quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Ouro e Prata

Viação Ouro e Prata S.A.
Desde 1939

Institucional
Página oficial em 24/12/2020

Conheça nossa história

A história da Ouro e Prata começa em 1º de setembro de 1939, quando Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa Crissiumal para o transporte de carga e de passageiros. O crescimento foi rápido e, um ano depois, a empresa, que começou com um caminhão de passageiros misto e dois caminhões de carga, adquiriu seu primeiro ônibus fechado, em uma iniciativa pioneira na região.

Porém, as adversidades também não demoraram a chegar. Estradas em condições precárias tornaram-se um obstáculo diário a ser superado, enquanto a 2ª Guerra Mundial trouxe a escassez de gasolina para todos. A solução encontrada pela empresa foi adotar o gasogênio, adaptando, inicialmente, um caminhão Ford, ano 1942.

A estratégia deu certo e logo todos os veículos da empresa já eram movidos a gasogênio, rodando rumo a novas conquistas, como a que ocorreu em 1944, quando a Crissiumal ampliou seus negócios, investiu em outros setores e abriu uma oficina em Três Passos, passando a atender a comunidade do município e, também, de Ijuí.

Instalados em Três Passos com uma modesta seção de peças, oficina de venda de gasolina, óleos e pneus, a Willy E. Fleck & Cia. Ltda. decidiu alterar a designação de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e, posteriormente, foi fundada a Viação Ouro e Prata SA.

Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a Fleck SA comprou, em 1959, duas cotas da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. Durante os anos que seguiram a essa compra, a empresa procurou ampliar os horizontes de seu campo de ação, multiplicando consideravelmente as cidades atendidas no interior gaúcho.

Em 1960, a Ouro e Prata mudou sua sede de Ijuí para Porto Alegre, ocupando um espaço para aproximadamente 30 ônibus, o que foi suficiente por apenas algum tempo, já que o crescimento constante da empresa exigiu uma nova sede, mais ampla, que foi instalada da rua Frederico Mentz, no ano de 1976.

Quase duas décadas depois, em 1990, a Ouro e Prata deu mais um grande passo, com suas linhas ultrapassando as barreiras do estado e chegando a Canarana, no Mato Grosso.

De lá para cá, o trabalho sério com forte investimento em pessoas, inovação e tecnologias só consolidou ainda mais a Ouro e Prata no mercado.

Como reconhecimento, dezenas de prêmios do mercado coroam o trabalho e a história da empresa, que chega cada vez mais longe e conquista mais passageiros com as suas parcerias e com a certeza de que, para evoluir, é fundamental estar sempre em movimento.

Os fatos que marcaram nossa história

1939 - Os irmãos Willy e Raimundo Fleck fundam a empresa Crissiumal
1940 - Compra do primeiro ônibus fechado, o único da Região
1948 - A empresa passa a chamar-se Viação Ouro e Prata
1950 - Ampliação de negócios e investimentos em outros setores
1960 - Mudança da sede para Porto Alegre
1962 - Aquisição da empresa Rainha da Fronteira e transporte de passageiros entre Santana do Livramento e Porto Alegre
1969 - Início do transporte de passageiros entre Ijuí e Porto Alegre
1972 - Concessão para transportar passageiros entre Santa Rosa e Porto Alegre
1976 - Expansão e novas instalações
1980 - Início do transporte de passageiros entre Frederico Westphalen e Porto Alegre
1990 - Primeira linha interestadual liga Porto Alegre a Canarana (MT)
2010 - Renovação da frota
2015 - Parceria com a Expresso Guanabara amplia alcance no nordeste brasileiro
2015 - Parceria com a Planalto, chegando ao sudeste: PR, SC e SP
2015 - Renovação da frota com ônibus semi-leito
2016 - Novos destinos dentro do Pará
2016 - Ampliação do alcance para os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão
2018 - Chegaram os grandões Double Decker - ônibus de dois andares - pensado para proporcionar ainda conforto e a segurança para os viajantes
2019 - Grupo Ouro e Prata comemora os 80 anos percorrendo o Brasil de Sul a Norte
2019 - Renovação da frota com 10 ônibus New G7, sendo: 2 Double Decker e 8 executivos semi-leito

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1939, na cidade de Crissiumal (RS), pelos irmãos Willy Fleck e Raimundo Fleck, ainda com a razão social Empresa Crissiumal.

