terça-feira, 11 de setembro de 2018

BR-116

Trecho Rio- São Paulo

Em 1725, por ordem do governador de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, é iniciada a construção da primeira estrada entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Até então só havia um caminho precário, inacessível em certas épocas do ano.

Entre 1730 e 1740, na Capitania do Rio de Janeiro, foi aberta uma picada entre Itaguaí e São João Marcos, desbravando a região e iniciando o cultivo de terras.


O Globo, 24/10/1925


Em 1906, é realizada a primeira viagem em automóvel entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, percorrido em 36 dias.

Em 1925, a Associação das Estradas de Rodagem de São Paulo organiza uma caravana automobilística entre São Paulo e o Rio de Janeiro, gastando 6 dias de viagem.


Estrada Imperial via São João Marcos. Automóvel Club, Abril 1926


Em março de 1927, início da construção das rodovias Rio - Petrópolis (novo traçado) e Rio - São Paulo, por iniciativa do Governo Federal. O traçado da Rodovia Rio- São Paulo se inicia, no lado do Rio de Janeiro, no bairro do Campinho (Km 0), aproveitando o leito de estradas existentes até a estação de Senador Vasconcelos. Daí em diante é que começava realmente a construção da rodovia, passando por Campo Grande, Fazenda Caxias, Garganta da Viúva Graça, Serra do Cambraia, Garganta Pouso Alegre, Ponte Coberta, Alto da Serra (km 75), Passa Três, Capelinha, e finalmente atingindo Pouso Seco, divisa com o estado de São Paulo. A rodovia foi inaugurada em 5 de maio de 1928.


Em 8 de maio de 1928, por iniciativa do Sr. José Farhat de São Paulo, chega ao Rio de Janeiro o primeiro omnibus que trafegou na recém inaugurada rodovia Rio-São Paulo. O omnibus que realizou uma viagem experimental com convidados, fez o percurso em 14 horas. O veículo, um “bussing”, tinha cor laranja e estava decorado com guirlandas de flores na sua chegada, além de uma saudação aos jornalistas. A proposta era inaugurar a primeira linha de auto-omnibus entre as duas cidades em poucas semanas.


Linha São Paulo - Guaratinguetá da empresa Etapa na década de 1930

A Noite, 14/05/1938, p.2


Em dezembro de 1936, em solenidade com a presença do presidente da república, finalmente é inaugurado o Monumento Rodoviário, localizado no km 73 da Rodovia Rio-São Paulo, que teve a construção iniciada em 1927, por iniciativa do Touring Clube do Brasil, e sua estrutura concluída em 1929.

Em junho de 1938, são inaugurados 7 postos telefônicos públicos ao longo da Rodovia Rio-São Paulo:

- Km 37, Fazenda Caxias, atual município de Seropédica
- Monumento Rodoviário, município de Pirahy
- Ponte do Rocha, município de Barra do Pirahy
- Passa Três, município de São João Marcos
- Capelinha, município de Rio Claro
- Bananal
- Três Barras, município de Bananal

Em 15 de janeiro de 1939, a empresa Pássaro Marron, com frota de 4 ônibus, inaugura a primeira linha de ônibus entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com duas frequências diárias por sentido. Em abril de 1939, em cerimônia com a presença do interventor Adhemar de Barros, a empresa recebe 15 novos omnibus Volvo reforçando a frota da linha.

Em 28 de setembro de 1939, a empresa Expresso Turístico inaugura a linha Rio de Janeiro – Piraí.

Em 1941, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo inicia os estudos para a construção de uma nova rodovia entre o Rio de Janeiro e São Paulo com 12 metros de largura. Em 1943, o presidente da república, após uma visita às obras da Via Anchieta,  determina ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem que encampasse os trabalhos do Departamento Estadual e construísse uma rodovia com duas pistas entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 1949, conclusão da construção do primeiro trecho da Via Dutra, entre a capital paulista e Mogi das Cruzes.

No dia 15 de julho de 1950, inauguração do trecho Parada de Lucas (RJ) – Trevo da Garganta Viúva Graça (RJ) da Via Dutra (BR-2), com 46 quilômetros de extensão. Em janeiro de 1951, é aberto ao tráfego o trecho Trevo da Garganta Viúva Graça (RJ) - Avenida Guarulhos (SP), com 338 quilômetros de extensão. 


