de 1960, é inaugurada a ponte Estellita Campos, sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Em seguida, no dia 26 de dezembro de 1960, é inaugurada a pavimentação do trecho Goiânia - Itumbiara (GO) da antiga BR-14, com 206 quilômetros de extensão.

No dia 23 de julho de 1966, o DNER conclui a segunda ligação entre Brasília e São Paulo, ao inaugurar a pavimentação do trecho de 120 Km de extensão da BR-153 entre as rodovias BR-364, em Comendador Gomes, e BR-365, Monte Alegre de Minas.

Em abril de 1969, inauguração da pavimentação do trecho São José do Rio Preto (SP) – Frutal (SP), com 110 Km de extensão. O trecho São José do Rio Preto – Lins é inaugurado em 22 de abril de 1970.

Em 1979, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) elabora o projeto de construção do viaduto Jardim Soraia em São José do Rio Preto.

No dia 27 de junho de 2015, início da cobrança de pedágio nas rodovias BR-060 e BR-153, nas localidades de Alexânia, Goianápolis, Professor Jamil e Itumbiara, no Estado de Goiás.

Trecho São José do Rio Preto - Fronteira Uruguay

Em 1919, no Paraná, é concluída a construção da estrada de rodagem Tibagy - Palmito, com 32,6 Km de extensão, estabelecendo a ligação direta de Tibagy com Ponta Grossa.

No dia 31 de janeiro de 1969, é entregue  a ligação Jacarezinho (PR) – Marquês dos Reis (PR), com 10,5 Km. 

Em maio de 1972, é entregue ao tráfego o trecho Cachoeira do Sul (RS) - BR-290, com cerca de 41 Km de extensão.

No dia 19 de dezembro de 1972, é inaugurado o último trecho asfaltado da Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com 83 km de extensão, entre as cidades de Marília e Ourinhos, no interior de São Paulo.

Em 1976, inauguração do trecho Santo Antônio da Platina (PR) - Ibaiti (PR), com cerca de 65 Km de extensão.

Em 23 de setembro de 1977, é inaugurada a pavimentação do trecho União da Vitória (PR) - Erechim (RS), com 247 Km de extensão.

Em junho de 1983, é aberto ao tráfego o trecho Cachoeira do Sul (RS) - Rincão dos Cabrais (RS)/BR-287, com 33 Km de extensão totalmente pavimentado.

No dia 5 de maio de 2021, o prefeito de Erechim propôs ao DNIT um termo de compromisso para a pavimentação do primeiro segmento do trecho Erechim - Passo Fundo, ainda não pavimentado, beneficiando as empresas do município.


Trecho não pavimentado da BR-153 entre Erechim e Passo Fundo em maio de 2021
Foto Carla Emanuele


Em 9 de junho de 2021, a concessionária Triunfo Transbrasiliana inicia as obras de duplicação do trecho Bady Bassitt - José Bonifácio, com 25 Km de extensão, compreendido entre os Km 74,900 e Km 99,800, nas proximidades de São José do Rio Preto (SP).

Em 23 de maio de 2022, em São José do Rio Preto, a concessionária Triunfo entre a duplicação de um trecho de 5 km, entre os Km 76,2 e 81,35.

São  José do Rio Preto

Trecho duplicado da BR-153 em 2023
Foto DNIT Divulgação


REFERÊNCIAS:

Mais uma linha de automóveis. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1920. p.28.

As estradas de rodagem do Paraná. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 março 1920. p.28.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 26 março 1931. p.282.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Fevereiro 1943.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 1943, abril, 30. Página 123.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. 1943, maio, 15. Página 139.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. Abril 1948.

Obras Publicas. Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Dezembro 1949. p.9.

PASSOS, Deputado Edison. Plano Nacional de Viação e Conselho Nacional de Transporte. 1949. Câmara dos Deputados. Comissão de Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Departamento de Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1952.

Obras publicas. Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Outubro/Novembro 1950. p.25.

Santos ligado a Brasília por estrada de rodagem. Brasil Revista. Rio de Janeiro. Junho 1959. p.133.

Inaugurada a rodovia que liga Anápolis a Goiânia. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 novembro 1960.p.5.

Será inaugurada dia 26 a Rodovia Goiânia - Itumbiara. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 22 dezembro 1960. p.5.

Belém-Brasília já tem linha de ônibus. O Fluminense. Niterói. 11 julho 1963. p.7.

Nova rodovia vai ligar Monte Alegre a São Paulo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 julho 1966. Primeiro caderno, página 19.

PONTES, Celso. DNER conclui segunda ligação São Paulo - Brasília. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 26 junho 1966. 5ª seção, p.4

DNER contrata estudos. Jornal do Brasil. 1968, janeiro, 5. Classificados página 8.

Espinha Dorsal. Jornal do Brasil. 1970, abril, 22. Primeiro caderno, página 10.

Andreazza inaugura trecho final da Transbrasiliana. 1972, dezembro, 20. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Primeiro caderno, página 19.

Rodovia entregue ao tráfego beneficiará três estados do sul. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Brasília. Setembro 1977. p.22.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.4.

Ordem para início da construção de ponte em Xambioá é assinada e Dnit prevê conclusão para 2022. G1 Tocantins. 3 abril 2020. 

Consórcio Eco 153 vence leilão da BR-153/080/414/TO/GO. Ministério da Infraestrutura. Brasília. 29 abril 2021.

Prefeitura propõe termo de compromisso com DNIT para pavimentação do primeiro trecho da Transbrasiliana. Jornal Boa Vista. Erechim. 5 maio 2021.

Concessionária inicia duplicação do trecho da BR-153 entre Bady Bassit e José Bonifácio. Diário da Região. São José do Rio Preto. 10 junho 2021.

Trecho duplicado de cinco quilômetros da BR-153/SP será liberado para os motoristas. Gazeta de Rio Preto. 23 maio 2022.

Página lançada em 11 de setembro de 2018.