Em 4 de fevereiro de 1960, inaugura a linha Porto Alegre-Carazinho.


Diário de Notícias, 01/02/1960, p.18



Rodoviário Nicola

Marcopolo III da década de 1970


Em 11 de agosto de 2017, inaugura a linha Campo Grande (MS) - Petrópolis (RJ), com uma frequência semanal.

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Curitiba (PR) - Frederico Westphalen (RS)
Curitiba (PR) - Santa Rosa (RS)
Curitiba (PR) - Canoinhas (SC)
Curitiba (PR) - Joaçaba (SC)
Curitiba (PR) - Porto União (SC)
Curitiba (PR) - São Miguel D´Oeste (SC)
Porto Alegre (RS) - Santarém (PA)
Frederico Westphalen (RS) - Piracicaba (SP)
Ijuí (RS) - Canarana (MT)
Passo Fundo (RS) - São Paulo (SP)
São Carlos (SP) - Santa Rosa (RS)
São Paulo (SP) - Santa Rosa (RS)
São Paulo (SP) - Dionísio Cerqueira (SC)
São Paulo (SP) - Joaçaba (SC)
Lucas do Rio Verde (MT) - Santarém (PA)
Rio Verde (GO) - Palmas (TO)
Ceres (GO) - Xinguara (PA)
Trindade (GO) - Gurupi (TO)
Goiânia (GO) - Fátima (TO)
Campo Grande (MS) - Palmas (TO)

Linhas Internacionais em janeiro de 2020

Porto Alegre (RS) - Salto (Uruguay)
Porto Alegre (RS) - Posadas (Argentina)
Balneário Camboriú (SC) - Posadas (Argentina)

Linhas intermunicipais em novembro de 2019

Santarém (PA) - Itaituba (PA)
Santarém (PA) - Castelo de Sonhos (PA) via Novo Progresso
Santarém (PA) - Vitória do Xingu (PA)
Itaituba (PA) - Novo Progresso (PA)
Itaituba (PA) - Parauapebas (PA)
Belém (PA) - Santarém (PA)
Belém (PA) - Santana do Araguaia (PA) via BR-150
Belém (PA) - Santana do Araguaia (PA) via BR-010
Belém (PA) - Canaã do Carajás (PA) via Tailândia

Em 24 de dezembro de 2020, recebe autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar a linha Curitiba (PR) - São Paulo (SP).

Em 18 de fevereiro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza a empresa a suprimir a linha Santarém (PA) - São Luís (MA), prefixo 02-0057-00.

Em 14 de abril de 2021, é autorizada pela ANTT a implantar a linha São Paulo (SC) - São Miguel d´Oeste (SC).

Em 28 de junho de 2021, é autorizada pela ANTT a implantar a linha Santa Rosa (RS) - Curitiba (PR), com seções em Santo Ângelo, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria, Lages, Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Joinville e São José dos Pinhais.

Em 18 de agosto de 2021, recebe autorização da ANTT, através da Decisão Supas nº 411, para implantar a linha São Miguel d´Oeste (SC) - São Paulo (SP) via Canoinhas, com seções em Nova Erechim, Abelardo Luz, Maravilha, Pinhalzinho, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Palmas, União da Vitória, Mafra, Curitiba, Registro e Embu das Artes.

Em 7 de outubro de 2021, é autorizada pela ANTT a implantar a linha convencional Sinop (MT) - Santarém (PA) , prefixo 11-0080-00, com seções em Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Itaituba, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão, Guarantã do Norte, Matupá e Terra Nova do Norte.

Em 3 de novembro de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 599, a implantar a linha convencional Cuiabá (MT) - Santarém (PA), prefixo 11-0083-00, com seções em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Progresso, Trairão, Itaituba e Rurópolis.

