domingo, 21 de março de 2021

BR-163

Trecho Santarém - Cuiabá

Em 16 de junho de 1970, o presidente Emílio G. Médici assina o Decreto-Lei nº 1.106 criando o Programa de Integração Nacional, considerando a urgência e o relevante interêsse público de promover a maior integração à economia nacional das regiões compreendidas nas áreas de atuação da SUDENE e da SUDAM. A primeira etapa do Programa de Integração Nacional seria constituída pela construção imediata das rodovias Transamazônica e Cuiabá-Santarém. Seria reservada, para colonização e reforma agrária, faixa de terra de até dez quilômetros à esquerda e à direita das novas rodovias para, com os recursos do Programa de Integração Nacional, se executar a ocupação da terra e adequada e produtiva exploração econômica.

Em termos práticos, a história da Cuiabá-Santarém começa em 1970, quando foram instalados, em Cuiabá, os 8º e 9º Batalhões de Engenharia e Construções do Exército. No mesmo ano foram lançados os serviços de levantamentos topográficos, com técnicos e auxiliares enfrentando toda ordem de dificuldades, inclusive a malária e eventuais ataques de índios brabos.  

A primeira obra de terraplenagem  foi lançada no dia primeiro de setembro de 1970, pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (BEC), num ponto 300 quilômetros ao norte de Cuiabá.

Em 1971 é implantado um trecho de 70 Km acima do Posto Gil. Em 10 de março de 1972, os pelotões de topografia do 8º Batalhão de Engenharia do Exército finalizavam o levantamento topográfico do trecho Santarém - Cachimbo. 

O 8º Batalhão, com sede em Santarém, era o responsável pela implantação do trecho de 860 Km entre Santarém e Cachimbo, na divisa com o Estado de Mato Grosso. O 9º Batalhão, com sede em Cuiabá, era o responsável pela implantação do trecho Cuiabá - Cachimbo, com 792 Km de extensão. 

Em abril de 1972, partindo de Santarém, já havia um trecho de 90 Km em fase de terraplenagem. Enquanto a frente de serviço de Cuiabá contava com 200 Km de desmatamento, 350 Km de caminhos de serviço e 320 Km de levantamento topográfico concluídos.

Ainda em 1972, após a  entrega ao tráfego do  trecho de 470 km de extensão, entre Cuiabá e o norte do Estado de Mato Grosso, é iniciada a implantação dos primeiros projetos de colonização ao longo da Rodovia. No dia 27 de julho de 1972,  a Colonizadora Sinop funda a cidade de Vera, a primeira da região. 

Em 20 de outubro de 1976, em solenidade realizada na Serra do Cachimbo, com a presença do presidente da república, é finalmente inaugurada a Rodovia Cuiabá - Santarém, com 1.600 Km de extensão, ainda não pavimentados, contando ainda com pontes provisórias de madeira com capacidade para 36 toneladas. No período de chuva a estrada se tornava praticamente intransitável.

Em 28 de agosto de 1978, o DNER, publica o aviso de Seleção Sumária para Exploração do Serviço de Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros entre as Cidades de Cuiabá e Santarém, passando pelas localidades de Nobres (MT), Posto Mutum (MT), Balsa do Rio Teles Pires (MT), Sinop (MT), Posto Triagem (MT), Trevo da BR-080 (MT), Rurópolis (PA), Balsa do Iriri (PA), Posto Santa Julia (PA) e Cachoeira do Curuá (PA). 


Linha Cuiabá-Juara, via Sinop, da Expresso Maringá 
na balsa do Rio Teles Pires em 1978
Coleção Magda.E.Silva


Em 1983, é iniciada a obra de pavimentação do trecho Posto Gil - Sinop, com 330 Km de extensão. O primeiro trecho, com 150 Km de extensão, foi entregue em março de 1984. O trecho final até Sinop foi solenemente inaugurado em dezembro de 1984, com a presença do presidente da república. Restando ainda por pavimentar o trecho de 1.100 km até Santarém.

Junto com a pavimentação do trecho Posto Gil - Sinop foi entregue a ponte sobre o Rio Teles Pires, a maior do Estado de Mato Grosso, com 250 metros de extensão.

No dia 18 de setembro de 1984, o Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso lança o aviso de Tomada de Preços nº 045-84 para elaboração do Projeto Final de Engenharia do trecho entre o Km 54 e o entroncamento com a rodovia MT-320.


Linha Cuiabá-Juara, via Sinop, da Expresso Maringá na balsa do Rio Teles Pires em 1984
Foto Nilton Ribeiro


Em 1986, é concluída a pavimentação do trecho Sinop - Itaúna, com cerca de 90 Km de extensão.

Em 2005, é lançada a obra de pavimentação de dois trechos  entre Peixoto de Azevedo e o município de Matupá, totalizando 35,1 Km de extensão.