Inauguração da Via Dutra, em 19 de janeiro de 1951, em cerimônia realizada na altura de Lavrinhas, com a presença do então presidente Eurico Gaspar Dutra


Revista Brasil Constrói


No dia 8 de dezembro de 1951, a Cometa inicia suas operações na Linha Rio de Janeiro – São Paulo, com 3 viagens/dia por sentido, com veículos tipo coach. Os pontos de embarque eram na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e na Avenida Ipiranga, 1051, em São Paulo, na altura da Avenida Rio Branco, de onde também partiam os ônibus para o Vale do Paraíba. Nesta época a cidade de São Paulo não contava com uma estação rodoviária, inaugurada somente em 1961. No dia 10 de dezembro de 1951, a Expresso Brasileiro inaugura a operação dos ônibus GM Coaches na linha Rio de Janeiro – São Paulo, com tempo de viagem de 6 horas.


Divisa Resende / Porto Real na década de 1950


No dia 30 de novembro de 1960, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurada a Variante da Serra das Araras. Em pouco tempo foi interditada ao tráfego, devido a queda de uma barreira, sendo reaberta somente em setembro de 1962, após amplo trabalho de recuperação. 

No do 15 de março de 1960, a Viação Nossa Senhora da Penha inaugura a linha Rio de Janeiro – Curitiba.

Em 1963, no dia 20 de abril, início das obras de duplicação da Via Dutra, no trecho entre o entroncamento da antiga Rodovia Rio-São Paulo, na localidade de Viúva Graça, em Seropédica, até a raiz da Serra das Araras, com 10 km de extensão. O trecho de 8 km da serra das Araras já se encontrava duplicado desde janeiro último. No mesmo dia é iniciada a obra de duplicação do trecho de 26 km, entre Caiçaras e Arrozal, em Barra do Piraí. O trecho entre a Avenida Brasil e o trevo da Antiga Rio - São Paulo, com 46 km de extensão, já se encontrava duplicado. No mesmo mês, no Estado de São Paulo, é iniciada a obra de duplicação do trecho de 32 km entre Jacareí e Caçapava. O trecho São Paulo - Jacareí, com 70 km de extensão, já se encontrava duplicado.

Em 1964, são duplicados 124 quilômetros da Via Dutra.

Em setembro de 1965, a Viação São Paulo Niterói (Vispan), lança seus novos ônibus modelo Ciferal Papo Amarelo com sanitário e suspensão hidráulica na linha Niterói – São Paulo, com tempo de viagem de 8h30, com duas frequência diárias por sentido.

No dia 2 de setembro de 1965, a empresa Única Auto Ônibus, na linha Rio-São Paulo, inaugura a operação dos novos ônibus, Caio Scania Vabis, com capacidade para apenas 19 passageiros, permitindo a inclinação total das poltronas, no serviço noturno Coruja, com saídas do Rio de Janeiro às 23h40 e 0h10. O tempo de viagem era de 7h15, com apenas uma parada durante o percurso.

Em 1967, no dia 15 de novembro, em cerimônia realizada em Aparecida do Norte, com a presença do presidente da república, é concluída a obra de duplicação da Via Dutra.

Em 1967 a Única inicia a operação de ônibus Caio modelo Gaivota, na versão Leito, na linha Rio de Janeiro – São Paulo.


Construção dos viadutos de ligação da Via Dutra com a Marginal Tietê em São Paulo, entregues ao tráfego em dezembro do mesmo ano
O Cruzeiro, 22/09/1970, p.96


Em dezembro de 1970, a Pluma coloca em operação 10 novos ônibus Nielson Diplomata na linha São Paulo – Porto Alegre.

Em 1971, início da construção de 4 praças de pedágio na Via Dutra: Viúva da Graça (Km 44,2), Itatiaia (Km 153), Moreira César (Km 257,7) e Jacareí (351,2), entregues no ano seguinte.


Inauguração da praça de pedágio em março de 1972
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 19 de abril de 1973, circula o último modelo Mourubixaba da Cometa, após um acidente sem vítimas, na Via Dutra.

Em janeiro de 1974, o DNER inicia a instalação de 157 caixas de chamado de emergência, também conhecidos como “Call-boxes”, importadas da França, na Via Dutra, no trecho entre os quilômetros 30 e 97.

Em dezembro de 1974, foi concluída a construção do Viaduto da Vista Verde em São José dos Campos.

Em novembro de 1975, é concluída a elaboração do projeto de duplicação do acesso da Via Dutra a São Paulo, com 86 Km de extensão, entre a Marginal Tietê e São José dos Campos.

Em 1977, as três empresas de ônibus concessionárias da linha Rio de Janeiro - São Paulo, Cometa, Única e Expresso Brasileiro, inauguram o serviço de ônibus Executivo.