Em 8 de novembro de 2021, foi autorizada pela ANTT, através da Decisão nº 597, a suprimir a linha convencional Lucas do Rio Verde (MT) - Santarém (PA). prefixo 11-0045-00.

Em 18 de abril de 2022, através da Decisão Supas nº 249, foi autorizada a implantar a linha convencional Porto Alegre (RS) - Campo Grande (MS), prefixo 10-0167-00, com seções em Carazinho, Cascavel, Dourados, Eldorado, Guaíra, Maracaju, Marmeleiro, Mundo Novo, Naviraí, Palotina, Quilombo, Realeza, São Lourenço do Oeste, Sidrolândia, Toledo, Caarapó, Chapecó, Lajeado, Quilombo, Soledade, Palotina, São Leopoldo, Sarandi, Francisco Beltrão, Pato Branco e Itaquiraí.

Em 21 de junho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Campo Grande (MS) - Goiânia (GO), prefixo 19-0100-00.

Em 17 de julho de 2022, foi autorizada a suprimir a linha convencional Ijuí (RS) - Canarana (MT) prefixo 10-0016-00 e a implantar a linha convencional Ijuí (RS) - Redenção (PA) 10-0134-00 com seções em Canarana, Barra do Garças, Santo Angêlo, Cascavel, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Iraí, Miguel D´Oeste, Nova Alvorada do Sul, Cunha Porã, Santo Antônio do Sudoeste,  Campo Verde e Capitão Leônidas Marques.

Em 6 de janeiro de 2023, é inaugurada a linha internacional Balneário Camboriú (SC) - Posadas (Argentina), via Itapema, Florianópolis e Porto Alegre.

Em 2 de junho de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional Goiânia - Sinop, prefixo 12-0496-00, com seções em Barra do Garças, Primavera do Leste, Campo Verde, Cuiabá, Rosário Oeste, Sorriso, inhumas, Itaberaí, Aragarças, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Em 14 de junho de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional São Paulo (SP) - Joaçaba (SC), prefixo 16-0048-00. Em 26 de junho de 2023 foi autorizada a suprimir a linha convencional Santa Rosa (RS) - Curitiba (PR), prefixo 10-0135-00.

Em primeiro de agosto de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional Santa Rosa (RS) - Balneário Camboriú (SC) via Lages, prefixo 10-0166-00.

Em 10 de agosto de 2023, foi autorizada a suprimir a linha convencional Marabá (PA) - São Luís (MA), prefixo 02-0079-00.


Linha São Luís (MA) - Santarém (PA) em 30/10/2020


Sede: Porto Alegre, RS

CNPJ: 92.954.106/0001-42




REFERÊNCIAS:

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. Ouro e Prata é autorizada pela ANTT a operar trecho Curitiba-São Paulo. Diário do Transporte. 24 dezembro 2020.

PELEGI, Alexandre. Águia Branca e Ouro e Prata são atendidas pela ANTT em pedidos de mercados e linha. Diário do Transporte. 28 junho 2021.

PELEGI, Alexandre. Roderotas, Ouro e Prata, Viação Santa Cruz, Consórcio Guanabara e Consórcio Federal recebem autorização para implantação de linhas e mercados. Diário do Transporte. 18 agosto 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linhas para a Ouro e Prata, Guerino Seiscento e Gadotti. Diário do Transporte. 7 outubro 2021.

PELEGI, Alexndre. ANTT autoriza implantação de linhas semi-leito para Cometa, Nordeste; leito para a Viação Motta e convencional para Xavante, Itamarati e Ouro e Prata. Diário do Transporte. 3 novembro 202.

PELEGI, Alexandre. Ouro e Prata é autorizada a suprimir linha entre mercados do MT e PA. Diário do Transporte. 08 novembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linhas e mercados para as empresas 1001, Gontijo, Real Expresso, Ouro e Prata, e Ricco Transportes. Diário do Transporte. 18 abril 2022.