Em 3 julho de 2006, o Governo do Estado de Mato Grosso assina a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação do trecho Guarantã do Norte - Divisa MT/PA, com 50,66 Km de extensão.

Em dezembro de 2009, o trecho entre Santarém e a divisa com Mato Grosso, com 1.002 Km de extensão, contava com apenas 144 Km pavimentados.

Em dezembro de 2009, o DNIT recebe 14 propostas de empresas interessadas em pavimentar um trecho 339 quilômetros de extensão no Pará, localizado entre os Km 354 e Km 674. O trecho era dividido em 3 lotes:

1º lote: 65 quilômetros de extensão entre o Igarapé do Lauro, em Novo Progresso, e a Vila Moraes Almeida.

2º lote: Entre Moraes Almeida e a Vila Planalto, com 117 quilômetros de extensão. 

3º lote: com 137 quilômetros de extensão, entre a Vila Planalto e o entroncamento com a BR-230, no município de Trairão.

Em abril de 2010, o DNIT recebe a licença de instalação, expedida pelo IBAMA,  para obras de pavimentação do trecho entre os Km 354 e Km 674.

Em fevereiro de 2010, o trecho Guarantã do Norte - Divisa MT/PA, com 50 Km de extensão, contava com 22 km pavimentados.

Em março de 2010, o DNIT recebe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SEMA) a licença ambiental para execução dos serviços de duplicação do trecho Rosário do Oeste - Posto Gil, com 45,9 Km de extensão.

Em setembro de 2011, o trecho Santarém - Divisa PA/MT contava com 700 Km ainda não pavimentados.

Em 20 de março de 2014, a Concessionária Rota do Oeste, empresa do Grupo Odebrecht, assume a concessão do trecho Sinop - Divisa MT/MS, com 850 Km de extensão.

Em abril de 2018, o DNIT inicia os estudos de duplicação da BR-163 no norte de Mato Grosso.

Em junho de 2018, o trecho de 710 km de extensão, entre o Porto de Miritituba e a Divisa MT/PA, contava com 620 km pavimentados, faltando concluir a pavimentação de dois trechos, que juntos totalizavam 90 km.

Em 6 de setembro de 2018, é aberto ao tráfego a duplicação do trecho Nobres - Posto Gil, com 10 Km de extensão. Com a entrega,  o trecho da Serra da Caixa Furada passa a contar com 45 km de pista duplicada entre Rosário Oeste e o Posto Gil.

Em setembro de 2018, o Exército trabalhava na  pavimentação do trecho Moraes Almeida - Aruri, no Pará. Também faltava pavimentar um trecho de 37 km entre as comunidades de Santa Luzia do Pará e Bela Vista do Caracol.

Em outubro de 2018, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia a elaboração do projeto de duplicação da Rodovia BR-163 no norte do Mato Grosso, inicialmente no trecho Matupá - Peixoto de Azevedo, com 10 Km de extensão.

No dia 27 de novembro de  2019, o 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército entrega a pavimentação do trecho de 50 Km entre Novo Progresso e Moraes Almeida, concluindo a pavimentação do trecho Cuiabá - Miritituba.

Em 8 de julho de 2021, a concessionária Via Brasil, formada pelas empresas Conasa Infraestrutura, Zeta Infraestrutura, Construtora Rocha Cavalcante, Engenharia de Materiais e M4 Investimentos e Participações  vence o leilão do trecho Sinop - Miritituba da BR-163.

Em 16 de julho de 2021, o governador Mauro Mendes e o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinam a ordem de serviço para a elaboração de projetos e execução da obra do Lote 1 do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, conhecido como Rodoanel, compreendido entre Várzea Grande e o entroncamento com a rodovia BR-251. O projeto  prevê a implantação de novo trecho com 21,5 Km de extensão e a duplicação do trecho existente a partir de Várzea Grande.

Em 9 de dezembro de 2021, a Concessionária Rota do Oeste, responsável pela manutenção do trecho de 850 Km de extensão entre Itiquira e Sinop protocola na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o pedido de devolução amigável da concessão.


BR-163 em 2023
Divulgação ANTT


Em 27 de abril de 2023, a concessionária Via Brasil BR-163 foi autorizada pela ANTT a cobrar pedágio na Praça P3 em Trairão no Pará. Os veículos das categorias 1 a 5 estavam isentos do pagamento de pedágio.

Praça P3 em maio de 2023

Praça P3 de Trairão em abril de 2023


Em 2 de maio de 2023, substituindo a Concessionária Rotas do Oeste, o Governo do Estado do Mato Grosso, por meio da empresa estatal MT Par, assumiu a concessão da BR-163, iniciando as obras de duplicação do trecho Posto Gil - Nova Mutum.