Entre 1976 e 1978 é elaborado o I Plano Diretor do Transporte do Estado de São Paulo, que preconizava a construção de uma autoestrada entre a capital e o Vale do Paraíba desafogando a Via Dutra.

Em 1978, a Viação Normandy do Triângulo inaugura a linha Rio de Janeiro - Santos, via BR-116, com 506 Km de extensão.

Em junho de 1983, é inaugurada a ponte de ligação, com 421 metros de extensão e vão central de 80 metros, entre a Marginal Tietê e a Via Dutra, em São Paulo. Sua construção foi iniciada em dezembro de 1981.


Via Dutra em Guarulhos


Em 17 de dezembro de 1985, é inaugurada a ponte-rodoviária Rio - São Paulo, em operação conjunta com as empresas Cometa com 37,5% do total, Expresso Brasileiro com 32,5% e Itapemirim com 30%. Cerca de 3 milhões de pessoas viajam anualmente entre o Rio de Janeiro e São Paulo.


Divulgação em 2017


Em 18 de agosto de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publica no Diário Oficial da União o aviso de licitação do Edital nº 3/2021 para a concessão da BR-116/101/RJ/SP, que engloba a Rodovia Presidente Dutra e trecho da rodovia Rio-Santos (BR-101). O leilão, realizado em 29 de outubro de 2021, foi vencido pela CCR que já explorava a rodovia. Ao todo, a concessão da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e da BR-101/RJ/SP soma 625,8 km, contando os seguintes trechos: 

– Rodovia BR-116/RJ (extensão: 124,9 km) – Início: entroncamento com a BR-465, no município de Seropédica (RJ); final: divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo;

– Rodovia BR-116/SP (extensão: 230,6 km) – Início: divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo; final: entroncamento da BR-381/SP-015 (Marginal Tietê) em São Paulo (SP); 

– Rodovia BR-101/RJ (extensão: 218,2 km) – Início: entroncamento com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (Campo Grande); final: divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo;

– Rodovia BR-101/SP (Extensão: 52,1 km) – Início: divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo; final: Praia Grande, Ubatuba (SP).

Em 12 de abril de 2024, foi iniciada a obra de duplicação do trecho da Serra das Araras, com previsão de entrega para 2029.


REFERÊNCIAS:

Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1936. p.356.

Eletricidade. Telephones. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 junho 1938. p.233.

Entregue, ontem, ao tráfego a Rodovia Getúlio Vargas. O Momento. Caxias do Sul. 10 novembro 1941. p.4.

Linha de ônibus entre Jequié e Montes Claros. A Manhã. Rio de Janeiro. 07 junho 1942. p.9.

Estradas de Rodagem. Revista Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 01 janeiro 1943. p.12.

Inaugurada uma linha de ônibus para o interior. A Manhã. Rio de Janeiro. 26 agosto 1943. p.1.

Linha de Ônibus ligando a Bahia ao Rio de Janeiro. A Manhã. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1952. p.1.

Inauguração da ponte Guaíba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1958. p.4.

Trechos rodoviários (BR-2 e BR-14) no sul do país serão inaugurados amanhã. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 janeiro 1961. p.11.

Juscelino inaugura parte da BR-2. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1961. p.9.

Ministro da Viação expõe realizações rodoviárias do governo e explica despesas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 maio 1960. p.11.

Duplicação da Via Dutra já teve início e seu custo será de um bilhão. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 21 abril 1963. p.4.

CS inaugurou duplicação da Via Dutra. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 16 novembro 1967. p.2.

Salvador - Aracaju está quase pronta. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1968. p.16.

Parte hoje primeiro ônibus executivo. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 11 março  1977. p.6.

DNER inicia licitação. O Fluminense. Niterói. 13 janeiro 1979. p.9.

Entregue a ponte sobre o rio Tietê. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Junho 1983. p.5.

Obras de duplicação na BR-116 Norte são iniciadas. Acorda Cidade. 03 outubro 2018.

BIELASKI, Elias. Bolsonaro entrega trecho de 27km da duplicação da BR-116 na região de Camaquã. Clic Camaquã. 07 dezembro 2020. 

ANTT publica edital para concessão da BR-116/101/RJ/SP. Defesa Agência de Notícias. 19 agosto 2021.

CCR assina aditivos com ANTT por contratos da Nova Dutra e Rio-SP. Monitor do Mercado. 02 março 2022.

Página lançada em 11 de setembro de 2018.