domingo, 27 de dezembro de 2020

Itamarati

Expresso Itamarati S.A.
Desde 1951

Institucional
Página oficial em 27/12/2020

Histórico da Empresa

A Expresso Itamarati S.A. começou a operar em 1951, quando o imigrante espanhol José Oger e os filhos Affonso e Clowis resolveram entrar para o negócio de transporte coletivo de passageiros. Primeiro, compraram as três jardineiras Ford F-5, que faziam a linha São José do Rio Preto – Novo Horizonte, na região noroeste do Estado de São Paulo. Nascia a empresa Oger & Filhos que em 1960 alterou sua razão social para a atual.

Aos poucos, a empresa foi adquirindo novos veículos e novas linhas. Em 1968, foi incorporada a Viação Tamoio e, em 1971, a ITAMARATI aumentou ainda mais sua frota e o número de localidades atendidas com a aquisição das linhas e dos veículos da Viação Aprazível Paulista (VAP). Ainda na primeira metade dos anos 70, a ITAMARATI assinalou outra página importante na história, em 1973, pela primeira vez, os ônibus cruzaram o rio Paraná e fizeram a travessia para o Mato Grosso do Sul, ligando o extremo noroeste paulista com o caminho para a fronteira agrícola do Centro-Oeste brasileiro. A façanha só foi possível porque a própria empresa implantou um sistema de travessia do rio através de balsas. No início, criado exclusivamente para os ônibus, esse sistema de travessias acabou dando origem à Unidade de Negócio de Transporte Hidroviário que durante 25 anos, o então Porto Itamarati e seus ferry-boats, responderam pela travessia de automóveis e caminhões entre os dois Estados.

Foi na Pedro Amaral, em São José do Rio Preto, que tudo começou e hoje é na Avenida Tarraf que funciona a oficina / funilaria e a sede administrativa da empresa. Foi na década de 80 que o negócio de cargas teve seu início e o negócio ônibus ampliou sua participação de mercado, através de um crescimento orgânico, conquistando liderança regional.

Na década de noventa a empresa teve um grande crescimento no negócio de cargas bem como conquistou mercados mais atrativos, além de ter iniciado um processo de profissionalização.

A partir do ano de 2000, com a chegada do novo milênio, podemos afirmar que a Itamarati entrou numa das maiores transformações de sua história. O alinhamento de comando foi o passo inicial para o novo salto da empresa. A partir daí, várias ações tiveram grande significado nesse processo de transformação. Podemos destacar aquelas mais representativas que caracterizam bem esta fase. A desaceleração do negócio carga e foco no negócio de transporte de passageiros, com a formulação do trabalho de Posicionamento Competitivo e institucionalização de um Sistema de Gestão, demonstram quão profundas estão sendo estas transformações. Como conseqüência natural destes movimentos, houve uma grande mudança societária em que uma das famílias, núcleo de um dos fundadores (Clowis Oger), vendeu a sua parte acionária a um grupo de empresários do setor, representado pela Holding “Comporte”, mais conhecidos como a família dos Constantinos. Apesar da origem familiar, hoje a “Comporte” tem uma estrutura totalmente profissionalizada que, juntamente com os profissionais da Itamarati, irão, com certeza, criar uma nova era de sinergias e oportunidades para o negócio Itamarati.

Em Novembro de 2009 a empresa estendeu sua área de atuação, adquirindo novas linhas, sendo os itinerários: Porto Velho-RO x Cuiabá-MT. 

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1951 na cidade de São José do Rio Preto (SP) pelo imigrante espanhol José Oger e os filhos Affonso e Clowis, ainda com a razão social Empresa Oger & Filhos.


Carro com carroceria Grassi Argonauta II sobre plataforma Mercedes-Benz do Brasil LPO 344, numa rara versão rodoviária com a parte dianteira inferior reformada


Carro Marcopolo III

Transporte Moderno, março 1986


Linhas interestaduais em janeiro de 2020

São Paulo (SP) - Paranaíba (MS)
São Paulo (SP) - Caçu (GO)
São Paulo (SP) - Araputanga (MT)
São José do Rio Preto (SP) - Parnaíba (MS)
São José do Rio Preto (SP) - Cuiabá (MT)
São José do Rio Preto (SP) - Araputanga (SP)
São José do Rio Preto (SP) - Fronteira (MG)
Santa Fé do Sul (SP) - Parnaíba (MS)
Cuiabá (MT) - Ilha Solteira (SP)
Cuiabá (MT) - Aparecida do Taboado (MS)
Cuiabá (MT) - Porto Velho (RO)
Araçatuba (SP) - Pedra Preta (MT)

Em 19 de fevereiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Portaria nº 131, defere o pedido da empresa para implantação da linha Sinop (MT) - Jundiaí (RS) via São José do Rio Prero (SP) e Chapadão do Sul (MS).

Em 10 de maio de 2021, através da Decisão nº 259, a ANTT defere o pedido da empresa para a implantação da linha São Paulo (SP) - Querência (MT), via Rio Verde (GO).

Em 31 de maio de 2021, é autorizada pela ANTT a implantar a linha Cuiabá (MT) - Goiânia (GO), com seções em Alto Araguaia, Alto Garças, Jaciara, Rondonópolis, Pedra Preta, Jataí, Mineiros, Rio Verde e Santa Rita do Araguaia.

Em 27 de agosto de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão Supas nº 487, a implantar a linha convencional Caçu (GO) - Santa Fé do Sul (SP), prefixo 12-0636-00, com seções em Itaruma, Itajá, Paranaíba e Aparecida do Taboado.