Trecho Posto Gil - Nova Mutum em maio de 2023


Em primeiro de julho de 2023, em cerimônia com a presença do governado do estado de Mato Grosso, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do trecho Posto Gil - Nova Mutum da BR-163, com 86 Km de extensão. Na sequência deveria ser duplicado o trecho de 90 Km entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Em 18 de agosto de 2023, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou a ordem de serviço para o início das obras de duplicação de um trecho da BR-163 no perímetro urbano de Santarém, compreendido entre viaduto da Fernando Guilhon até a Avenida Tancredo Neves.

Em agosto de 2023, a Conasa, a concessionária da BR-163 entre Sinop e o Pará, negociava com o governo federal a inclusão da duplicação da rodovia no contrato. Foram elaboradas três propostas. A primeira era duplicar um trecho de 100 km, mais crítico, de Sinop (MT) a Santa Helena (MT). A segunda iria até a fronteira com o Pará, e a terceira abrangeria todo o trecho de 1.009 Km de extensão entre Sinop e Miritituba.

Em 28 de outubro de 2023, o governo do Mato Grosso lançou edital para duplicação do trecho Nova Mutum - Lucas do Rio Verde com 88 Km de extensão, entre os quilômetros 593 e  681, incluindo a construção de 6 viadutos e duplicação de uma ponte. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 18 de março de 2024, em cerimônia com a presença do governador Mauro Mendes.

Em 18 de março de 2024, finalmente, foi aberto ao tráfego os primeiros 15 Km duplicados entre o Posto Gil e Nova Mutum.


Primeiro trecho duplicado da BR-163  entre o Posto Gil e Diamantino 


Em 28 de março de 2024, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, apresentou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o plano de construção de Anel Viário e ponte sobre o rio Lira para evitar o grande fluxo de caminhões e veículos no centro da cidade. O anel viário seria construído no lado direito da BR-163 no sentido Santarém.



REFERÊNCIAS:

DNER ligará Campo Grande a São Paulo. Jornal do Brasil. 1968, julho, 26. Primeiro caderno, página 15.

Cuiabá Santarém, a conquista da selva. Manchete. 1972, abril, 29.Página 78.

Cuiabá - C. Grande liga os dois pólos econômicos de Mato Grosso. Jornal do Brasil. 1974, fevereiro, 20. Primeiro caderno, página 7.

Aviso de Tomada de Preços N. 045-84. Jornal do Dia. 1984, setembro, 19. Página 13.

Maggi vistoria trechos em pavimentação da BR-163. Governo do Estado de Mato Grosso. 2005, novembro, 7.

Nota de esclarecimento BR-163-PA. DNIT Notícias. 2017, fevereiro, 27.

Equipes da autarquia apoiaram operação na BR-163/PA para manter a trafegabilidade na rodovia. DNIT Notícias. 2018, junho, 11. 

Entre Nobres e o Posto Gil: pista duplicada será liberada para o tráfego nesta quinta-feira. Cenário MT. 2018, setembro, 5.

Ministro virá assinar ordem para duplicação até a Crystal. A Tribuna. 2018, setembro, 7. 

Militar do exercito atira em pneu de caminhão e causa confusão na rodovia BR 163. Jornal Folha do Progresso. 2018, setembro, 14. 

MATTER, Carolina. Pioneiros da BR-163 revisitam marco zero da construção da rodovia em Lucas do Rio Verde". Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde. 2018, setembro. 25.

DNIT inicia elaboração do projeto do orçamento para duplicar trecho da BR-163 no Nortão. Só Notícias. 2018, outubro, 17. 

Duplicação da BR 163 entre Toledo e Marechal avança e mais 5km são finalizados. Toledo News. 30 novembro 2020.

Grupo de Mato Grosso vence leilão da BR-163 que acessa Arco Norte. Estadão. São Paulo. 9 julho 2021.

Governador e Ministro da Infraestrutura assinam ordem de serviço das obras do Rodoanel. Governo de Mato Grosso. 16 julho 2021.

ANTT autoriza cobrança de pedágio em Trairão no Pará. Agência Nacional de Transportes Terrestres. Brasília. 28 abril 2023.

MT assume concessão da BR-163 na próxima semana e inicia duplicação entre Posto Gil e Nova Mutum. O Documento 09 abril 2023.

HIRATA, Taís. Concessionária negocia duplicação da BR-163 de Mato Grosso ao Pará. Globo Rural. 24 agosto 2023.

Governo assina ordem de serviço para duplicação de trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Gazeta Digital. 17 março 2024.

Sorriso: Lafin apresenta plano para ANTT de construção de anel viário e ponte no rio Lira. Só Notícias. 28 março 2024.

Página lançada em 3 de setembro de 2018.