Em 3 de novembro de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 589, a implantar a linha convencional Cuiabá (MT) - São José do Rio Preto (SP), prefixo 11-0082-00, com seções em Rondonópolis, Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Jataí, Caçu, Itajá, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis e Votuporanga.

Em 14 de dezembro de 2021, foi autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 662, a implantar a linha convencional Costa Rica (MS) - Santa Fé do Sul (SP), prefixo 19-0114-00, com seções em Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul e Parnaíba.

Em 28 de março de 2022, através da Decisão nº 185, foi autorizada a implantar a linha convencional Iturama (MG) - Fernandópolis (SP), prefixo 06-0535-00, com seções em  Ouroeste e Guarani D’Oeste.

Em 27 de maio de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Fronteira (MG) - São José do Rio Preto (SP), prefixo 06-0365-00. 

Linhas em maio de 2023

Araputanga (MT) - São José do Rio Preto (SP)
Araputanga (MT) - São Paulo
Caçu (GO) - Santa Fé do Sul (SP)
Caçu (GO) - São Paulo 
Costa Rica (MS) - Santa Fé do Sul (SP)
Costa Rica (MS) - São Paulo
Cuiabá (MT) - Aparecida do Taboado (MS)
Cuiabá (MT) - Ilha Solteira (SP)
Cuiabá (MT) - Porto Velho (RO)
Cuiabá (MT) - São José do Rio Preto (SP)
Iturama (MG) - Fernandópolis (SP)
Paranaíba (MS) - Santa Fé do Sul (SP)
Paranaíba (MS) - São José do Rio Preto (SP) 
Paranaíba (MS) - São Paulo
Pedra Preta (MT) - Araçatuba (SP)
Primavera do Leste (MT) - São Paulo
Querência (MT) - São Paulo
Sinop (MT) - Jundiaí (SP)
Vila Rica (MT) - São Paulo

Em 26 de maio de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional Caçu (GO) - São Paulo (SP), prefixo 12-0000-00.

Em 20 de junho de 2023, foi autorizada pela ANTT para suprimir as linhas convencionais Pedra Preta (MT) - Araçatuba (SP), prefixos 11-0046-00 e 11-0047-00. 

Em 10 de julho de 2023, a ANTT aplicou a pena de cassação da autorização de serviços regulares e da autorização em regime de fretamento pela infração prevista no artigo 86, inciso II, do Decreto nº 2.521 de 20 de março de 1998.

Em 10 de agosto de 2023, foi autorizada a implantar a linha convencional Barra do Garças (GO) - São Paulo (SP), prefixo 11-0091-00, com seções em Americana, Itajá, Itaruma, Aparecida do Taboado, Campinas, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, Votuporanga, Aragarças, Araraquara, Cacu, Catanduva, Jundiaí, Limeira, Rio Claro, Santa Fé do Sul, Cassilândia, Itaruma, Paranaíba e Rio Verde.

Em 16 de agosto de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional São Paulo (SP) - Vila Rica (MT), prefixo 11-0051-00.

Em 04 de outubro de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional Caçu (GO) - Santa Fé do Sul (SP), prefixo 12-0636-00.

Em novembro de 2023, após ganhar licitação de novas linhas intermunicipais no interior do Mato Grosso partindo de Cuiabá (Guarantã e Nova Floresta), a empresa adquiriu da Busscar 10 novos ônibus de dois pisos 

Frota

2023        1.000


Linha São Paulo (SP) - Santa Fé do Sul (SP) em 20/12/2020


Sede: São José do Rio Preto, SP

CNPJ: 59.965.038/0001-41

Página oficial 


REFERÊNCIAS:

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. Expresso Itamarati, Viação Marlim, JJ Turismo e Evolução Transportes são autorizadas pela ANTT a incluir mercados em suas licenças operacionais. Diário do Transporte. 19 fevereiro 2021.

Expresso Itamarati recebe autorização da ANTT para implantar linha de Barra do Garças a São Paulo. Araguaia Notícia. 10 maio 2021. 

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza mercados para as empresas Garcia, Progresso, Andorinha, Expresso Itamarati, Princesa do Norte, Gadotti, Expresso Adamantina, THS Transportes e Darlan. Diário do Transporte. 31 maio 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a Acórdão do TCU e revoga mais de 30 portarias deferidas em 2021 de concessão de licenças, linhas e mercados. Diário do Transporte. 2 julho 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linha para a Expresso Itamarati e novas operações simultâneas de linhas interestaduais com serviços municipais para a Guanabara e a Marte Transporte. Diário do Transporte. 27 agosto 2021.

PELEGI, Alexndre. ANTT autoriza implantação de linhas semi-leito para Cometa, Nordeste; leito para a Viação Motta e convencional para Xavante, Itamarati e Ouro e Prata. Diário do Transporte. 3 novembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a pedidos de implantação de linhas da Buscoop (4Bus), Real Expresso, Solimões e Expresso Itamarati. Diário do Transporte. 14 dezembro 2021

ALMEIDA. Marina Soares. ANTT autoriza implantação de linha e mercados para a Expresso Itamarati. Ônibus e Transporte. 28 março 2022.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a pedidos de implantação e supressão de linhas e paralisação de mercados para Gontijo, Salutaris, Santa Cruz, Nobre, Progresso, Águia Branca e Itamarati. Diário do Transporte. 27 maio 2022.